GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana

Família DIAS DA COSTA

                                       Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          João Dias da Costa (em 1792 Maria Josefa da Conceição ou da Glória, solicitou a sesmaria que tinha sido dele e de José de Almeida de Nunes), residente na Sesmaria da Pena, já f. 1806, cc. Maria Josefa da Glória, f. 1806, Cantagalo, já viúva, madrinha de batismo em 1798, ambos naturais de Angra, Ilha Terceira, Açores, com pelo menos (AN, AP e HB): 

1.1 Jacinta Maria Rosa de Jesus, n. São José, Rio, f. 1814, Cantagalo, com 28 anos, onde foi madrinha de batismo em 1807 (juntamente com o marido), cc. Atanásio de Melo de Azeredo Coutinho, n. Nossa Senhora da Conceição de Vila Rica, também um dos primeiros povoadores de Cantagalo, onde foi padrinho de batismo em 1804 e 07, já f. 1831, f. do doutor Matias Francisco de Melo e Albuquerque, n. Angra, Ilha Terceira e Mariana Micaela de Almeida, n. Vila Rica, MG, com geração na família Azeredo Coutinho (HB e TC).

1.2 Laureano Dias da Costa, em 1798 foi padrinho de batismo em Cantagalo, juntamente com a sua mãe e em 1806, com Quitéria Maria Ferreira (HB).

2.1 José, exposto em casa de Laureano Dias da Costa, na Fazenda da Pena, b. 1808, Cantagalo. Padrinhos: o próprio Laureano e Jacinta Maria de Jesus, representada por José Dias da Costa.

 

1.3 Rosa Maria de Jesus, madrinha de batismo em Cantagalo em 1807 (por procuração ao seu irmão Laureano Dias da Costa), cc. (...), com pelo menos (HB): 

2.1 Maria Antônia, madrinha de batismo de Teresa, sua irmã, em 1810, e de Maria, sua sobrinha, em 1816, em Cantagalo, esta f. de José Dias da Costa e Policena Angélica dos Serafins, abaixo.

2.2 Teresa, b. 1810, Cantagalo. Padrinhos: José Dias da Costa e Maria Antônia, f. de Rosa Maria de Jesus.

2.3 Francisca, b. 1811, Cantagalo. Padrinhos: Francisco Álvares Filgueiras e Maria, representada pelo seu pai, o alferes Manuel Vieira de Souza.

 

1.4 José Dias da Costa, morador em Cantagalo (padrinho de batismo de João, f. de Jacinta, acima, em 1806), em 1807 já era cc. Policena Angélica dos Serafins, de Jesus da Encarnação ou, ainda, do Amor Divino, f. de José de Almeida Nunes e Ana Maria do Amor Divino, com pelo menos: (HB)

2.1 João, b. 1807, Cantagalo. Padrinhos: Atanásio de Melo de Azeredo Coutinho e Jacinta Maria de Jesus (HB e MP).

2.2 José, b. 1809, Cantagalo. Padrinhos: Alferes Manuel Vieira de Souza e sua mulher, Francisca Mariana Rosa (HB).

2.3 Inácio, b. 1812, Cantagalo. Padrinhos: José Gomes Chaves e Jacinta Maria de Jesus.

2.4 Antônio, b. 1815, Cantagalo. Padrinhos: Francisco de Medeiros Teixeira e Mariana Rosa de Santiago, f. de Rosa Maria de Jesus.

2.5 Maria, b. 1816, Cantagalo. Padrinhos: Graciano Antônio de Almeida, f. de José de Almeida Nunes e Maria Antônia (sua prima, acima), f. de Rosa Maria de Jesus (HB).

2.6 Rosa Maria da Conceição ou de Jesus, de Cantagalo, onde c. 1ª vez, 1834, na Matriz, com João Antônio Barbosa, de Macaé, f. de Joaquim José de Santana e Ana ou Rosa Antônia da Porciúncula e, 2ª, com Joaquim José da Silva, de Campos, RJ, f. de Manuel José da Rosa e Ana Maria de Jesus.

2.7 Luís, inocente, f. 1822, Cantagalo.

2.8 Felisbina Maria, de Cantagalo, onde c. 1845, com Emiliano José Gomes, de São Pedro, Ilha de São Miguel, Açores, f. de José Ricardo Gomes e Antônia da Conceição (HB).

2.9 Francisco Dias da Costa, de Cantagalo, onde c. 1848, com Felicidade Delfina de Jesus, da mesma cidade, f. de Francisco da Costa Cordeiro e Maria Luísa da Conceição ou do Espírito Santo.

2.10 Luís José Dias da Costa, de Cantagalo, onde c. 1848, com Francisca Rosa da Conceição, de Nova Friburgo, f. de Francisco da Costa Cordeiro e Maria Luísa da Conceição ou do Espírito Santo.

2.11 João Dias da Costa (hipótese), cc. Ana Teresa de Jesus, brasileiros, com pelo menos (Ig):

4.1 Alacrino Dias da Costa, lavrador, cc. Rosalina Dias da Costa, fluminenses, f. de Antônio Nunes do Couto e Leonésia Alves do Couto, brasileiros, com geração em Portela, Itaocara.

 

1.5 Laurindo Dias da Costa (hipótese), padrinho de batismo em Cantagalo em 1807 (HB).

1.6 Pedro Dias da Costa (hipótese), cc. Feliciana Maria de Jesus, ambos de Minas, com pelo menos (HB):

2.1 Joana Maria de Jesus, cc. Francisco Rodrigues da Silva, residentes em Cantagalo (vizinho das terras do capitão Joaquim Vieira de Carvalho, na Boa Vista, e da posse Saturno, de José Rodrigues de Siqueira, no Carmo), f. de José Rodrigues Branco e Francisca Correia de Lima, com geração na família Rodrigues da Silva (AP e HB):

 

2.2 Anacleto Dias da Costa (hipótese), padrinho de batismo em Cantagalo em 1842, juntamente com Ana Maria da Assunção ou da Conceição (Cr, HB e MP).

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,      Tiradentes,     Batch Number,     Códigos e Bibliografia