GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro

 

                                      Eliete Azevedo ([email protected])

 

 

                                              FAMÍLIA CARVALHO E SILVA

                                                               

ROSA MARIA DA CONCEIÇÃO (RODRIGUES DE CARVALHO E SILVA), era natural e batizada na Freguesia de Santo Antônio – Província do Piauí – entre Cariri e Pernambuco (dados retirados de documentos paroquiais de Conceição de Macabu, RJ). Por determinado período ela viveu em Conceição de Macabu, mas ainda não consegui descobrir o local de seu falecimento. No dia 12 de dezembro de 1888, nascia sua filha natural Maria Rosa (minha bisavó materna), nesta cidade. O batismo da criança ocorreu em Macaé, mas este registro foi, surpreendentemente, transcrito para Macabu pelo Vigário Antonio Chiaromonte, 3º vigário da Paróquia local. O registro foi alterado por ele da seguinte forma: há no canto superior esquerdo deste assento, a seguinte observação: “ Cancellamos as injúrias feitas neste assento pelo Vigário Luiz Vital e anulladas pelo Vigário Cônego Paschoal dos Santos Martinho” . Nota-se também no canto inferior direito do documento uma série de palavras que foram de alguma forma apagadas. As primeiras estão ilegíveis, mas as duas últimas palavras que foram apagadas, mantém seus vestígios: “... filha de...” e logo após estas palavras há o nome de Antonio Chiaromonte.

O nome da criança, após o batismo, ficou: Maria Rosa Chiaromonte. Sua mãe, Rosa Maria, já havia tido um filho chamado Carlos Antonio Chiaromonte. O batismo deste não se encontra na Paróquia. Há um aviso escrito que a folha fora “arrancada”...

Relatos familiares afirmam que Rosa Maria foi deserdada da herança do pai. Ela era filha do CAPITÃO SILVESTRE RODRIGUES DE CARVALHO E SILVA, Capitão Comandante interino do batalhão da Guarda Nacional da Província da Paraíba (conforme consta do livro "Viagem através da Província da Paraíba",  e MARIA RAYMUNDA DA CONCEIÇÃO, moradores da localidade descrita acima (Piauí). (destes, ainda não consegui ascendência, embora eu tenha localizado um certo Justiniano Rodrigues de Carvalho e Silva, como fazendeiro em Dores de Macabu, perto de Conceição de Macabu).

Sua descendência com Antonio Chiaromonte, filho de LEÃO CHIAROMONTE E D. VINCENÇA LAVITA CHIAROMONTE, natural e batizado na Freguesia de Saracena, Província de Cosenza, Calábria – Itália, foi:

1.1CARLOS ANTONIO CHIAROMONTE, n. ? , cc ?, com pelo menos uma filha chamada GEOVANNA.

1.2 MARIA ROSA CHIAROMONTE, n. 12 de dezembro de 1888, batizada em 06 de março de 1889. Foram seus padrinhos: o Tenente-coronel Bento de Araújo Pinheiro e Bárbara Gonsalves (com s mesmo) da Silva Pinheiro. Maria Rosa cc TARGINO ALFENAS LOPES. (a descendência deles se encontra na genealogia de Fortunato Moreira Alfena, na família Gomes da Cruz, neste site).

Rosa Maria, quando sua filha completava nove meses de idade, casou-se com FIDÉLIS RODRIGUES DE OLIVEIRA em 18 de setembro de 1889. Ele era filho de Antonio Rodrigues de Oliveira (já falecido) e de Maria Luíza do Espírito Santo, natural de Conceição de Macabu.

 Ela já estava com 30 anos de idade e relatos afirmam que fora compelida a casar-se com ele. Ele, curiosamente, era sacristão da Paróquia... Com ele teve os filhos (todos nascidos em Macabu):

1.3 OSCAR RODRIGUES DE OLIVEIRA, n. 22 de setembro de 1891, cc Alzira (?) e mudou-se para Vitória – Espírito Santo, onde foi Vereador. Deixou filhos...

1.4 OSCARINA RODRIGUES DE OLIVEIRA, N. 06 DE AGOSTO DE 1894, cc pela primeira vez com David José de Andrade. Com ele teve:

       2.1 FRANCISCO (Francisquinho). Deixou filhos.

       2.2 DOLLY. Deixou filhos.

       2.3 DIVA. Deixou filhos.

Seu segundo casamento foi com Esdras Piquet e com ele foi morar em Vitória e teve os filhos:

       2.4 EDSON. Deixou filhos.

       2.5 EDNO. Deixou filhos.

1.5 ALBANA RODRIGUES DE OLIVEIRA, n. 1º de novembro de 1896. Provavelmente faleceu na infância.

1.6 JEOVANNA RODRIGUES DE OLIVEIRA, n. 1º de novembro de 1897 (curiosamente um ano após o nascimento de sua irmã Albana), cc. Com Franklin de Souza Barbosa. Faleceu no parto de seu único filho:

       2.1 GLADSTONE RODRIGUES BARBOSA, falecido em 08 de outubro de 1971, solteiro, sem filhos.

 

Nota nº 1:

** Há relatos de que Rosa Maria e Fidélis tiveram um filho chamado Acácio, mas até agora, nenhum registro dele foi encontrado por mim.

 

Ir para: Índice Geral,    Região Serrana,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,      Tiradentes,     Batch Number,