GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana

Família FAGUNDES DO AMARAL

                      Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          Roque Fagundes de Azevedo, n. Rio, b. 1633, f. de Ambrósio da Costa Fagundes e Branca de Azevedo, c. por volta de 1660, com Maria de Arão, n. por volta de 1640, f. de Antonio de Arão e Paula Lopes, com geração na obra "Primeiras Famílias do Rio de Janeiro", Vol. I, fls. 120, de Carlos G. Rheingantz, entre os quais: (Livro "Encontro com os Ancestrais", de Pedro Wilson Carrano de Albuquerque, fls. 526).
- Obs.: Veja a ascendência da esposa, Maria de Arão, até aproximadamente 1565, época da fundação da cidade do Rio de Janeiro, na citada obra.

1.1 Francisco Fagundes do Amaral, n. por volta de 1673, Rio, f. 1732, Paraíba do Sul, que é considerado o fundador do arraial de "Sebolas" (hoje Inconfidência), pois a primitiva capela foi provavelmente erigida em sua sesmaria, obtida em 1723, e deu nome ao rio que divide o atual município com o de Petrópolis, c. 1712, Suruí, RJ, com Anna Águeda Gomes de Proença (irmã do Sarg. Mor Bernardo Soares de Proença, f. 1735, Suruí, que construiu o atalho para o mar), n. 1690, Suruí, RJ, f. 1740, sendo a primeira pessoa sepultada na Capela de Santana de Sebolas, f. de Félix de Proença de Magalhães e Águeda Gomes de Proença (em Proenças), cuja geração a obra não descreve, tiveram pelo menos: (CR.1.120 e grande ajuda da amiga, genealogista, Cinara Jorge, inclusive quanto à geração do casal, o que muito agradecemos).

2.1 Eugênio Fagundes do Amaral, b. 1717, São Nicolau, Suruí. (Site Family Search).

2.2 Ana Maria da Assumpção (ou Ana Fagundes do Amaral, depois Ana Maria Barbosa de Matos), b. 1719, São Nicolau de Suruí, cc. Leandro Barbosa de Matos, n. São João de Meriti, RJ, f. de Antonio Barbosa de Matos e Mariana de Matos, com: (Site Family Search).

3.1 Ana Mariana Barbosa de Matos, n. Santana do Caminho de Minas, cc. Francisco Gonçalves Teixeira, n. Santana de Seráficos, arcebispado de Braga, Portugal, outro destacado povoador de Sebolas, criaram uma grande roça, que levou o nome de sítio de Sebolas no Caminho de Minas, e foram os troncos das importantes famílias Barbosa, Teixeira e Gonçalves, do município de Paraíba do Sul, e tiveram: (Cinara).

4.1 Cap. José Antônio Barbosa Teixeira, o conhecido "Capitão Tiramorros", nascido na Fazenda Sebolas, fundador da Fazenda Bemposta em 1805, que construiu novos caminhos e pontes entre Sebolas, Paraibuna e o Caminho do Mar de Espanha (com grande colaboração do seu enteado Antonio Barroso Pereira), c. antes de 1805, com Mariana Jacinta de Macedo (viúva do Cap. Antonio Barroso Pereira, n. Salto, Portugal), f. 1833, f. de José Rabelo de Macedo e Maria de Carvalho Duarte. (Site Nobreza Brasileira de A a Z e colaboração do amigo, genealogista, Pedro Vianna Born, do Rio de Janeiro).
- Obs.: 1) O casamento pode ter sido "após 1805", pois o genealogista Sérgio Campante encontrou, no Arquivo Nacional, uma carta de sesmaria requerida por um "Cap. Antonio Barroso Pereira", de fevereiro de 1806.
            2) "Porém, havia nos arredores da fazenda Cantagalo uma fazenda com o nome de Bemposta." ..... "Este Capitão era filho de Ana Maria Barbosa de Matos, que era amiga dos inconfidentes mineiros. Dona Ana Maria chegou a dar abrigo a Tiradentes em Sebolas (com S mesmo), atual Inconfidência, onde foram encontrados os restos de um dos membros do mártir." (Do artigo "Paraíba do Sul e Região", de Cinara Jorge, in Carta Mensal do Colégio Brasileiro de Genealogia, nº 93, de abr/mai de 2009).

4.2 Leandro Barbosa Teixeira de Matos, cc. Ana Maria de Assunção Proença, "f. de Francisco Fagundes do Amaral e Águeda Gomes de Proença?" (se forem os mesmos bisavós dele, acima, deve haver algum engano), com: Francisco Antônio Barbosa, Ana Cândida Barbosa, Mariana Cândida Barbosa, Maria Perpétua do Rosário, Clara Maria Barbosa, Felicidade Perpétua Barbosa e Leandro Barbosa.
- Obs.: Antonio de Castilho, que edificou a Fazenda São João do Penedo, no alto da Serra do Mundo Novo, era genro de Leandro Barbosa. (Pedro Vianna Born, in Vale do Calçado).

4.3 Maria Feliciana Barbosa, cc. o Sarg. Mor Luís Antônio de Lima, mais tarde proprietário da Fazenda Fagundes e da situação Ingá.

4.4 Bernardino Barbosa.

4.5 Paula Barbosa de Matos, cc. Domingos Marques, morador na Fazenda do Governo.

4.6 Salomé ("filha de Francisco Gonçalves Teixeira"), n. São João de Merití, cc. Manuel Luís Pereira, Furriel do Regimento de Artilharia do Rio de Janeiro. ("Capítulos de História de Paraíba do Sul", de Pedro Gomes da Silva, pesquisado por Cinara).

3.2 Antonio Barbosa de Matos, "natural da cidade do Rio de Janeiro", b. 1748, São Nicolau, Suruí, Magé, RJ, "residente em Braz, Brasil", casado, "tinha 33 anos em 1781, e era morador em Sebolas, no Caminho de Minas, freguesia de NS da Piedade de Inhomerim, RJ, que vive das suas lavouras de milho e feijão", um dos companheiros do Mão de Luva, primeiro povoador da Região Serrana do Estado do Rio, que testemunhou no processo do mesmo. (Family Search e Processo do Mão de Luva).

2.3 Aniceto Fagundes do Amaral, b. 1722, São Nicolau, Suruí. (Site Family Search).

2.4 Inácio Viegas de Proença, n. e b. Suruí, f. 1732, Paraíba do Sul, RJ, c. 1740, na Sé, Rio, com Sebastiana Teresa de Mattos, f. de João Batista Ferreira e Maria de Mattos Coutinho. (Livro "Encontro com os Ancestrais", de Pedro Wilson Carrano de Albuquerque, fls. 523 e artigo de Francisco Klors Werneck, gentilmente enviado pelo Sr. Joaquim dos Santos Neto, o que muito agradecemos).

2.5 Francisco Fagundes do Amaral, filho, n. Santo Antonio de Sá, RJ, f. com testamento em 1767, Inhomerim, RJ, cc. Luísa Antonia de Proença (viúva de Antonio de Proença Coutinho Bittencourt - em Azeredos Coutinhos), testamenteira do 2º marido. (Pesquisa gentilmente enviada pelo Sr. Joaquim dos Santos Neto).

 

                                                  O RAMO DA REGIÃO SERRANA

          Francisco Fagundes do Amaral, cc. Ana Joaquina Rosa Maciel, foram padrinhos de batismo em Cantagalo, RJ, em 1806, onde ainda residiam em 1816 (HB).
- Obs.: Achamos que os Fagundes do Amaral encontrados na Região Serrana eram descendentes do ramo acima, de Suruí, pela proximidade, e também por outros casamentos que notamos nas outras famílias, entre pessoas de lá e da Região Serrana.

1.1 João Crisóstomo, “enteado de Francisco Fagundes”, em cuja casa faleceu em 1810.

1.2 Francisco Fagundes do Amaral (hipótese), dono da Fazenda Cachoeira do Pasto, no Ribeirão do Santíssimo, em Santa Maria Madalena, em 1855 (vizinha de Joaquim Manuel Dantas, Francisco de Paula Rubim, dos herdeiros do finado André Pereira Lima e de Francisco Gonçalves Martins), cc. Mafalda Maria de Jesus, com pelo menos (AP e DBB):

2.1 Jerônimo Fagundes do Amaral, b. 1838, Cantagalo, c. 1858, Santa Maria Madalena, com Belmira Maria de Jesus Ferreira Lima, f. de José Ferreira Lima e Jesuína Maria de Jesus. Testemunhas: Antônio Faria Leite e Luís Coimbra (DBB e Sar).

2.2 Constância Maria de Jesus Fagundes do Amaral, b. 1840, Cantagalo, c. 1857, em casa do seu pai, em Santa Maria Madalena, com João de Azevedo da Silveira, f. de João de Azevedo da Silveira e Luísa de São João. Testemunhas: Luís de Souza Araújo e Dona Custódia Malta de Resende. Tiveram pelo menos (DBB e Sar):

3.1 Maria, b. 1859, Santa Maria Madalena (DBB).

3.2 Antônio, b. “1892?” (seria 1862?), Santa Maria Madalena.

2.3 Sabino Fagundes do Amaral, que assinou o registro da fazenda a pedido do pai, c. 1858, Santa Maria Madalena, com Arminda Maria da Conceição ou de Jesus Ferreira de Lima, irmã da sua cunhada Belmira, acima. Testemunhas: Domingos da Rocha Fernandes e Antônio Faria Leite. Com pelo menos (AP e Sar):

3.1 Francisco Fagundes do Amaral, n. Santa Maria Madalena, onde foi b. 1859 e onde c. 1884, com Maria Luísa de Castro Amaral, n. Nova Friburgo, f. de Joaquim de Castro e Souza e Eulália Carolina de Castro e Souza. Testemunhas: João Gualberto da Rocha e João Gonçalves de Souza. O casal teve, pelo menos: João, b. 1891, Darcília, b. 1893, Carlos, b. 1897, Joaquina, b. 1901, todos em Trajano de Morais. (DBB e Sar). 

3.2 Laudelina Maria da Conceição, b. 1862, Santa Maria Madalena, onde c. 1884, com Antônio de Almeida Júnior, n. desta cidade, f. de Antônio de Almeida e Ana Maria de Almeida. Testemunhas: Amálio Alves Marinho e José Carlos da Costa (DBB e Sar).

3.3 Emiliano, b. 1863, Santa Maria Madalena (DBB).

3.4 João, b. 1867, Santa Maria Madalena. 

2.4 Carlos Fagundes do Amaral, b. 1846, Trajano de Morais, c. 1860, com 18 anos, Santa Maria Madalena, com Emília Maria da Conceição da Costa Machado Amaral, 21 anos, n. São João de Itaboraí, RJ, f. de José Mariano da Costa Machado e Derlinda Maria da Conceição. Testemunhas: Laureano José Gonçalves e José de Barros Nogueira, com pelo menos (DBB e Sar): 

3.1 Manuel Fagundes do Amaral, n. Itaocara, c. 1886, Santa Maria Madalena, com Maria Francisca de Jesus Teodoro, n. desta cidade, f. de Francisco José Teodoro e Maria Francisca da Conceição. Testemunhas: João Gonçalves de Souza e Antônio Ferreira Lima (DBB e Sar).

2.5 Francisco Fagundes do Amaral Júnior, n. Santa Maria Madalena, b. 1846, Trajano de Morais, no mesmo dia em que o irmão Carlos, acima, c. 1864, Itaocara, com Cândida Maria de Azeredo, n. desta cidade, f. de Antônio Pereira de Azeredo e Maria Rodrigues da Conceição, com pelo menos: Testemunhas: Luís Tani e José de Souza Guerra (DBB, HB e Ig).

3.1 Antônio Fagundes do Amaral, n. por volta de 1893, RJ, lavrador, c. 1914, Três Irmãos, RJ, com Olinda Alves da Silva, n. cerca de 1897, RJ, f. de (...) e Maria Francisca da Silva (Ig). 

2.6 Maria, b. 1855, Santa Maria Madalena (DBB). 

1.3 Luís Fagundes do Amaral (hipótese), n. 1834, RJ, f. 1900, em domicílio próprio, em São José do Ribeirão, RJ, onde foi lavrador, c. 1850, Cantagalo, com Antônia Luísa Rosa do Espírito Santo Barbosa ou de Jesus do Amaral, brasileiros, com pelo menos (Ig):

2.1 Amélia Luísa Rosa Fagundes do Amaral Dias ou do Espírito Santo, n. São José do Ribeirão, onde cc. Francisco Correia Dias, lavrador, n. da mesma localidade, f. de Joaquim Correia Dias, já f. 1903, “no Rio Negro, Cantagalo”, e Maria Josefina de Jesus, já f. 1889, Duas Barras, com pelo menos 11 filhos, todos naturais de São José do Ribeirão: Maria, n. 1889, no Ribeirão do Capitão, Clarinda, n. 1891, Manuel Correia Dias, n. 1895, f. 1896, Guilhermina, n. 1896, João, n. 1897, Teófilo, n. 1899, Manuel, n. 1901, Francisco, f. 1904, com um ano, Rosalina, n. 1903, Júlia, n. 1904, Francisco (outro), n. 1906. (DBB e Ig).

2.2 Aurélia Luísa do Espírito Santo, c. São José do Ribeirão, com "seu cunhado?", José Correia Dias, lavrador, brasileiro, f. de José Correia Dias e Maria Josefina de Jesus, com pelo menos (Ig):
- Obs.: Este "José" Correia Dias (pai) e o "Joaquim" Correia Dias, do item 2.1 são, quase certamente, a mesma pessoa (vide família Correia Dias).

3.1 Antônio, n. 1890, São José do Ribeirão.

1.4 Ana Bernardina de Jesus Fagundes do Amaral (hipótese), c. 1850, Nossa Senhora das Neves, com João Antônio da Costa (DBB).

1.5 Carolina Maria da Conceição Fagundes do Amaral (hipótese), cc. Manuel Joaquim da Silva (de Oliveira), com pelo menos 9 filhos, todos batizados em Santa Maria Madalena: João, b. 1852, Constância, b. 1857, Manuel, b. 1857, no mesmo dia em que a irmã Constância, Antônio, b. 1859, Francisco, b. 1860, Maria, b. 1863, Minervina, b. 1866, Carolina, b. 1868, Cândida, b. 1872. (DBB).

1.6 João Fagundes do Amaral (hipótese), cc. Antônia Maria de Jesus de Siqueira, com pelo menos: Manuel, b. 1858, Diamantino, b. 1865, ambos em Trajano de Morais, e ainda: (DBB).

2.1 José, b. 1857, Trajano de Morais, provavelmente o mesmo José Fagundes do Amaral que foi testemunha em Santa Maria Madalena em 1897, cc. Virgínia Maria da Conceição do Amaral, com pelo menos: Maria, b. 1896, Santa Maria Madalena (DBB e Sar).  

2.2  Idalina Fagundes do Amaral (hipótese), cc. José Pequeno Teixeira do Couto, com pelo menos: José, b. 1900, Trajano de Morais. (DBB).

1.7 Mariana Rosa de Jesus Fagundes do Amaral (hipótese), cc. João Dutra da Silveira, com pelo menos: Artur, b. 1865, Maria, b. 1866, ambos em Trajano de Morais.

 

Nota nº 2:

Nesta família tivemos grande ajuda do amigo, genealogista, Darli Bertazzoni Barbosa, de Londrina, PR, e do trabalho do Sr. Wilson Neves Saraiva, sobre famílias de Santa Maria Madalena, RJ. 

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,      Tiradentes    Batch Number,     Códigos e Bibliografia