GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana

Família: DIAS DA SILVA ou DIAS DA SILVEIRA

 

                            Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          Manuel Dias da Silva (ou Manuel Dias da Silveira), n. MG, f. 1821, Cantagalo, RJ, com 42 anos, cc. Lauriana Angélica da Silveira, já falecida em 1833, com pelo menos: (Cr e HB).

1.1 Francisca de Paula da Silveira, c. 1833, Cantagalo, com Antônio Francisco Gomes, n. São João do Calendário, Braga, f. de João Francisco Gomes e Josefa Maria de Souza. Testemunha: José Veríssimo da Silva. (Cr e HB).

1.2 Ana, f. 1821, Cantagalo, com 6 anos. (HB).

1.3 Eugênia, f. 1821, Cantagalo, com um ano. (HB).

1.4 (...), gêmea de Eugênia, anterior.

1.5 Maria Eugênia da Silveira, de Cantagalo, onde c. 1831, no Oratório da Fazenda Vera Cruz, com Antônio José Pinto, de São Pedro de Canedo, Vila da Feira, bispado do Porto (que deixou terras de herança, na Tapera, registradas em 1855, para Serafim Pinto Ferreira), f. de João da Costa Soares e Maria Joana Ferreira, com pelo menos: Testemunhas: Manuel José de Sá e sua mulher, Bibiana Maria Francisca de Jesus. (AP, Cr e HB).
- Obs.: O pai desta constou como Manuel Dias da Silveira, mas cc. Lauriana Angélica da Silveira, seria engano, ou só coincidência?

2.1 Serafim Pinto Ferreira, fazendeiro em Duas Barras em 1870 (vizinho de Antônia Maria da Silveira, José Barto Arseno Caldeira e Jacó Pinto da Rocha). (AL e AP).

2.2 Luísa, n. 1837, Cantagalo. Padrinhos: Luís José Pereira e Ana Angélica da Silveira. (Cr).

2.3 Antônio José Ferreira, fazendeiro em Duas Barras em 1870 (vizinho de Serafim Pinto Ferreira e Jacó Pinto da Rocha). (AL e AP).
- Obs.: Um do mesmo nome cc. Maria Vitória, com pelo menos: (Ig).

3.1 Antônio José Ferrreira Júnior, n. Itaocara, onde c. 1860, com Isabel Maria Torres, n. da mesma cidade, f. de Bento Marcolino Rodrigues e Ana Joaquina Torres. Testemunhas: João José Correia de Meireles e Manuel José da Fonseca.

2.4 Maria Eugênia da Silveira, n. e b. 1833, Cantagalo (padrinhos: Francisco Vieira de Souza e Francisca de Paula da Silveira), c. Duas Barras, com José Barto Arseno Caldeira, de Santo Ildefonso, bispado do Porto, herdou na Fazenda Rozendo, nos limites do Arraial da Tapera (vizinho de Antônia Eugênia da Silveira e Serafim Pinto Ferreira), já falecidos em 1903, f. de Arseno Caldeira e ..... Joaquina de Jesus, com pelo menos: (HB e Ig).

3.1 Felisberta Alves Vieira de Carvalho, n. RJ, c. Duas Barras, com Joaquim Vieira de Carvalho, n. fluminense, já falecidos em 1923 (ou viúvo em 1928, 29 e 32?), lavrador em Cantagalo, f. do Cap. Joaquim Vieira de Carvalho e Maria Cristina Vieira de Carvalho, c.ger. na família Vieira de Carvalho. (Ig).

3.2 (...), n. 1849, Cantagalo, que pode ser a mesma anterior, outra filha ou outro filho. (Cr)

2.5 Antônio José Pinto (hipótese), fazendeiro em Duas Barras em 1870. (AL).

3.1 Antônio José Pinto Júnior (hipótese), fazendeiro em Duas Barras em 1870. (AL).
- Obs.: Seriam os mesmos Antonio José Ferreira (pai e filho), acima?

2.6 Manuel Pinto Ferreira (hipótese), cc. Teresa Leite da Silva, com pelo menos: (Ig).

3.1 José Pinto Ferreira, "português", n. de "Santa Maria de Antinco?", lavrador em Duas Barras, cc. Vitalícia Joaquina de Moraes, n. Sumidouro, RJ, com pelo menos: (Ig).

4.1 Júlia Joaquina Ferreira, n. 1889, Duas Barras. (Ig).

1.6 Silvério Dias da Silva, de Cantagalo, adulto em 1832. (HB).

1.7 Antônio Dias da Silva (hipótese), cc. (...), com pelo menos:

2.1 Antônio Dias da Silva Júnior, que foi parte em processo judicial em Cantagalo em 1866. (MJ).

2.2 Elias Dias da Silva (hipótese), cc. Júlia Maria de Jesus, com pelo menos: (Ig).

3.1 Antônio Dias da Silva, n. MG, c. Cantagalo, com Marfisa Barbosa Dias, n. RJ, f. de Francisco Barbosa Pinto e Maria Nunes Barbosa, com pelo menos: (Ig).

4.1 Júlia Dias da Conceição, n. 1892, Nossa Senhora Aparecida, Sapucaia, RJ. (Ig).

1.8 Ten. Cel. João Albino Dias da Silva (hipótese), n. RJ, dono da Fazenda Bonsucesso, em Cordeiro, f. "1861?", Cantagalo, c. 1863, com Maria Honorata da Silva Freire (Maria Honorata Freire da Silva, após o 2º casamento), já f. 1898 (viúva de Antônio de Faria Salgado), f. de Manuel Joaquim da Silva Freire e Ana Cândida de Almeida Teixeira ou Ana Cândida de Oliveira Freire (em Silva Freire), com pelo menos: (AL, AP, CBG, DFB, HB, Ig, JB e TC.II.287)

2.1 Dr. João Albino Dias da Silva, n. 1864, Cordeiro, RJ, advogado, vereador, subdelegado, juiz de paz, fazendeiro em Duas Barras, c. 1888, Cantagalo, com Alzira Scheiner de Mendonça Dias da Silva, n. 1870, Cordeiro, f. de João Damasceno Pinto de Mendonça e Isabel Maria Scheiner de Mendonça, com pelo menos: (AL, CBG, Ig, TC.2.69, 120, 129 e 135).

3.1 Maria Honorata Dias da Silva Thomaz, n. RJ, c. Nova Friburgo, com Pedro José Thomaz, f. de Francisco José Thomaz, n. Portugal, proprietário, e  Carolina Soares de Alvarenga, com pelo menos: Maria da Conceição, n. 1909, Nova Friburgo. (FS).

3.2 2º Tenente Dr. Rodolfo Albino Dias da Silva, primogênito, n. e b. 1889, Cantagalo, f. 1931, formado em Farmácia pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, professor, escritor e jornalista no “O Pindorama”, de Cordeiro, foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Farmacêuticos, a qual presidiu em 1916, e autor da "Farmacopéia Brasileira", a mais importante obra da literatura farmacêutica brasileira. Foi homenageado com o nome de uma rua no Leblon, na cidade do Rio de Janeiro e com o nome de um colégio na cidade de Macuco, RJ. (Gente da Casa de Mão de Luva, de Amélia Tomás, fls. 39, TC.II.122, 332 e artigo na "Folha dos Municípios", de 30.04.2012, gentilmente enviado pelo grande cantagalense Widomar Teixeira).  

3.3 Paulo Dias da Silva, n. 1892, b. 1893, Cantagalo. (DBB e HB).

3.4 Carmen Dias da Silva, n. 1898, Nova Friburgo. (DBB e Ig).

3.5 Rosa Dias da Silva, n. 1902, Cordeiro. (DBB e Ig).

2.2 Augusto Dias da Silva, n. 1867, Cantagalo. (DBB).

2.3 Brasilina Dias da Silva, n. 1869, Cantagalo. (DBB).

1.9 Hilária Dias da Silva (hipótese), mãe de: (HB).

2.1 Maria Rita do Nascimento, de São Manuel da Pomba, bispado de Mariana, c. 1836, Cantagalo, com João Fernandes da Silva, de Santo Antônio de Sá, RJ, f. de Francisca de Jesus, já f. 1836. (HB).

1.10 Antônio Dias da Silva Leitão (hipótese), cc. Ana Joaquina de Souza, com pelo menos: (HB).

2.1 Maria do Carmo Vieira, c. 1840, Cantagalo, com Antônio Manuel Barbosa, lavrador em Cantagalo em 1879, f. do Cap. José Manuel Barbosa e Matildes Quintina de Oliveira. (AL e HB).

3.1 Antônio Manuel Barbosa Júnior (hipótese), dono de hotel em Cordeiro em 1879. (AL).

2.2 Querubina Laura do Carmo, c. 1841, Cantagalo, com João Dias Pereira, f. de Lourenço da Costa Brito, morador nas Três Barras do Rio, e Ana Dias Pereira, naturais de Minas Gerais. (HB).

2.3 Florentina Genoveva do Carmo, de São Caetano do Chapéu d’Uvas, MG, c. 1846, Cantagalo, com Caetano do Rego Medeiros, cafeicultor em Itaocara em 1870, viúvo de Claudina Rosa de Jesus, com pelo menos, de Florentina: (AL, HB e Ig).

3.1 João do Rego Medeiros, "empregado", cc. Francisca Amália de Medeiros, brasileiros, f. de Antônio de Souza Lima, já f. 1905, e Maria Rita de Souza Lima (em Souza Lima), viva em 1908, com pelo menos: Amália de Medeiros ou Armanda de Medeiros, n. 1892, Itaocara. (Ig).

3.2 Caetano do Rego Medeiros Júnior, cc. Maria Rita Pinheiro, n. 1854, Itaocara, f. de José Borges Pinheiro e Maria Rita de Gouveia. (Ig).

3.3 Umbelina Josefa do Carmo, n. Euclidelândia, c. 1865, Itaocara, com Felipe Antônio da Cunha, n. São Gonçalo, f. de Augusto Antônio da Cunha e Romana Maria da Conceição. Testemunhas: Joaquim José G... e José Ferreira Guimarães. (Ig).

3.4 Antônio do Rego Medeiros (hipótese), cc. Paulina Gonçalves do Carmo Medeiros, com pelo menos: (EPC).

4.1 Otávio Antônio de Medeiros, cc. Maria Cecília Medeiros, f. de  Eduardo Pinto da Fonseca e Cândida Pacheco do Couto, com pelo menos:

5.1 Flec Medeiros, n. 1926 (Laranjais?). (EPC).

5.2 Nilson Júlio de Medeiros, n. 1929 (filho dele, mas a mãe consta como: Nair Antônia de Medeiros, filha dos mesmos pais de Maria Cecília Medeiros, acima).

                                                        ENCAIXAR

     6 -  . Jerônimo Dias da Silva, cc. Gertrudes da Silva, com pelo menos: (FS).

     7 - 1. Henrique Dias da Silva, b. 1811, São Roque, São Roque, SP. (FS).
- Obs.: Se for o mesmo Henrique Dias da Silva, cc. Ana Maria de Jesus, teve pelo menos:

     8 - 1. Antonio José Dias da Silva, pai de:

     9 - 1. Celestino Dias da Silva, c. 1891, na Paróquia de Itaocara, RJ, com Francisca Medeiros de Andrade, n. 1875, nesta mesma cidade, f. de João Medeiros de Andrade, n. 1840, em Relva, São Miguel, Açores, Portugal, e Guiomar Rosa da Silva, np. de José de Andrade, n. de Relva, e Francisca Jacinta (ou Constância), esta f. de Luiz Medeiros e Joana Maria Medeiros, ambos de Relva, pais de:

     10- 1. Celestino Dias da Silva Júnior, n. 1896, Itaocara, cc. Izaltina Maria, pais de:

     11- 1. Idevalter Dias da Silva, n. 1923, Aperibé, RJ, então município de Santo Antonio de Pádua, cc. Dilene Oliveira, f. de Durval Ribeiro de Oliveira e Dorvalina Pereira Gonçalves, np. de Saturnino Ribeiro de Oliveira e Leonarda Lopes Lima, nm. de Daniel Lucio Pereira e Delminda Gonçalves. (Avós da Sra. Juliana Beckert, que gentilmente enviou esta genealogia).

 

 

Nota nº 1:

Nesta família recebemos grande ajuda do amigo, genealogista, Henrique Bon, de Cantagalo, RJ.

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,      Tiradentes    Batch Number,     Códigos e Bibliografia