GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana

Família CORREIA DA ROCHA

                             Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          Matias Correia da Rocha, n. Nossa Senhora da Conceição da Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, emigrou para o Brasil com sua família cerca de 1750, estabelecendo-se depois no arraial de Cantagalo, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, onde adquiriu, desde logo, a Sesmaria de Santa Bárbara, no atual Município de Bom Jardim e, mais tarde, a Fazenda da Soledade, em São Francisco de Paula, ambas às margens do Rio Grande.
          Sua sesmaria era próxima às de Joaquim de Macedo Carvalho e de Caetano da Silva Freire, e a fazenda delimitava com o comendador João Antônio de Moraes e Luís de Castro e Souza. Era filho de Manuel Correia e Josefa da Rocha, também naturais da Ribeira Grande.
          Foi cc. Ana Maria do Nascimento de Jesus ou da Conceição, n. São João Marcos, RJ, f. de João Álvares da Silva (veja toda a ascendência deste, até cerca de 1580, em Machados Barros), n. Guaratinguetá, SP, e Joaquina Maria do Nascimento, n. Rio, com geração que vem até aos dias atuais, entre os quais figura o 2º Barão de Cantagalo, Augusto de Souza Brandão.
          O casal deixou pelo menos (AP, DBB, HB, MB, MP e TC.2.348):

1.1 Manuel Correia da Rocha, n. São João Marcos, RJ, f. por volta de 1875, Duas Barras, fazendeiro no Rio Grande, São Francisco de Paula de 1859 a 64 (vizinho dos herdeiros de Joaquim de Macedo Carvalho e da Fazenda Santa Maria do Rio Grande, do comendador João Antônio de Moraes), "tronco de uma das mais importantes famílias de Bom Jardim, RJ".
          C. "1834", Nova Friburgo, com Maria Emília de Souza Brandão ou Emília Maria de Souza Brandão, depois Correia da Rocha, n. Magé, RJ, já viúva em 1879, fazendeira em São José do Ribeirão e, em 1885, em Cantagalo, f. de José de Souza Brandão e Josefa Maria da Silva Brandão, com pelo menos (AL, AP, DBB, DFB e MJ):

2.1 Josefa Maria de Souza Botelho, n. Bom Jardim, f. cerca de "1920", na mesma cidade, com "99" anos (note a discrepância com a data do casamento dos pais, pode haver algum engano aqui).
          C. 1856, Cantagalo, com João Machado Botelho (viúvo de Delfina Maria da Conceição Machado Botelho), n. 1814, Valença (RJ), f. cerca de 1915, em Cordeiro, dono da Fazenda São João do Rio Grande, em São Francisco de Paula, f. do Tenente Antônio Machado Botelho e Margarida Inácia Joaquina, com geração no livro Machado Botelho, de Cantagalo, de J. B. de Athayde, fls. 19.

2.2 Major Luís Correia da Rocha Sobrinho, n. RJ, dono da Fazenda Rio Grande, em Bom Jardim, cc. Eugênia Boechat da Rocha, n. RJ, f. de Eugênio José Boechat e Maria Clemência Poubel Boechat, com pelo menos (Ig): 

3.1 Odete, n. 1901, Bom Jardim.

2.3 Capitão Carlos Correia da Rocha, fazendeiro em São José do Ribeirão, c. São Sebastião do Paraíba, Cantagalo, com Maria Freitas de Sá Rocha, brasileira, f. do doutor João José de Sá e Júlia Bernarda de Freitas de Sá, com pelo menos 7 filhos: Emílio, n. 1891, Rafael, n. 1893, Alfredo, n. 1895, Julieta, n. 1897, todos em São José do Ribeirão, e ainda: (AL, DFB e Ig).

3.1 Maria Emília de Sá Rocha, n. 1885, São José do Ribeirão, onde c. 1905, com Ernesto Luís Erthal, n. 1879, na mesma localidade, lavrador em Bom Jardim, f. de João Luís Erthal e Maria Luísa Monnerat Erthal. Testemunhas do casamento: Manuel Correia da Rocha, fazendeiro em São José do Ribeirão, doutor João José de Sá, residente em Bom Jardim e Emília Maria Correia da Rocha (Ig).

3.2 João, n. 1886, São José do Ribeirão, f. 1889, na Barra Grande, “Nova Friburgo”.

3.3 Mariana, n. 1890, na Barra Grande, “São José do Ribeirão”.

2.4 Augusto Correia da Rocha, n. 1844, Cantagalo, lavrador na Pena, Cordeiro, f. em São José do Ribeirão, cc. Júlia Cacemira dos Santos Rocha, residente em Cantagalo, brasileiros, com pelo menos (AL, DBB e Ig): 

3.1 Maria Rocha Sauerbronn, cc. Teodoro Sauerbronn, brasileiro, negociante, f. de Guilherme Sauerbronn e Maria Cardoso Sauerbronn, com pelo menos (Ig): 

4.1 Maria Sauerbronn, n. 1892, Laranjais, Itaocara.

3.2 Clotilde Correia da Rocha, n. cerca de 1881, RJ.

2.5 Major Manuel Correia da Rocha, n. 1845, Cantagalo, onde foi fazendeiro, bem como na Barra Grande, São José do Ribeirão (onde foi juiz de paz e testemunha do casamento de Maria Emília de Sá Rocha em 1905), cc. Paulina de Araújo Rocha, com pelo menos (AL, DBB e Ig): 

3.1 Olívia Correia da Rocha, n. 1887, São José do Ribeirão, onde c. 1905, com Dionísio José Erthal, n. 1882, na mesma localidade, fazendeiro em Bom Jardim, f. de João Luís Erthal e Maria Luísa Monnerat Erthal. Testemunha do casamento: major Luís Correia da Rocha Sobrinho, fazendeiro em Bom Jardim (Ig).

2.6 Francisco Correia da Rocha, n. 1847, Cantagalo, já f. 1893, c. 1869, Cantagalo, com Antônia Robertina de Oliveira Rocha, brasileiros, com pelo menos (CBG, DBB e Ig):

3.1 Honório Correia da Rocha Sobrinho, n. Bom Jardim, onde foi lavrador no Rio Grande, c. 1893, São José do Ribeirão, com Deolinda Hermelinda Pinheiro da Rocha, n. 1871, Bom Jardim, f. Antônio José Inácio Pinheiro e Galdina Rosa da Conceição de Jesus, com pelo menos: Testemunha do casamento: José Joaquim Chevrand e Joaquim Luís Chevrand (Ig).

4.1 Hernestina, n. 1894, Bom Jardim.

3.2 Ademar Correia da Rocha, n. RJ, lavrador na Pena, Cordeiro, cc. Eugênia Chevrand Rocha, brasileira, f. de Eugênio Chevrand e Emília de Paula Chevrand, brasileiros, com geração em Cordeiro, RJ.

2.7 Honório Correia da Rocha, n. 1853, juiz de paz em 1893, f. por volta de 1914, Bom Jardim, político e tenente da Guarda Nacional de Cantagalo, onde tinha fazenda em São Matias.
          C. 1879, Cantagalo, com sua prima Delfina Maria de Jesus Ribeiro, depois Correia da Rocha, n. 1859, Santa Maria Madalena, f. 1925 em Bom Jardim, f. de Manuel Dias Ribeiro e Ana Maria de Jesus Ribeiro, adiante. (AL, CBG, Ig e MB.76).

2.8 Ricardo Correia da Rocha (hipótese), cc. Leonetes Dutra da Rocha, residentes em São José do Ribeirão, com pelo menos (Ig):

3.1 Maria Dutra da Rocha, n. 1876, São José do Ribeirão, onde c. 1894, com José Albino de Castro, n. 1872, em Miracema ou Araruama, RJ, lavrador, f. do major Luís Manuel de Castro e Luísa Maria da Conceição. Assinaram o registro: Antônio Ferreira da Rocha e (...) Pereira da Rocha, n. 1865, solteiro, lavrador no Município de Bom Jardim.

1.2 Maria Luísa do Espírito Santo, n. São João Marcos, RJ, c. 1811, Cantagalo, com Manuel de Souza da Silva, n. Nossa Senhora dos Anjos, Vila de Angra, fazendeiro em Cantagalo e testemunha de casamento em 1844, f. de Antônio de Souza e Luzia da Silva (AL, HB e MP). 

2.1 Fortunato de Souza, n. Cantagalo (exposto em casa de Manuel de Souza da Silva), tinha terras em Nossa Senhora do Socorro, vizinhas às de João Erthal, c. 1848, Cantagalo, com Maria Luísa da Conceição, n. da mesma cidade, f. de José do Rego e Leopoldina Maria da Conceição. Testemunhas: Luís Correia da Rocha e Francisco de Paula Pinto (AP e HB).

1.3 Francisco Antônio Correia da Rocha, n. 1798, Cantagalo. Padrinho: Francisco Antônio de Carvalho e Cunha (DBB e HB).

1.4 Mariana Rosa de Jesus, "descendente dos Lemes, pelo lado materno", c. 1825, com Manuel Dias Ribeiro, cafeicultor em Cantagalo de 1854 a 69, donos da Fazenda do Ribeirão das Águas Claras (vizinha de Maria Inácia de Toledo, João Erthal e da Fazenda Nossa Senhora do Socorro, de José de Castro e Souza Júnior e Joaquim Chevrand), com pelo menos (AL, AP, DFB, MB.21 e MP): 

2.1 Manuel Dias Ribeiro, n. 1830, Cantagalo, onde f. 1868, dono das Fazendas da Pena e das Águas Claras, situadas em Bom Jardim, e por herança dos pais da situação Santa Bárbara (vizinha de João de Souza Botelho e de José de Castro e Souza Júnior).
          C. 1850, São Francisco de Paula, RJ, com Ana Maria de Jesus Ribeiro, b. 1836, Cantagalo (que enviuvando cc. o Cap. Antônio José ou José Antônio Serpa, n. Nossa Senhora da Conceição, Ilha do Faial, Açores, fazendeiro em Cantagalo, em 1879, já f. 1902, f. de Antônio José Serpa e Mariana Constança, sendo conhecida também como Ana Maria de Jesus Serpa, com geração adiante), f. de João de Souza Botelho e Maria Joaquina de Jesus, com 14 filhos no livro Machado Botelho, de Cantagalo, de J. B. de Athayde, fls. 74, entre os quais (AL e Ig):

3.1 Maria de Jesus Ribeiro, depois Maria Teixeira de Jesus Portugal Freixo, c. 1867, com José Teixeira Portugal Freixo, com geração na família Teixeira Portugal, de Darli Bertazzoni Barbosa, neste site.

3.2 Ana Maria de Jesus, n. 1852, Cantagalo, onde c. 1867, com seu primo João Machado Botelho Júnior, f. de João Machado Botelho e Delfina Maria da Conceição, com geração no livro "Machado Botelho, de Cantagalo", de J.B. de Athayde, fls. 21. (MB.75).

3.3 Luísa de Jesus Ribeiro, depois Dias Coelho, n. 1854, Cantagalo ou Bom Jardim, c. 1870, Santa Maria Madalena ou Cantagalo, com seu primo Luís de Souza Coelho Júnior, n. Bom Jardim, b. 1848, Santa Maria Madalena, São Francisco de Paula, lavrador nas Águas Claras, f. de Luís de Souza Coelho e Laura Maria de Jesus Souza. Com geração no livro "Machado Botelho, de Cantagalo", fls. 62/3, onde temos a acrescentar (Ig): 

4.1 Manuel de Souza Coelho (cujo casamento não consta do livro), b. 1876, Cantagalo, lavrador em Bom Jardim, cc. Ana Cândida de Souza, f. de José Botelho Ferreira Bezerra, n. Portugal e Madalena Maria Rimes Bezerra, c.ger. na família Rimes.

4.2 Luísa, n. 1893, Bom Jardim. (omitida por J.B. de Athayde).  

4.3 Luís, n. 1896, Bom Jardim. (Idem).

3.4 Francisca Maria de Jesus Dias Ribeiro Dutra, n. 1855, Cantagalo, onde c. 1870, com seu parente José Machado Dutra, n. 1841, na mesma cidade, f. de Francisco Machado Dutra e Joaquina Maria da Conceição, com geração adiante (CBG, DBB, Ig e MB.76).

3.5 Guilhermina de Jesus Ribeiro, depois Dias Coelho, n. 1856, Santa Maria Madalena, onde foi b. 1857, e c. 1871, com seu primo José de Souza Coelho, f. de Luís de Souza Coelho e Laura Maria de Jesus, com geração no livro "Machado Botelho, de Cantagalo", fls. 63. (MB.76).

3.6 Delfina Maria de Jesus Ribeiro, depois Correia da Rocha, n. 1859, Santa Maria Madalena, onde foi b. 1862, f. 1925, Bom Jardim, c. 1879, Cantagalo, com seu primo Honório Correia da Rocha, n. 1853, f. por volta de 1914, Bom Jardim, f. de Manuel Correia da Rocha e Maria Emília ou Emília Maria de Souza Brandão, depois Correia da Rocha, acima. (AL, CBG, Ig e MB.76).

3.7 Dr. Jerônimo Dias Ribeiro, n. 1863, Cantagalo, b. 65, Médico em Bom Jardim, Político e Jornalista, fundador do jornal "O Progresso", em 1916, e Vereador em 1917, cc. Emília Rosa de Siqueira, n. RJ, f. de Antonio Gonçalves de Siqueira e Emília Rosa de Siqueira, estes já falecidos em 1909, com pelo menos:

4.1 Ana, n. 1909, São João Batista, Nova Friburgo. (Ig).

3.8 Emília Dias Ribeiro de Azevedo, n. e b. 1867, Cantagalo, cc. Elias José Caetano de Azevedo.

                    Do 2º marido, José Antonio Serpa, ela teve, entre outros:

3.9 Maria de Jesus Serpa Duarte, b. 1871, santa Maria madalena, cc. Afonso de Aguiar Duarte, n. de São Paulo, lavrador na Pena, Bom Jardim, f. de Joaquim Carlos Duarte e Ana Francisca de Andrade Duarte, com geração em "Machado Botelho, de Cantagalo", de J. B. de Athayde, fls. 77, engre os quais: (Ig).

4.1 Aurora Serpa Duarte, n. 1890, Nova Friburgo, cc. Armando Jorge Pereira de Lemos, fazendeiro em Bom Jardim, com pelo menos: (Ig).

5.1 Major Hélio Serpa Duarte de Lemos, oficial do Exército, cc......

4.2 Edite Serpa Duarte, n. 1896, Nova Friburgo, cc. Arnolfo de Gusmão Quitete, com pelo menos: (Ig).

5.1 Célia Quitete, cc. Plínio Chevrand.

4.3 José (omitido por Athayde), n. 1889, Nova Friburgo. (Ig).

4.4 Maria José (idem), n. 1893, Nova Friburgo. (Ig).

4.5 Ciro (idem), n. 1902, Bom Jardim. (Ig).

3.10 Josefina de Jesus Serpa Figueiredo, b. 1872, Cantagalo, cc. Francisco Ferreira de Figueiredo, falecido antes da esposa, com geração no livro acima mencionado, fls. 78.

3.11 Mariana Serpa de Carvalho, n. 1875, Cantagalo, f. 1954, Rio, cc. o Cel. Joaquim Pinheiro de Carvalho, n. 1863, b. 64, Cantagalo, f. 1950, Rio, f. do Cap. José Vieira de Carvalho Júnior e Maria Luísa de Souza, com geração em Vieira de Carvalho.

2.2 Ana Maria da Conceição Oliveira, n. Cantagalo, onde c. 1837, na Fazenda Ribeirão das Águas Claras, com Antônio Francisco de Oliveira, de Santana do Morro do Chapéu, Nossa Senhora da Conceição de Queluz, MG, f. de Eufrásio Francisco de Oliveira, fazendeiro e juiz de paz em Euclidelândia, e Custódia Angélica de Jesus, com pelo menos (AL e HB): 

3.1 Laudelina Angélica Willemen, c. 1852, com João Batista Willemen, n. Suíça, f. de Jos Willemen.

2.3 Maria Francisca de Jesus, n. Cantagalo, c. 1838, na Fazenda das Águas Claras, com Ludovico Rodrigues Ferreira, n. mesma cidade, f. de Manuel Rodrigues Ferreira e Eufrásia Maria de Santana, com pelo menos (HB).

3.1 Augusto Rodrigues Ferreira, lavrador, n. Nova Friburgo, onde c. com Maria Leocádia de Paula Ferreira, n. Ribeirão da Sebastiana, Nova Friburgo, f. de José Francisco de Paula e Leocádia Carolina do Canto, com pelo menos (Ig): 

4.1 Maria, n. 1889, Nova Friburgo.

2.4 Isabel Rosa de Jesus, n. Cantagalo, b. 1826, f. 1906, São Fidélis, RJ, c. 1842, Cantagalo, com Miguel Gomes de Castro, b. 1821, Araponga, MG (citado também como "do Arraial do Arrepiado, MG"), f. 1870, São Fidélis, para onde mudaram após o casamento, f. de Manuel Gomes de Castro e Maria Rosa de Jesus, com pelo menos: (HB e informações gentilmente enviadas pela Sra. Elaine Fernandes Soares, do Rio de Janeiro, que enviou também toda a geração do casal).

3.1 João Gomes de Castro, n. São Fidélis, b. 1850, f. 1918, Itaocara, c. cerca de 1881, com Luiza Galdo Malta, b. 1859, f. 1933, f. de João José Malta e Maria José Galdo (em Raposos Tavares), com 12 filhos, naturais de São Fidélis:

4.1 Zélia Malta de Castro, b. 1882, f. 1971.

4.2 Oneida Malta de Castro, n. 1884, f. 1960, Niterói, c. 1910, com seu primo, Euclides Ribeiro Malta, n. São Fidélis, b. 1874, f. 1942, Sumidouro, f. de João José Malta e Maria Magdalena Ribeiro (em Ribeiro e em Raposos Tavares), com 9 filhos, naturais desta cidade:

5.1 Aury de Castro Malta, b. 1902, f. 1910.

5.2 Enéas de Castro Malta, b. 1904, f. 1912.

5.3 Anry de Castro Malta, b. 1960, f. 1009, cc. Ida Maron Tavares, b. 1910, f. 2009.

5.4 Maria da Conceição de Castro Malta, b. 1908, f. 2009, cc. Alpheu de Aquino Pinheiro, b. 1931, f. 2009, f. de José de Aquino Pinheiro e Teodomira Alves Pinheiro, c.ger. em Pinheiro.

5.5 João Baptista de Castro Malta, b. 1910, f. 1997, cc. Julieta Carpi, b. 1913, f. 1009, com: Dione, b. 1933, Marcio, b. 1935, e Luiz Eduardo Carpi Malta, b. 1937, f. 1941.

5.6 Maria Luiza de Castro Malta, b. 1911, f. 1933.

5.7 Lygia de Castro Malta, b. 1918, f. 2009, cc. Dilermando Pereira Schott, b. 1914, f. 2009, com: Sonia Malta Schott, b. 1931 e Paulo Cesar Malta Schott, b. 1939.

5.8 Milton de Castro Malta, b. 1924, f. 2009, cc. Clélia Junqueira Malta, b. 1928, f. 2009, com: Oneide, Marta e Olga e Marcos Junqueira Malta.

5.9 Flora de Castro Malta, depois Flora Malta Carpi, b. 1926, Poetisa e escritora, da Academia Itaperunense de Letras, autora da poesia sobre a genealogia, a seguir, cc. Alberto Carlos Carpi, de Nova Friburgo, Médico, b. 1914, f. 1997, com: Euclides, Heloisa e Carlos Alberto Malta Carpi.

                                      Árvore das Vidas

                                A genealogia vidas laça
                                E as entrelaça em árvore florida.
                                Destinos diferentes ela traça,
                                Delineando espaços sob medida.

                                Folhas secas, já mudas, ela abraça,
                                E as que falam nos ramos consolida.
                                Tinge-as de amor não importando a raça,
                                A cor do sangue é igual em toda vida.

                                Nela encontramos flores de bondade,
                                Exemplos de virtude, e os signatários
                                Buscando, coesos, a felicidade.

                                Somos as folhas deste jasmineiro
                                Com nossos nomes, sobrenomes vários
                                Bênçãos de Deus - o eterno jardineiro.

 

4.3 Lira Malta de Castro, b. 1886, f. 1946.

4.4 João Malta de Castro, b. 1887, f. 1888.

4.5 Eupídio Malta de Castro, b. 1889, f. 1975, cc. Irene Bastos de Castro, b. 1893, com: João Bastos de Castro, b. 1922, f. 2009, Nélio Basto de Castro, b. 1923, Lélia Bastos de Castro, b. 1926, Célio Bastos de Castro, b. 1928, f. 2009, e ainda:

5.1 Hélio Bastos de Castro, b. 1925, cc. Maria Amélia Carvalho de Castro, b. 1932, f. 2002, com: Sandra Marília Carvalho de Castro.

4.6 Adauto Malta de Castro, b. 1891, f. 1951, c. 1916, com Maria Souza Siqueira, b. 1896, f. 1975, com:

5.1 Eny Siqueira de Castro, b. 1917, f. 1984, cc. Estevão Santos Silva, b. 1920.

5.2 Aury Siqueira de Castro, b. 1918, f. 1971, cc. Zinéia Oliveira, b. 1922, com: Consolação Oliveira de Castro, Maria José Siqueira de Castro e Adauto Malta de Castro Neto.

5.3 Aldyr Siqueira de Castro, b. 1921, cc. Noemia Faber, b. 1922, f. 2011, com: Maria Luiza e Maria Cristina Faber de Castro.

5.4 Almyr Siqueira de Castro, b. 1924, f. 2006, cc. Izabel Farah de Castro, n. Cantagalo, b. 1928, f. de Ibrahim Mussi Farah (no Brasil, Miguel Mussi Farah), n. Beirute, e Saada Abdala Fadul (depois Rosa Abdala Farah), da família Mussi Farah, com: Miguel Ângelo e Isabel Cristina Farah de Castro.

5.5 Ely Siqueira de Castro, b. 1927, cc. Newton Duarte Nascimento, b. 1923, f. 2008, com: Regina Castro Nascimento e Newton Duarte Nascimento Filho.

5.6 Edy Siqueira de Castro, cc. Luiz ....., com: Inês Bernardete de Castro.

5.7 Acyr Siqueira de Castro, cc. Dalva Teixeira, com: Ricardo e Valéria Teixeira de Castro.

4.7 Miguel Malta de Castro, b.1892, f. 1902.

4.8 Erotides Malta de Castro, n. 1894, São Fidélis, f. 1976, Rio, RJ, f. 2002, Rio, RJ, cc. Adnides da Silva Machado, nascida em  1911, Silva Jardim, RJ, f. 2002, Rio, com:

5.1 Eronides Machado de Castro, b. 1928, cc. Renato Borges da Fonseca, n. Petrópolis, RJ, b. 1924, f. 2007, Rio, RJ, com: Fernando, Sílvia e Bruno Borges da Fonseca.

5.2 João Gomes de Castro, b. 1930, cc. Jacy Magalhães, com: Sérgio, n. 1957, Mauricio, n. 1959, e Ricardo Gomes de Castro, n. 1961, todos no Rio, RJ.

4.9 Alda Malta de Castro, b. 1895, f. 1968, São Fidélis, c. cerca de 1915, com Eugenio de Souza Fernandes, b. 1894, f. 1977, na mesma cidade, f. de Firmo Francisco Fernandes e Marfisa Gonçalves de Souza, com pelo menos:

5.1 Nery de Castro Fernandes, b. 1916, f. 1992, c. 1950, com Edila de Faria, b. 1920.

5.2 Eury de Castro Fernandes, b. 1918, f. 2000, c. 1ª vez, 1944, com Maria Pinheiro, b. 1920, f. 2003 e, 2ª, com Luiza Santos Silva, n. 1922, Itaocara, com: Dalva Terezinha Fernandes e Eugenio Souza Fernandes Neto (do 1º matrimônio) e Adilson da Silva Fernandes (do 2º matrimônio).

5.3 Nory de Castro Fernandes, b. 1921, São Fidélis, f. 2004, Rio, RJ, c. 1954, São Fidélis, com Rubem Nazareth Soares, b. 1921, Cabo Frio, RJ, f. de Antonio de Souza Soares e Eurydice Resende Pimentel, pais de: Elaine Fernandes Soares, que gentilmente enviou todo este ramo, e Eloise Fernandes Soares.

5.4 Jary de Castro Fernandes, b. 1926, f. 2010, cc. Ilce Felix Maia, b. 1933, f. 2010, com: Jarilson, Jadilson, Edilson, Emilson e Edimilson Maia Fernandes.

5.5 Terezinha de Castro Fernandes, n. e f. 1929.

4.10 Nelson Malta de Castro, b. 1898, f. 1971, cc. (...), com: Aluysio de Castro, b. 1924 e Washington de Castro, b. 1926.

4.11 Celia Malta de Castro, b. 1899, f. 1922.

4.12 Iracy Malta de Castro, b. 1905, f. 1933, cc. (...), com: Elcy de Castro, b. 1922 e Magaly de Castro, b. 1924.

3.2 Manoel Gomes de Castro, b. 1852, f. 1927.

3.3 Maria Gomes de Castro, b. 1855.

3.4 Izadora Gomes de Castro, b. 1859, f. 1924.

3.5 Francisca Gomes de Castro, b. 1866.

2.5 Francisca Rosa de Jesus, n. Cantagalo, onde c. 1842, com José Alonso de Faria, f. de José “Bilter?” e Ro(...) de “Gossin?”, suíços.

2.6 Francisco Antônio Ribeiro (hipótese), cc. Maria Felícia de Jesus, já falecidos em 1896, com pelo menos (Ig): 

3.1 Honorato Dias Ribeiro, n. 1852, RJ, residente em Águas Claras, Bom Jardim, c. São José do Ribeirão, com Ana Rosa de Jesus ou Ana Rita da Conceição, n. Bom Jardim, f. de Joaquim Rodrigues de Faria e Dalvina Maria de Jesus ou da Conceição, residentes no Carmo, com pelo menos: 

4.1 José, n. 1895, Bom Jardim.

4.2 Agenor, n. 1896, Bom Jardim.

1.5 Luís Correia da Rocha, n. 1805, b. 1806, Cantagalo (padrinhos: João Soares de Viveiros e Gertrudes Ferreira Soares), testemunha de casamento em 1848, era vizinho de Matias Correia da Rocha Filho, do cunhado deles Francisco Machado Dutra e, da situação Nossa Senhora da Soledade, nas terras que foram do seu pai Matias Correia da Rocha (vendida em 1853 a João Carvalho de Sá). (AP, DBB e HB, e Ig).

1.6 Joaquina Maria da Conceição, n. 1806, b. 1807, no oratório da Fazenda Bom Jardim, Cantagalo (padrinhos: João Dutra da Costa e sua mulher Maria Felícia de Jesus), c. 1832, Cantagalo, com Francisco Machado Dutra, de Santo Antônio do Porto dos Judeus, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, f. de Antônio Machado Dutra e Rita de Jesus, naturais da Ilha Terceira.
          Francisco Machado Dutra ao registrar suas terras em Cantagalo em 1855 e em São Francisco de Paula em 1856, declarou ter comprado a Manuel Dias Ribeiro e a Antônio Correia da Rocha, terras que faziam parte da Fazenda Nossa Senhora da Soledade, às margens do Rio Grande, em São Sebastião do Alto (vizinhas de Antônio José de Aguiar, da situação Nossa Senhora da Soledade, de João Carvalho de Sá, e da Fazenda Barra Grande, de Antônio José de Souza), herdadas dos seus finados sogros Matias Correia da Rocha e Ana Maria do Nascimento, dos quais ele e os vendedores eram co-herdeiros.
          Enviuvando, ele c. 1843, Cantagalo, com Umbelina Constância da Silva Leal, n. 1821, na Freguesia da Sé, Angra do Heroísmo, residente em Cantagalo, f. de Domingos José da Silva Leal e Josefa Prudência, naturais da Ilha Terceira, com geração desta no Richa's Blog, Histórias de Família - Machado Dutra, do tetraneto do casal, o amigo genealogista Darli Bertazzoni Barbosa, que enviou, gentilmente, muitas informações para esta página (AP, HB e MB.19).
                         Teve da 1ª esposa:  

2.1 Ana Machado Dutra, n. 1835, Cantagalo (DBB)

2.2 José Machado Dutra, “também da Família Correia da Rocha”, n. 1841, Cantagalo, proprietário da Fazenda União, em São José do Ribeirão, c. 1870, Cantagalo, com sua parenta Francisca Maria de Jesus Dias Ribeiro Dutra, n. 1855, Cantagalo, f. de Manuel Dias Ribeiro e Ana Maria de Jesus Ribeiro (ou Ana de Jesus Serpa), com pelo menos: José Machado Dutra Júnior, n. 1874, Ana Machado Dutra, n. 1876, João Machado Dutra, n. 1878, Alcides Machado Dutra, n. 1881, todos em São José do Ribeirão, e ainda: (DBB, Ig e MB.76).

3.1  Joventina Machado Dutra Marques, n. 1871, São José do Ribeirão, c. 1889, com o doutor Alfredo Melo Marques de Souza, n. Bahia, médico, f. de Guilherme Marques de Souza e Clotilde Melo Marques, residentes na Bahia, com pelo menos: Francisco, n. 1900, e Maria, n. 1901, ambos em São José do Ribeirão. (DBB e Ig). 

3.2 Artur Machado Dutra, n. 1875, São José do Ribeirão, cc. Maria Judite Dutra, com pelo menos: Sílvio Machado Dutra, n. 1919, Bom Jardim.

3.3 Manuel Machado Dutra, n. 1879, São José do Ribeirão, cc. Helena Guintans, com pelo menos: Adelir Machado Dutra, n. 1915, Mário Machado Dutra, n. 1915 (falecido no mesmo ano), ambos em Bom Jardim. (DBB).

1.7 Ana Maria da Conceição ou Ana Maria de Jesus (que batizou a irmã a seguir), c. 1835, Cantagalo, com Antônio José de Aguiar, n. São Sebastião, Ilha Terceira, f. de Antônio Machado de Aguiar e Engrácia Rosa Mariana (HB).

1.8 Francisca Maria do Nascimento Correia da Rocha, b. 1809, Cantagalo (madrinha: Ana Maria da Conceição, sua irmã, que a batizou em casa), c. 1838, Cantagalo, com seu parente por afinidade (cunhado? Vide item anterior), Antônio José de Aguiar, de São Sebastião, Ilha Terceira, f. de Antônio Machado de Aguiar e Engrácia Maria. Testemunhas: Manuel Correia da Rocha e Manuel José Teixeira Portugal.
          Antônio José de Aguiar, em 1853 trocou o Sítio Santa Bárbara (vizinho a Antônio Correia da Rocha), com Manuel Antônio da Silveira e, em 56, registrou a Fazenda da Soledade, às margens do Rio Grande, em São Francisco de Paula, que houve por herança de Matias Correia da Rocha, a qual limitava com o comendador João Antônio de Moraes e Luís de Castro e Souza (AP, DBB e HB)

1.9 (...), f. 1814, Cantagalo, com 7 dias (HB). 

1.10 Antônio Correia da Rocha, n. 1814, b. 1815, no oratório da Fazenda Bom Jardim, Cantagalo (padrinhos: Luís Ferreira Leal e sua mulher Ana Antônia de Jesus), inspetor de quarteirão em Santa Maria Madalena.
          Foi cafeicultor em São Sebastião do Alto e em sua Fazenda Barra Mansa, nas vertentes do Rio Grande, Santa Maria Madalena (vizinho aos Sítios Santa Bárbara, que pertenceu a Antônio José de Aguiar e Bom Destino, de Inácio José Monteiro, à situação São Francisco, no Ribeirão do Santíssimo, de Lauriano José Gonçalves e às Fazendas Boa Esperança, de Francisco Boechat e Boa Vista, de José Gonçalves de Moraes).
          C. 1ª vez, com Maria Joaquina de Jesus Machado Correia da Rocha, n. 1828, Cantagalo, f. 1862 ou 63, Santa Maria Madalena, f. do Cap. João de Souza Botelho e Maria Joaquina de Jesus, com geração no livro Machado Botelho, de Cantagalo, de J. B. de Athayde, fls. 61, onde temos a acrescentar o que segue e, 2ª, 1864, com Ana da Rocha Medeiros, com geração abaixo (AL, AP, DBB, HB, Ig e Int):
                         Da 1ª esposa:

2.1 Maria Amélia da Rocha, n. 1840, Cantagalo, c. 1860, com Domingos José Vieira Filho (DBB).

2.2 Ana Maria da Rocha, n. 1843, Cantagalo, c. 1862, com Manuel Gomes Romeiro, n. 1836, Ilha Terceira, Açores.

2.3 Antônio Correia da Rocha Júnior (ou Filho), n. 1844, Cantagalo, c. 1868, com Luísa Maria de Jesus Coelho, com geração no livro Machado Botelho, de Cantagalo, fls. 62.

2.4 Francisca Maria Correia da Rocha, depois Vieira, n. 1848, Cantagalo, c. 1ª vez com (...) e, 2ª, 1864, Santa Maria Madalena, com o viúvo Antônio Domingos dos Santos Vieira, n. Portugal, f. de Manuel Domingos dos Santos Vieira e Ana Francisca da Rocha Vieira. Testemunhas: capitão João de Souza Botelho e Manuel Gomes Romeiro. Com pelo menos deste (DBB, MB.62 e Sar):

3.1 Maria da Rocha Vieira, n. 1868, Santa Maria Madalena, onde c. 1884, com Cândido Gonçalves de Souza, n. Ponte Nova (DBB e Sar).

3.2 Antônio, b. 1870, Santa Maria Madalena (DBB).

3.3 Carolina, b. dez/1884, Santa Maria Madalena.

3.4 Alda da Rocha Vieira, n. Santa Maria Madalena, onde c. 1892, aos 16 anos, com Artur do Nascimento Furriel, n. da mesma cidade, 24 anos, f. de José do Nascimento Furriel e Carolina Furriel. Testemunhas: Henrique Domingues dos Santos e Manuel do Rego Pontes (Sar).

2.5 Miguel Correia da Rocha, n. 1856, Santa Maria Madalena, lavrador em Itaocara, onde f. 1895, c. 1883, Santa Maria Madalena, com Amélia de Oliveira Lima Correia da Rocha, brasileira, f. de Antônio Pereira Lima e Floriana de Oliveira Pereira Lima, com pelo menos: Declarante do óbito: Cândido Ferreira Dias (DBB e Ig):

3.1 Amélia Correia da Rocha, n. 1889, Itaocara (Ig).

3.2 Aranita Correia da Rocha, n. 1891, Itaocara.

2.6 Joaquim Correia da Rocha, c. 1884, com Júlia Joaquina Vieira (DBB).

                        Da 2ª esposa:

2.6 Maria da Rocha, n. 1865, Santa Maria Madalena, onde f. 1868.

2.7 Flávia da Rocha, n. 1867, Santa Maria Madalena, onde f. 1868.

1.11 Matias Correia da Rocha Filho ou Júnior, n. Cantagalo, fazendeiro em Itaocara em 1864, c. 1837, Nova Friburgo, com Francisca Maria de Jesus, n. Cantagalo, f. de José Gomes Vieira e Francisca Maria de Jesus, com pelo menos (AL, AP, DBB e MP):
          Em 1853, ele vendeu a situação Nossa Senhora da Soledade, no Rio Grande, que havia recebido de herança (vizinha de Luís Correia da Rocha e de Francisco Machado Dutra), “na antiga sesmaria do falecido Matias Correia da Rocha”, a João Carvalho de Sá, que registrou em 1855 e, em 1854, era vizinho da situação de Manuel Inácio Lopes, na margem do Córrego da Tapera, registrada em Nova Friburgo (AP). 

2.1 Ana Maria do Nascimento, n. Cantagalo, c. 1855, Itaocara, com Francisco Bernardo de Assis, n. Brumado, MG, f. de Antônio Bernardo da Rocha e Maria de Assis. Testemunhas: Domingos José da Luz e Jerônimo José da Luz (MP).

2.2 José Matias Correia da Rocha, n. Cantagalo, inspetor de quarteirão em Itaocara, onde c. 1859, com Maria Alexandrina de Souza, n. Nova Friburgo, f. de Joaquim Vieira de Souza e Maria Clara da Conceição. Testemunhas: Domingos José da Luz e Jerônimo José da Luz (AL e MP).

1.12 Tomé Correia da Rocha (hipótese), que também poderia ser de outro ramo da família, cc. Joaquina Francisca da Conceição ou Joaquina Rosa de Jesus, já falecidos em Portugal, em 1889, com pelo menos (Ig e Im):  

2.1 Antônio Correia da Rocha (vide Nota nº 1, no rodapé), n. 1842, no Socorro, Bom Jardim, RJ ou em Socorro, "Madeira", c. 1865, Nova Friburgo, com Maria Francisca Bohrer Correia da Rocha, b. 1851, RJ, residentes em Bom Jardim, f. de José Luís Jacó Bohrer e Olívia Francisca Bohrer, já falecidos em Nova Friburgo, em 1892, com pelo menos: 

3.1 Francisca Guilhermina Correia da Rocha, n. 1858, Nova Friburgo, onde cc. Manuel Machado de Souza Júnior, n. Cantagalo ou Nova Friburgo, lavrador, f. de Manuel Machado de Souza, já f. 1901, e Policarpa Luísa Vieira, fluminenses, com pelo menos (Ig e Im):

4.1 Maria Francisca de Souza, n. 1889, na localidade de Jacaré Abaixo, Duas Barras (Ig).

4.2 José Machado de Souza ("2º filho"), n. 1891, Duas Barras.

4.3 Sebastião, n. 1896, Monerat.

3.2 Maria Francisca Correia da Rocha Munhet, n. 1866, Nova Friburgo, c. 1890, São José do Ribeirão, com Antônio Joaquim Munhet, n. 1866, São José do Ribeirão, residentes em Bom Jardim, f. de Pedro José Munhet e Maria Quirina ou Maria Luisina Munhet, com pelo menos (Ig e RR):

4.1 Júlia da Conceição, n. 1896, Bom Jardim (Ig).

4.2 Rosalina, n. 1901, Bom Jardim.

4.3 Heliodora, n. 1903, Bom Jardim.

3.3 Zeferina Maria Correia da Rocha Hilário, n. 1871, São José do Ribeirão, onde c. 1890, com Domingos José Hilário Storch,  n. 1867, na mesma localidade, lavrador na Fazenda do Rosário, Bom Jardim, f. de Jorge Storch, n. Alemanha, e Isabel Maria Klein Storch, n. RJ, residentes em Duas Barras, com pelo menos: Arcides, n. 1901, Dolores, n. 1903 (registrada em 1904), e Clarinda, n. 1896, todos em Bom Jardim. (Ig).

3.4 Paulina Maria de Jesus Correia da Rocha Munhet, n. RJ, c. São José do Ribeirão, com Manuel Henrique Munhet, n. RJ, lavrador em Bom Jardim, f. de Pedro José Munhet, já f. 1903, e "Querina Maria" ou Maria Luisina Munhet, com pelo menos: Maria, n. 1895, Laurinda, n. 1901, Natalícia, n. 1903, Bom Jardim. (Ig): 

3.5 Ana, n. 1889, no Rosário, São José do Ribeirão (Ig). 

3.6 Oscar, n. 1892, São José do Ribeirão. 

3.7 Ana, outra (hipótese), n. 1890 ou 91, São José do Ribeirão.

2.2 Francisco, registrado em 1896, Bom Jardim  (Ig).

 

Nota nº 1:

Observe que um membro da família Correia da Rocha tinha terras em Nossa Senhora do Socorro e outro era vizinho da Fazenda Nossa Senhora do Socorro.

Nota nº 2:

Nesta família recebemos grande ajuda do amigo, genealogista, Darli Bertazzoni Barbosa, bem como do trabalho dos Sr. Wilson Neves Saraiva, sobre famílias de Santa Maria Madalena.

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,      Tiradentes    Batch Number,     Códigos e Bibliografia