GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana

Família GOMES VIEIRA

                                       Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          José Gomes Vieira (f. do cap. José Vieira de Souza, n. São Martinho de Lagares, Portugal, e Maria Gomes da Assunção ou da Anunciação, n. Itaverava, Minas Gerais), c. 1ª vez com Teresa Moreira de Jesus e, 2ª, com Francisca Maria de Jesus, f. do Guarda Mor Antônio Joaquim Torres, n. Santo Antônio de Itaverava, termo de Queluz, MG, f. com testamento em 1811, Cantagalo, RJ, onde era fazendeiro, e Perpétua Rosa da Encarnação, com (DBB, HB, VT.3.179 e ZC.92): 
          Da 1ª mulher, pelo menos:

1.1 José Gomes Vieira de Souza, de São José do Chopotó, bispado de Mariana, cafeicultor em Itaocara em 1854, c. 1833, na Matriz de Cantagalo, com Carolina Leopoldina Cândida Vieira, de Cantagalo, f. de Ana Maria Vieira, com pelo menos (AL, HB e Ig): 

2.1 Francisco Carlos Vieira de Souza, cc. Francisca Paula Vieira de Souza, b. 1856, Trajano de Morais, lavradores em Itaocara, f. de Eleutério Bernardes de Souza e Rosa Maria ou Rosa Teresa de Jesus, com pelo menos (DBB e Ig):

3.1 José Carlos Vieira de Souza, n. RJ, lavrador, c. Itaocara, com Joventina Pereira de Souza, n. RJ, f. de Silvério Pereira da Silva, português, lavrador em Euclidelândia, e Petronilha Clara Pereira, brasileira, com pelo menos (Ig):

4.1 Maria, n. 1894, na Jararaca, Laranjais.

4.2 Carlos Pereira de Souza, n. 1909, Euclidelândia.

 

3.2 Alice, n. 1896, na residência de José Carlos Vieira de Souza, em Laranjais (O cartório esqueceu de registrar o nome da mãe) (Ig).

 

2.2 Antônio Carlos Vieira de Souza (hipótese pelo sobrenome), cc. Maria Eulália Vieira de Souza, já falecidos em 1900, com pelo menos (Ig): 

3.1 José Carlos Vieira de Souza, n. RJ, professor no Carmo e tabelião em Bom Jardim, cc. Augusta ou Arminda Eulália Vieira de Souza, n. do Município de Cantagalo, f. de Emiliano Carlos Vieira de Souza e Cândida Pereira da Veiga Vieira de Souza, n. RJ, com geração adiante (Ig).

 

2.3 Emiliano Carlos Vieira de Souza (hipótese), brasileiro, já f. 1890, dono do Sítio Limoeiros, no São Bartolomeu do Belo Monte, Euclidelândia, em 1855 (vizinho à Situação de Rafael José da Silva, a Joaquim Pires Veloso e ao Sítio Córrego de São Bartolomeu, de João Schmidt), cc. Cândida Pereira da Veiga Vieira de Souza, n. RJ, dona da Fazenda Limoeiros em 1891, residente em Cantagalo em 1900, com pelo menos (AP e Ig ): 

3.1 Francisco Vieira de Souza, n. RJ, lavrador e negociante em Chave do Pires, Euclidelândia, depois em Cordeiro, c. Euclidelândia, com Maria Elisa Veloso Vieira de Souza, n. RJ, f. de Joaquim Pires Veloso, fazendeiro em Euclidelândia, e Cândida Geraldina Pires Veloso, residentes em Cordeiro, com pelo menos (AP e Ig): 

4.1 Estela Elisa Vieira de Souza, n. 1890, Euclidelândia, c. em Cordeiro, com Luís Vieira de Souza e Silva, Funcionário da Justiça no Rio, f. de Militão Moreira da Silva e Amélia Vieira de Souza e Silva (Ig).

4.2 Francisco Vieira de Souza Veloso, n. 1892, Euclidelândia.

4.3 José, n. 1900, Cordeiro, RJ.

 

3.2 Augusta ou Arminda Eulália Vieira de Souza, n. Município de Cantagalo, cc. José Carlos Vieira de Souza, n. RJ, professor no Carmo e tabelião em Bom Jardim, f. Antônio Carlos Vieira de Souza e Maria Eulália Vieira de Souza, com pelo menos (Ig): 

4.1 Olga Eulália Vieira de Souza, n. 1892, na Fazenda Limoeiros, em Laranjais, Itaocara.

4.2 Sílvia do Carmo, n. 1893, Carmo. 

4.3 Cândida, n. 1896, Cordeiro. 

4.4 Rute, n. 1900, Bom Jardim. 

4.5 Miguel Arcanjo Vieira de Souza, n. 1902, Cordeiro. 

4.6 Maria da Purificação, n. 1904, Cordeiro.

 

3.3 Alice Vieira de Souza Siqueira, n. RJ, c. Euclidelândia, com José Francisco Teixeira de Siqueira, brasileiro, f. de Francisco Teixeira de Siqueira Júnior, e Maria Carlota de Siqueira, ambos de Minas Gerais, com pelo menos (Ig): 

4.1 Irene Vieira Santos, n. por volta de 1892, Laranjais.

4.2 José Vieira de Souza Teixeira, n. 1896, Laranjais.

4.3 Alice, n. 1900, Cordeiro.

 

3.4 Laura Vieira de Souza Santos, n. RJ, cc. José Fernandes dos Santos Júnior (2ª esposa? Vide acima), n. RJ, negociante, f. José Fernandes dos Santos, n. Portugal, residente no 2º Distrito,  e Floricena de Jesus Santos, n. RJ, com pelo menos (Ig): 

4.1 Maria, n. 1894, na Fazenda dos Limoeiros, Laranjais.

4.2 Zita, n. 1896, Laranjais. 

4.3 Brás, n. 1900, Bom Jardim.

 

3.5 Amélia Vieira de Souza e Silva, cc. Militão Moreira da Silva, escrivão de paz de Macuco, f. de Domingos José Moreira da Silva e Maria Teresa de Jesus Silva, com pelo menos (Ig): 

4.1 Carlos Vieira de Souza e Silva, n. 1891, Macuco.

4.2 Luís Vieira de Souza e Silva, n. cerca de 1895, funcionário da justiça no Rio, c. em Cordeiro, com sua parenta Estela Elisa Vieira de Souza, n. 1890, Euclidelândia, f. de Francisco Vieira de Souza e Maria Elisa Veloso Vieira de Souza.

 

3.6 Emiliano Vieira de Souza (hipótese), declarante do nascimento de Maria da Purificação, acima, proprietário da Fazenda da Boa Vista, em Macuco (Álbum de Cantagalo e Ig).

 

2.4 Laura Vieira de Souza (hipótese), talvez a do mesmo nome, acima, c. 1858, com José Augusto de Moraes (CBG).

2.5 José Gomes Vieira de Souza (hipótese), cc. Maria Madalena Teixeira de Souza, com pelo menos (Ig): 

3.1  Perciliana Gomes Tavares, cc. Manuel Tavares Ribeiro, n. RJ, lavrador em Bom Jardim, f. de Francisco Tavares Ribeiro e Maria Tavares Ribeiro, com pelo menos: 

4.1 Custódia, n. 1896, Bom Jardim.

 

3.2 Rogério Gomes Vieira de Souza, n. RJ, lavrador em Bom Jardim, c. Itaocara, com Emília Vieira Vidal, n. RJ, f. de José Antônio Vidal e Maria Luísa Vidal, com pelo menos (Ig):  

4.1 Carlos, n. 1896, Bom Jardim.

 

3.3  José Gomes Vieira de Souza (hipótese), cc. Maria Felisbina Vieira de Souza, com pelo menos: (Ig) 

4.1 Carlos Gomes Vieira de Souza, n. 1877, f. 1891, em Banquete, São José do Ribeirão.

 

3.4 Fernando Belisário Vieira (hipótese), cc. Francisca dos Santos Vieira, com pelo menos (TC.1.384): 

4.1 Luís Gomes Vieira, n. 1880, na Fazenda São Joaquim, Macuco, escritor, jornalista de “O Cantagalo” e de “O Terceiro Distrito”, com o pseudônimo Ziul.

          Da 2ª mulher, pelo menos:

   

1.2 José, b. 1815, na Fazenda Bom Jardim, Cantagalo. Padrinhos: Caetano da Silva Freire e sua mulher (HB). 

1.3 Porcina, b. 1816, no oratório da Fazenda Bom Jardim. Padrinhos: os avós maternos.

1.4 Francisca Maria de Jesus, n. Cantagalo, c. 1837, Nova Friburgo, com Matias Correia da Rocha Filho ou Júnior, n. Cantagalo, f. de Matias Correia da Rocha e Ana Maria do Nascimento, com geração na família Correia da Rocha (DBB).

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,      Tiradentes,     Batch Number,     Códigos e Bibliografia