GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana

Família BRUM

 

                                      Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          Felipe de Brum, cc. Maria da Silveira, ambos de São João Batista, Lajes, Ilha do Pico, Açores, Portugal, residentes Cantagalo, RJ, tiveram pelo menos (HB):

1.1 Alferes Manuel Brum da Silveira, n. São João Batista, que em 1817 fez uma derrubada nos sertões do Ribeirão do Galeão, no Paquequer (atual Sumidouro, RJ) e, em 1852, foi inventariado em Cantagalo, c. antes de 1809, com Maria da Assunção, ano em que foram padrinhos na mesma cidade, f. de José Mendes Lanhoso e Maria de Jesus, de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim, RJ, todos residentes em Cantagalo, com pelo menos (AP, HB e MJ):

2.1 Feliciana Maria da Silveira Brum, b. 1811, Cantagalo. Padrinhos: Manuel José Pereira e sua mulher Vitória Maria do Amor Divino, c. 1ª vez com José da Silveira e, enviuvando, c. 2ª vez, 1843, Cantagalo, com Domingos Rodrigues de Aguiar, de Barbacena, Minas Gerais, f. de João Rodrigues de Aguiar e Ana Hipólita Ribeiro (HB).
          Foi, provavelmente, a mesma Feliciana Maria da Silveira que tinha terras vizinhas às que Jacó Pinto da Rocha comprou em 1854, na Sesmaria Nossa Senhora da Conceição das Duas Barras do Rio Negro, na Tapera (AP).

 

2.2 Eufrásia, b. 1816, Cantagalo. Padrinhos: Manuel Vieira de Souza, o moço, e sua mulher Antônia Maria de Jesus.

2.3 Felisbina Maria da Silveira, n. Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim, RJ, c. 1825, Cantagalo, com Bernardo Barbosa da Costa, n. São Miguel das Marinhas, arcebispado de Braga, testemunha de casamento em Sumidouro em 1839, f. de Antônio Barbosa da Costa e Antônia Ferreira. Testemunhas: Bento José dos Santos e o Alferes Manuel Brum da Silveira.

2.4 Maria Francisca de Jesus, de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim, c. 1827, no oratório da Fazenda Cabeceira do Ribeirão de São Francisco (do vereador Manuel Dias Codeço), Cantagalo, com João Luís Lopes, de Santa Maria Madalena, arcebispado de Braga, f. de José Vaz da Cunha e Rita Alves. Testemunhas: José Manuel Brum da Silveira, de Cantagalo, e José Antônio Pereira Campos, de São José do Rio Preto, RJ.

2.5 José Brum da Silveira, de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim, c. 1837, Cantagalo, com  (sua prima?) Ana Maria da Conceição ou de Jesus, n. desta cidade, f. de João Brum da Silveira e Maria Vicência de Jesus Gonçalves de Moraes Brum, adiante, com pelo menos (DBB e HB):

3.1 Ana, b. 1839, Cantagalo (DBB).

3.2 José Antônio, b. 1841, Cantagalo.

 

2.6 Joaquina Bernarda da Silveira, de Cantagalo, onde c. 1843, com José Joaquim de Souza, de Azurara, bispado do Porto, f. de José Joaquim de Souza e Maria Rosa de Jesus. Testemunha: Manuel Vieira Almada (HB).

3.1 José Joaquim de Souza Júnior (hipótese), escrivão em Duas Barras, talvez o mesmo cc. Joaquina Maria da Assunção, que vendeu terras na Tapera a Sabino José de Santana, o qual registrou em 1856 (AL e AP).

 

2.7 José Manuel Brum da Silveira (hipótese), de Cantagalo, que foi testemunha do casamento de Maria Francisca de Jesus, acima, em 1827 (DBB e HB).

 

1.2 João Brum da Silveira ou da Silveira Brum (hipótese), cc. Maria Vicência da Conceição ou de Jesus Gonçalves de Moraes Brum, madrinha de batismo em Cantagalo em 1811, juntamente com o pai, f. de Manuel Gonçalves de Moraes e Vicência Antônia de Jesus, com pelo menos (DBB, HB e MB.32):

2.1 Maria, f. 1813, Cantagalo, de poucos dias (HB).

2.2 Maria Vicência de Jesus, b. 1816, no oratório da Fazenda Bom Jardim, Cantagalo (padrinhos: José Gonçalves de Moraes e Severina da Conceição), c. 1835, Nova Friburgo, com João de Azevedo Soares, b. 1815, Cantagalo, f. de Antônio de Azevedo Soares, n. 1752, no lugar da praia do Peixe Velho, Santa Bárbara, Ilha de São Jorge, Açores, f. 1834, Cantagalo, e Rosa Cândida de Jesus (HB e MB.32).
          Talvez seja o mesmo João de Azevedo Soares, que foi subdelegado e era cafeicultor no Carmo, vizinho de Carlos Eugênio Huguenin, José Dutra Carvalho, Francisco dos Reis Custódio, da Fazenda São José do Córrego da Prata, de Francisco de Sales Abreu, da posse Recreio, nas vertentes de “um córrego que desagua no Rio Paraíba”, de Domingos Rodrigues de Siqueira Bueno, das terras de José Pereira Gomes, nas vertentes do córrego denominado Prata, e da posse Boa Vista, na vertente do Rio da Prata, da viúva Maria Rita e demais herdeiros de Manuel Antônio Furtado de Oliveira (AL e AP).

2.3 Francisca Rosa do Espírito Santo de Moura Brum, depois Alves Guimarães, n. Cantagalo, onde c. 1833, com Manuel Alves Guimarães, n. Santa Rita, Rio, f. de José Alves Guimarães e Floriana Hilária da Graça. Testemunhas: Manuel dos Passos Correia e Manuel Álvares de Azevedo. Tiveram pelo menos (DBB e Cr):

3.1 Carolina, b. 1838, Cantagalo (DBB).

3.2 Carolina (outra), b. fev/1839, Cantagalo.

3.3 Maria, b. set/1839, Cantagalo.

3.4 Manuel, b. dez/1839, Cantagalo.

3.5 Francisco, b. abr/1845, Cantagalo. Um Francisco José "de" Brum, c. 1868, Cantagalo, com Maria Úrsula Aguissi ou Agussi (DBB). 

3.6 Jerônimo, b. nov/1845, Cantagalo.

 

2.4 Ana Maria da Conceição ou de Jesus, n. Cantagalo, onde c. 1837, com (seu primo?) José Brum da Silveira, de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim, f. do alferes Manuel Brum da Silveira e Maria da Assunção, com geração acima (DBB e HB):

2.5 Bernardina Caetana do Sacramento, n. Cantagalo, onde c. 1838, com João Machado Neto, de Nossa Senhora das Linhas, Ilha Terceira, Açores, f. de Guilherme Machado Neto e Catarina de Jesus (HB).

2.6 Paula Vicência de Jesus, c.1838, Cantagalo, com José da Silveira Dias, de Nossa Senhora do Socorro, Ilha do Faial, f. de Antônio da Silveira Escobar e Maria Clara da Trindade. Testemunha: Pedro Brum.

2.7 Sabina Francisca de Jesus, n. Cantagalo, onde c. 1842, com Manuel Machado de Azevedo, n. da mesma cidade, f. de Caetano Machado de Azevedo e Ana Francisca de Oliveira.

2.8 Antônio, b. 1839, Cantagalo (DBB).

2.9 Manuel, b. 1839, Cantagalo, no mesmo dia em que o irmão Antônio.

2.10 Antônia, b. 1841, Cantagalo.  

2.11 Pedro Brum (hipótese), testemunha do casamento de Paula Vicência de Jesus, acima, em Cantagalo, em 1838 (HB).

 

1.3 João Ferreira Brum (hipótese, que também poderia ser de outra família), cc. Ana Francisca de Jesus, com pelo menos (Sar):  

2.1 João Ferreira, Pereira ou Teixeira Brum, n. Nossa Senhora do Rosário, Ilha do Pico, c. 1865, Santa Maria Madalena, com Maria Rosa do Espírito Santo Soares Peixoto, b. 1850, Trajano de Morais, f. de Ovídio Soares Peixoto e Maria José do Espírito Santo Gomes da Cruz, com geração na família Soares Peixoto (DBB e Sar). 

  

Nota nº 1:

Nesta família recebemos grande ajuda do amigo, genealogista, Darli Bertazzoni Barbosa e do trabalho do Sr. Wilson Neves Saraiva, sobre famílias de Santa Maria Madalena.

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,      Tiradentes,     Batch Number,     Códigos e Bibliografia