GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana

Família ESPÍRITO SANTO

                                       Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          Manuel Vieira do Espírito Santo, guarda-mor do Imbé, veio de Chopotó, Guarapiranga, Minas Gerais, foi vereador em 1815 e 16, em Cantagalo, RJ, e, em 21 foi referido como ex-proprietário da Sesmaria Córrego das Pedras, em Nova Friburgo (requerida por Leandro Antônio Lopes). Foi proprietário, também, da Fazenda Nossa Senhora da Conceição do Rio Negro, em Cantagalo. Era f. de Antônio Vieira de Souza e Ana Francisca de Souza e Castro, de Itaverava, MG.
          Em 1812 foi nomeado Guarda-Mór do Rio Imbé e, em 1831, da Vila de Cantagalo. (TC.I.25, 32 e II.111)
          Cc. Francisca Rosa da Câmara, f. 1816, Cantagalo, de parto, com 24 anos, sendo sepultada no cemitério da Fazenda Bom Jardim, f. do sarg. mor Manuel Dias Ladeira, de Prados, MG, e Maria Inês da Câmara, de Guarapiranga (em Arrudas Câmaras). Com pelo menos: (AP, HB, TC.1.25, 32 e 2.111).

1.1 Maria Vieira da Câmara, b. no oratório da Fazenda Bom Jardim, em 1807 (padrinhos: Francisco Antônio de Carvalho e Cunha e Ana Vieira, substituindo a João Luís Ribeiro e Genoveva Maria Vieira de Souza).
          C. 1ª vez com Francisco Álvares Filgueiras Marra, f. de Francisco Álvares Filgueiras e Policarpa Marra e, 2ª, 1826, com João Vieira de Queirós, n. São José do Chopotó, MG, f. do tenente Manuel de Queirós e Ana Maria da Assunção Vieira de Souza, com geração deste na família Vieira de Queirós (DFB, HB, MP, e ZC.92).

1.2 Fortunato, inocente, b. 1807, no oratório da Fazenda Bom Jardim, exposto em casa de Manuel Vieira do Espírito Santo, seu padrinho, juntamente com Genoveva Maria Vieira de Souza. (HB)

1.3 Floriana Vieira da Câmara, b. 1808, Cantagalo (padrinhos: João Luís Ribeiro e sua mulher Genoveva Maria Vieira de Souza), fazendeira em Cantagalo em 1848 (AL e HB).

1.4 Francisca, b. 1810, Cantagalo. Padrinhos: Manuel Vieira de Souza e Francisca Mariana Rosa Clara, sua mulher (HB). 

1.5 João, b. 1813, Cantagalo (padrinhos: capitão João Batista Rodrigues Franco e Clara Maria de Castro Saraiva, mulher do tenente Jerônimo de Castro e Souza), f. no mesmo ano.

1.6 Francisco, inocente, b. 1814, Cantagalo (padrinhos: tenente Jerônimo de Castro e Souza  e Rita Cândida de Jesus, mulher do alferes Francisco Vieira de Souza), f. aos 2 anos, em 1816, na mesma Cidade.

1.7 Francisca, b. 1816, Cantagalo. Padrinhos: Joaquim José Soares e sua mulher, Francisca de Sales Fidélis de Godói.

1.8 Francisco, b. 1816, Cantagalo, f. aos 4 meses, em cujo parto deve ter falecido a sua mãe (HB e MP). 

1.9 Policarpo, f. 1822, Cantagalo, com 9 meses (a mãe já consta como "D. Paula Alves de Sam (...)", que poderia ser, provavelmente, Paula Álvares de São Pedro, f. de Francisco Álvares Filgueiras e Policarpa Marra  (HB).

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,      Tiradentes    Batch Number,     Códigos e Bibliografia