GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana

Família ALVES FILGUEIRAS

                            Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          Francisco Álvares Filgueiras, n. Minas Gerais, f. cerca de 1822, Cantagalo, com 65 anos, fazendeiro no Rio Macuco, foi padrinho de batismo em Cantagalo em 1805 e 1810, e 3º presidente da Câmara da mesma cidade em 1817. Embora a sua sesmaria, que confrontava com a Fazenda Santo Antônio do Rio Grande, em São Sebastião do Alto, tenha atrasado, foi um dos primeiros povoadores da região. Era f. de Antônio Alves Filgueiras, n. Coura, arcebispado de Braga, e Luísa Gonçalves, n. Vila Rica, MG.
          Cc. Policarpa Marra, f. 1805, Cantagalo, f. do Ajudante Jacó Marra, n. Chaves, arcebispado de Braga, e Narcisa Antônia da Silva Rosa, n. Cachoeira do Campo, MG, com pelo menos os filhos adiante, dos quais apenas 3 ainda viviam em 1822 (AP, HB, TC.1.221 e 2.49, MB.114 e CE.162):

1.1 Paula Álvares de São Pedro Filgueiras, madrinha de batismo em Cantagalo em 1810 e 16, foi provavelmente a mesma Paula Alves de São Pedro, que de 1854 até 70 era cafeicultora em Cantagalo, com seus filhos.
          Em 1856 fez o seguinte registro em Cantagalo (complementando):

          Tenho no Rio Grande a Fazenda Paraíso (vizinha da Sesmaria do Sobrado, do comendador João Antônio de Moraes), as terras vizinhas ao tenente Antônio Machado Botelho, ao comendador João Antônio de Moraes, a José Joaquim Soares, às Fazendas do Ribeirão Dourado, do tenente coronel Teodoro de Macedo Sodré e Boa Vista, de João Lopes Martins e a Francisco Lopes Martins (Assinou por ela e pelos filhos: Jerônimo Vieira Torres).
          Herdou, também, de Jerônimo Alves Torres, a fazenda no Rio Grande, em São Francisco de Paula (vizinha às propriedades do major Francisco Lopes Martins, João Antônio de Moraes, às Fazendas Barra dos Passos e Nossa Senhora da Conceição e próxima à situação Não Pensei, de José Joaquim Vieira).

          Pode ter sido c. 1ª vez, com o guarda mor Manuel Vieira do Espírito Santo (do qual seria a 2ª esposa), f. de Antônio Vieira de Souza e Ana Francisca de Souza e Castro e, 2ª, com Jerônimo Alves Torres, com entre outros (AL, AP, HB e MP): 

2.1 Policarpo (hipótese), inocente, f. 1822, com 9 meses, “f. de Manuel Vieira do Espírito Santo e D. Paula Alves de Sam(...)” (HB).

 

1.2 João Damasceno Álvares Filgueiras, padrinho de batismo em 1810 e 12, f. 1813, Cantagalo, com 17 anos, solteiro.

1.3 Francisco Álvares Filgueiras Moço, b. 1805, Cantagalo, onde f. no mesmo ano. Padrinho: guarda mor João Pinto da Cunha e Souza.

1.4 Manuel Filgueiras, f. 1814, Cantagalo, com 13 anos.

1.5 Francisco Álvares Filgueiras Marra ou Filho, fazendeiro em Macuco em 1817, foi padrinho de batismo em Cantagalo em 1816 e faleceu de desastre, em 1824, "aos 25 anos?”, cc. Maria Vieira da Câmara, f. cerca de 1835, f. de Manuel Vieira do Espírito Santo e Francisca Rosa da Câmara (HB e TC.2.49).

1.6 Floriana Alves Filgueiras (hipótese), cc. Cristino Marra da Silva, com pelo menos (Cr): 

2.1 José Marra da Silva Torres, n. Bonfim, Itatiaia (em 1855 era vizinho da posse de Custódio Francisco Gomes, no Bananal, nas cabeceiras do Córrego do Quilombo), c. 1850, Cantagalo, com Maria Luísa de Souza Ribeiro (viúva de João Luís Pinheiro), f. de João Luís Ribeiro e Genoveva Maria de Souza (AP e Cr).

2.2 Cristiano Marra da Silva (hipótese), já f. 1895, cc. Honória Marra da Silva, brasileiros, com pelo menos (Ig): 

3.1 Manuel Marra da Silva, n. MG, administrador da Fazenda Sobrado, em Cordeiro, c. em Minas, com Maria Feliciana Marra, n. MG, f. de Joaquim José Gonçalves e Felismina Jacinta de Jesus, com pelo menos: 

4.1 Otaviano, n. 1895, Cordeiro. 

4.2 Carlos, n. 1900, Cordeiro.

 

3.2 Antônio Marra da Silva, cc. Júlia Cândida de Resende, naturais de  MG, f. de  Pacífico José Pinheiro e Fernanda Cândida de Resende, com pelo menos (Ig): 

4.1 Juvenal Marra da Silva, n. 1895, Duas Barras.

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,      Tiradentes    Batch Namber,     Códigos e Bibliografia