GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana

Família DIAS PEREIRA

                                       Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          Nicolau Dias Pereira, n. Itaverava ou Ouro Branco, Minas Gerais, cc. Rosa Maria da Rocha, n. Guarapiranga, MG, já viúva 1805, madrinha de batismo em Cantagalo, RJ, em 1805, 06 e 07, onde foram moradores, com pelo menos:

1.1 Geraldo, b. 1778, Capela de São José, filial da Matriz de Guarapiranga (Padrinhos: José da Rocha Pereira e Francisca Rosa da Rocha). (Pesquisa do amigo, genealogista, Joberto Miranda Rodrigues, de Governador Valadares, MG, gentilmente enviada para o site).

1.2 Ana Dias Pereira, n. MG, talvez a do mesmo nome que tinha terras na Boa Vista, em Nossa Senhora da Conceição do Paquequer, Sumidouro, RJ, em 1856, que já havia apossado há vinte e tantos anos, confrontando com “Bernardo?” Barbosa da Costa, Florinda Maria da Silva e Manuel Furtado de Araújo (Assinou a rogo o seu filho Claudiano Teixeira Dias). A mesma ou outra, e seus herdeiros, tiveram a sesmaria denominada Fazenda do Bom Sucesso, no Carmo, confrontando com João Ferreira da Rocha e João Henriques Monteiro em 1856.
          Cc. Lourenço da Costa Brito, n. Nossa Senhora do Pilar de Pitangui, MG, f. com testamento em 1816, Cantagalo, com 57 anos, morador nas Três Barras do Rio, f. de João de Brito dos Santos, n. Nossa Senhora da Guia do Recôncavo, RJ, já f. 1805 (ou de Joaquim de Barros Coelho, n. Pitangui, b. Nossa Senhora do Pilar. Ou este seria o seu padrasto?), e Maria do Rosário, n. Sabará, MG, já f. 1805, com pelo menos:

2.1 Bernardina, b. 1801, Cantagalo. Padrinhos: Francisco Antônio de Carvalho e Cunha e Maria Clara Teixeira.

2.2 Francisco, b. 1803, Cantagalo. Padrinhos: Francisco Álvares Nogueira e sua mulher Ana Maria da Encarnação. Talvez o mesmo Francisco Dias Pereira, cc. Ana Maria de Jesus, com pelo menos:

3.1 Joaquina, b. 1842, Cantagalo.

 

2.3 José Manuel, b. 1805, Cantagalo (padrinhos: Francisco Alves Filgueiras, por procuração ao capitão Francisco Antônio de Carvalho e Cunha, e Rosa Maria da Rocha), f. com poucos dias.

2.4 Florência (“enjeitada”, em casa de Lourenço da Costa Brito), b. 1805, Cantagalo. Padrinhos: Joaquim de Souza Brandão, soldado granadeiro do 1º Regimento e Maria Joaquina, todos moradores na freguesia.

2.5 José, b. 1807, Cantagalo. Padrinhos: Francisco Álvares Filgueiras e Ana Vieira de Jesus.

2.6 Joaquina Dias Pereira, b. 1808, Cantagalo (padrinhos: padre Tomás de Aquino e Francisca Mariana Rosa Clara de Oliveira, mulher do alferes Manuel Vieira de Souza), onde c. 1825, com Manuel Francisco Pimenta, de Santa Maria, bispado de Luanda, Angola, f. de Manuel Francisco Pimenta, já f. 1825, e Maria Teixeira, com pelo menos:

3.1 Maria, b. 1839, Cantagalo.

3.2 Antônia, b. 1842, Cantagalo.

 

2.7 João Dias Pereira, b. 1810, Cantagalo (padrinhos: João Machado Botelho e seu filho Manuel Inácio, com procuração de sua mãe), provavelmente o do mesmo nome que tinha uma posse na Ponte do Paquequer, no Carmo, em 1856, parte por herança e parte por compra, confrontando com a sesmaria de Galdino José Goulart, com José Goulart de Souza e Antônio Joaquim da Mota.
          C. 1841, na Matriz de Cantagalo, com Querubina Laura do Carmo, f. de Antônio Dias da Silva Leitão e Ana Joaquina de Souza.

 

1.3 Felisberto Dias Pereira, cc. Antônia Luciana de São José, n. MG, padrinhos de batismo em Cantagalo em 1810, f. de João de Souza e Ana Josefa, com pelo menos:

2.1 Rita Maria de São José, f. 1820, Cantagalo, com 18 anos, cc. Francisco de Abreu.

2.2 Vicência, f. 1806, Cantagalo.

2.3 José, inocente, b.1807, Cantagalo (padrihos: Vicente Luís Pinheiro e Rosa Maria da Rocha), talvez o mesmo José Dias Pereira, cc. Joana Maria da Glória, com pelo menos:

3.1 Rita, b. 1839, Cantagalo.

 

2.4 João, b. 1810, Cantagalo, talvez o mesmo João Dias Pereira, cc. Francisco Rosinda de Jesus, com pelo menos:

3.1 Joana, b. 1840, Cantagalo.

3.2 Manuel Dias Pereira (hipótese), cc. Rita Maria Pereira, com pelo menos:

4.1 Leontina, b. 1900, Santa Maria Madalena.

 

3.3 Miguel Dias Pereira (hipótese), cc. Rosalina Inácia da Silva, com pelo menos:

4.1 Virgulina, b. 1901, Santa Maria Madalena.

 

Nota nº 1:

Nesta família tivemos ajuda do amigo, genealogista, Darli Bertazzoni Barbosa, de Londrina, PR.

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,      Tiradentes,     Batch Number,     Códigos e Bibliografia