GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana

Família RODRIGUES MILAGRES

 

                                Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          Capitão José Rodrigues Milagres (f. do tenente Felisberto da Costa Pereira e Eufrásia Maria de Jesus ou Eufrásia Rodrigues Milagres, np. de José da Costa Oliveira e Leonor Pereira de Jesus, nm. de Luiz Rodrigues Milagres e Eufrásia Maria de Jesus), cpv. 1774, "Parnaíba?", com Isabel Joana Felizarda, n. Oliveira de Piranga (atual Senhora de Oliveira, MG, f. de Gregório Dias Paes e Joana Xavier de Barros  (vide toda a ascendência destes, até ao início da colonização do Brasil, no Título Raposos Bocarros), tiveram, entre outros: (3.251, JR.145, SL.4.527 e VT.2.40).
- Obs.: Em Velhos Troncos Mineiros consta José Rodrigues "Pereira" Milagres, o que é um provável engano.

1.1 Tomás Rodrigues Milagres, c. 1ª vez, 1811, Itaverava, com Isabel Cândida da Assunção (viúva do Alf. Antonio José Salgado Guimarães) e, 2ª, com Francisca Milagres, com geração de ambas as esposas no livro Velhos Troncos Mineiros, Vol. II, fls. 40, do Cônego R. Trindade.

1.2 Ana Rosa Rodrigues Milagres (filha ou irmã do Cap. José Rodrigues Milagres, acima), cc. José de Souza Lima, provavelmente seu parente, com geração  na família Souza Lima.

1.3 Eufrásia Maria de Jesus, fct. 1819, moradora na Fazenda do Ribeirão da Forquia, Itaverava, MG, cc. Francisco José da Rocha, sem geração. (JR.2.111).

1.4 Cap. Francisco Rodrigues Milagres, npv. 1779, b. na Capela de São Gonçalo de Catas Altas, filial de Itaverava, MG, f. 1849, com 70 anos (inventariante Pedro Ribeiro de Alcântara, seu genro), dono da Fazenda Palmeira, em Catas Altas, MG, onde c. 1810, na mesma capela, com Ana Angélica de Santa Rosa, n. da mesma freguesia (viúva do Cap. Francisco de Paula Rodrigues), f. 1831, com 40 anos, residentes em Catas Altas da Noruega, com 7 filhos, 3 homens e 4 mulheres. "Deste casal descendem os Milagres casados na família Vieira de Carvalho, que vieram de Minas Gerais para o Estado do Rio (região de Cantagalo, Carmo, Itaocara), e para o Espírito Santo", entre os quais (AL, Crist, HB, JR.145, MB.78, MMF.53 e VT.3.361):

2.1 Porcina Angélica de Santa Rosa Rodrigues Milagres (depois Porcina Vieira de Carvalho), n. entre 1811 e 14, Catas Altas da Noruega, já falecida em 1894, em Cantagalo, RJ, cc. o Major José Vieira de Carvalho (da Cunha), n. e b. 1806, Cantagalo (padrinho: João Caetano Álvares), onde foi do 17º Batalhão de Infantaria do Serviço Ativo, Promotor, Capitão da Guarda Nacional em 1848 e Juiz de Paz diversas vezes entre 49 e 74, cafeicultor de 1848 a 59, já f. 1894, no Estado do Espírito Santo, f. do Cap. Francisco Antônio de Carvalho e Cunha, de Santo André, Telões, conselho de Basto, arcebispado de Braga, e Ana Vieira de Jesus, n. Guarapiranga, MG, com geração na família Vieira de Carvalho (AL, Crist, DBB, HB, MB.78, MMF.53 e VT.3.361).

2.2 Ana Angélica de Santa Rosa Rodrigues Milagres, n. Catas Altas da Noruega, f. 1841, Cantagalo, cc. o Cap. Joaquim Vieira de Carvalho e Souza ou Cunha (que enviuvando, c. 2ª em Catas Altas da Noruega, 11 anos depois), b. 1813, Cantagalo, irmão do Major José Vieira de Carvalho (da Cunha), acima, com geração na família Vieira de Carvalho. (Crist e DBB).

2.3 Joaquim Rodrigues Milagres, de Itaverava, MG, já f. 1897, cafeicultor em Euclidelândia e em Cantagalo, onde foi testemunha de casamento, residiu em Monerat, provavelmente, o do mesmo nome que tinha terras em 1855 e 56, vizinhas às posses de Pedro Gomes de Moura, na Freguesia do Santíssimo Sacramento e no Córrego de São Miguel, em Cantagalo, de Maria Pacharra do Nascimento, aos Sítios de Francisco Antônio de Araújo e de Antônio João Rodrigues Pacharra e, ainda, da situação Boa Vista, de Vicente Ferreira Dias. E, também, terras na Cachoeira do Rio Areias, na Freguesia do Santíssimo Sacramento, compradas a Vicente Antônio Ferreira Dias e outros (vizinhas de Vicente Ferreira Dias e Maria Clara do Nascimento (AP).
          C. 1844, Cantagalo, com Maria José Vieira Milagres, já f. 1890, f. de Paulo Vieira de Carvalho e Souza e Rita Angélica da Fonseca, com pelo menos (AL, AP, HB, Ig e VT.3.361):
- Obs.: Foi provavelmente o mesmo que tinha terras em 1855 e 56, vizinhas às posses de Pedro Gomes de Moura, na freguesia do Santíssimo Sacramento e no Córrego de São Miguel, em Cantagalo, às terras de Maria Pacharra do Nascimento, aos Sítios de Francisco Antônio de Araújo e de Antônio João Rodrigues Pacharra e, ainda, da situação Boa Vista, de Vicente Ferreira Dias. E, ainda, terras na Cachoeira do Rio Areias, na Freguesia do Santíssimo Sacramento, compradas a Vicente Antônio Ferreira Dias e outros (vizinhas de Vicente Ferreira Dias e Maria Clara do Nascimento. (AP).

3.1 Rita, b. 1845, Cantagalo (a mãe desta constou como Maria “Teresa” Vieira), talvez a mesma Rita Vieira Milagres, c. 1888, na mesma cidade, com Bernardino de Almeida Lima ou Sena Campos. (DBB).

3.2 Luís, b. 1847, Cantagalo.

3.3 Joaquina Vieira Milagres de Toledo, b. 1848, Cantagalo, c. 1867, na Fazenda Panorama, com Antônio Paulino de Toledo, já falecidos em 1898, f. de Januário de Toledo Piza e Maria Cândida Pereira, com pelo menos: (DBB, Ig e pesquisa da amiga, genealogista, Elizabeth Bruno, de Niterói, RJ, nos livros de Santa Rita do Rio Negro, atual Euclidelândia, Cantagalo, RJ).

4.1 Maria de Toledo Pires, n. RJ, cc. Antônio Ferreira Pires, n. RJ, negociante, f. de José Ferreira Pires e Maria Deolinda da Conceição, com geração na família Ferreira Pires. (Ig).

3.4 Joaquim Rodrigues Milagres Júnior, n. por volta de 1850, Médico Prático, lavrador em Euclidelândia e testemunha de casamento em Cantagalo em 1907, que em 1911 residia no Morro dos Milagres, em São Pedro da Aldeia, RJ, c. 1879, Cantagalo, com Maria Amália Vieira de Carvalho Milagres, que em 1892 foi testemunha de casamento, f. de Emídio Vieira de Carvalho e Maria José de Macedo Carvalho, com pelo menos (CBG, DBB, Ig e informações gentilmente enviadas pelo Sr. Hildegardo Milagres, neto, Engenheiro, o que muito agradecemos).  

4.1 Otávio Rodrigues Milagres, n. 1890, Euclidelândia.

4.2 Aureliano Milagres, n. RJ, lavrador em Cordeiro, RJ, cc. Ida Rodrigues de Mesquita Milagres, brasileira, f. de Antônio Cândido Rodrigues, residente em Cordeiro, e Sofia Mesquita Rodrigues, brasileiros, com pelo menos (Ig):

5.1 Iza, n. 1911, Cordeiro.

4.3 Hildegardo Milagres, Dentista da SUDEPE, em São Pedro da Aldeia, onde casou e teve dois filhos e duas filhas, entre os quais: (Este ramo foi gentilmente enviado pelo Sr. Hildegardo Milagres, neto, acima).

5.1 Izá Milagres, pai do Sr. Hildegardo Milagres, neto.

3.5 Amado Rodrigues Milagres, n. por volta de 1868, Cantagalo, professor, lavrador e comissário da Estrada de Ferro Leopoldina, residente em Itaocara, depois em Cordeiro, RJ, c. 1896, Cordeiro, com Maria do Carmo Rangel Sampaio Milagres, n. Cantagalo, f. de José Muniz Telo Rangel de Sampaio, brasileiro, e Antônia Rita de Sampaio, portuguesa, com pelo menos (DBB e Ig):  

4.1 Lília Milagres, n. 1901, Itaocara (Ig).

4.2 Milton Milagres, n. 1903, Cantagalo.

4.3 Antídia, n. 1904, em terras da Fazenda Cabral, em Cordeiro. 

4.4 Sílvia, n. 1907, Cordeiro.

4.5 Noêmia, n. 1909, Nova Friburgo.

3.6 Antônio Rodrigues Milagres (hipótese), f. no Estado do Espírito Santo, cc.  (sua parenta?) Emília Vieira de Carvalho e Souza, viúva em 1893 e residente no Rio, com pelo menos (Ig):

4.1 Emília Vieira Milagres, de 17 anos, c. 1893, Cantagalo, com Ludogério ou Ludgério Cabral Branco, de 22 anos, lavrador, f. de João Cabral Branco, português, e Ana Maria de Jesus, brasileira.

2.4 Maria Angélica Milagres ou de Santa Rosa, f. solteira, com 30 ou 35 anos, em Catas Altas da Noruega, em 1851, sendo inventariante o seu irmão, o Alf. Francisco Rodrigues Milagues. (Crist).

2.5 José Rodrigues Milagres, dono da situação Paracatu, no Córrego dos Tanques, em Euclidelândia (vizinha das terras que José Joaquim Gomes de Almeida herdou do pai, da situação de João Teixeira de Carvalho e Souza, das sesmarias da Água Quente e do Córrego dos Tanques, esta da viúva Rosa Vieira de Jesus, em 1855) e subdelegado em Euclidelândia de 1854 a 70, já c. em 1849, com Maria Vieira de Jesus, f. do Cap. José Teixeira de Carvalho e Rosa Vieira de Jesus (em Teixeira de Carvalho). (AL, AP, Crist. e DBB).

2.6 Joaquina Angélica de Santa Rosa, depois Vieira, c. 1ª vez com Pedro Ribeiro de Alcântara, residente em Catas Altas da Noruega, enviuvando, após 1850, c. 2ª vez, depois de 1852, com o também viúvo, Paulo Vieira de Carvalho (irmão dos seus cunhados, José e Joaquim Vieira de Carvalho), e residiam em Cantagalo, com pelo menos:
              Do 1º marido teve:

3.1 Custódia Angélica Milagres Alcântara, n. Catas Altas da Noruega, MG, c. 1862, Cantagalo, com Antônio Vieira de Carvalho, lavrador, f. do Major José Vieira de Carvalho (da Cunha) e Porcina Angélica de Santa Rosa, acima, com geração na família Vieira de Carvalho (AL, CBG, Crist, DBB, TC.2.131 e VT.3.361).

3.2 Maria, n. Catas Altas da Noruega, b. 1844 ou 47, na Matriz de São Gonçalo do Amarante (padrinhos: José Batista de Figueiredo, por procuração que apresentou o Cap. Francisco Rodrigues Milagres, e Maria Angélica Milagres). (Crist).

3.3 Antônio, n. e b. 1849, Catas Altas da Noruega (padrinhos: Antônio Carlos de Figueiredo, representado por Francisco Alves Lobo da Neiva, e Maria Angélica de Santa Rosa Milagres). (Crist).

2.7 Alf. Francisco Rodrigues Milagres, o filho mais novo, n. 1827, Catas Altas da Noruega, onde ainda residia em 1851, era fazendeiro no Carmo em 1859 (vizinho da posse Ribeirão do Quilombo, de Manuel José Ferreira, em 1855 e das terras de Lino Pinto da Rocha, no Amparo, Carmo, em 1856) e, em Cantagalo em 1874, c. 1852, Cantagalo, com sua sobrinha Francisca Vieira de Carvalho Milagres, f. do Major José Vieira de Carvalho e Porcina Angélica de Santa Rosa, acima. (AL, AP, CBG, Crist e VT.3.361).
Obs.: Um deste nome foi parte em processo judicial em Cantagalo em 1876 (MJ).

 

Nota nº 1:

Nesta família recebemos grande ajuda dos amigos, genealogistas, Darli Bertazzoni Barbosa e Cristiano João dos Reis Milagres de Paula (www.familiamilagres.com.br)..

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,    Tiradentes    Batch Namber,    Códigos e Bibliografia