GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana

Família CARDOSO DE OLIVEIRA

                                       Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          Antônio Cardoso de Oliveira, f. 1806, cc. Teresa Maria de Jesus, que ainda vivia em 1811, ambos naturais do bispado do Rio de Janeiro, Brasil, vieram de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu, RJ, para Cantagalo em princípios do Século XIX (Cr, HB e MP).
          Tiveram pelo menos :

1.1 Agostinho Cardoso de Oliveira, n. Marapicu, tinha uma posse em Macaé, em 1856 (vizinha a Antônio Cândido de Souza), à margem do rio que cortava o arraial de Nossa Senhora da Conceição do Frade, c. 1811, na Matriz de Cantagalo, com Francisca Maria de Jesus ou da Conceição Xavier de Paula, n. da Santíssima Trindade de Macacu, RJ, f. de Francisco Xavier de Paula e Helena Maria de Jesus, com pelo menos (AP, Cr, DBB e HB): 

2.1 Mariana Rosa do Espírito Santo, b. 1816, no oratório da Fazenda Bom Jardim, Cantagalo (padrinhos: Manuel Cardoso de Oliveira e Severina Maria da Conceição), c. 1832, na Fazenda Córrego das Lages do Ribeirão de São Lourenço, Cantagalo, com José Correia Gomes dos Reis, n. Santo Antonio de Sá de Macacu, RJ, f. de Antônio Correia dos Reis e Rosa Maria do Nascimento, com geração na família Gomes de Melo (DBB, HB e MP):

2.2 Maria Joaquina de Jesus, n. Cantagalo, c. 1832, na Fazenda Córrego das Lages do Ribeirão de São Lourenço, com José de Caldas Ferreira, n. São Fernando, Estado da Paraíba, f. de Antônio de Caldas Ferreira e Felicidade Perpétua de Amorim. Testemunhas do casamento: José Lopes de Sá e Domingos José da Luz (HB).

 

1.2 Francisca Rosa de Jesus, cc. Leandro Antônio Lopes ou do Amaral, f. de Manuel Lopes da Costa e Maria Angélica do Amaral, com geração na família Lopes da Costa (AN e HB).

1.3 Manuel Cardoso de Oliveira (hipótese), padrinho de batismo em Cantagalo, em 1811 e 16 (nesta ano, de Mariana, f. de Agostinho Cardoso de Oliveira, acima). Foi, provavelmente, o do mesmo nome cc. Ana Maria de Jesus, ambos naturais de Marapicu, com pelo menos (DBB e HB):   

2.1 Joaquim Cardoso de Oliveira, n. Cantagalo, c. 1849, Trajano de Moraes, com Maria Josefina Bornet, n. Cantagalo, f. de Pedro Bornet e Ana Maria (DBB). 

2.2 Antônio Cardoso de Oliveira, c. 1850, Trajano de Moraes, com Maria Josefa de Jesus Teixeira Portugal, já f. 1877, f. de Manuel José Teixeira Portugal e Isabel Maria de Jesus, com geração na família Teixeira Portugal, neste site.

2.3 José Antônio Cardoso de Oliveira (hipótese), cc. Mariana Rosa de Jesus, com pelo menos:  

3.1 José, b. 1844, Trajano de Moraes. 

 

2.4 Teodoro Manuel Cardoso de Oliveira (hipótese), cc. Ana Maria Panglat, com pelo menos: 

3.1 Maria, b. 1853, Trajano de Moraes. 

 

Nota nº 1:

Grande parte das informações sobre esta família foram gentilmente enviadas pelo amigo, genealogista, Darli Bertazzoni Barbosa, de Londrina, PR.

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,      Tiradentes,     Batch Number,     Códigos e Bibliografia