GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana

Família SÃO JOSÉ

                                  Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          Manuel de São José, n. Portugal, cuja sesmaria, "com provisão dos Vice-Reis", foi das primeiras, cc. Josefa da Cunha do Espírito Santo, que é a mesma Josefa Maria da Cunha Barbosa, n. Ouro Branco, Minas Gerais, Brasil, com entre outros (AP, HB e TC.2.49):

1.1 Manuel de São José, npv. 1767, no Arraial da Espera, Santo Antônio de Itaverava, MG, com 58 anos em 1825, fazendeiro no termo da Vila de Cantagalo, c. 1ª vez com Maria Angélica da Silva, n. Queluz, MG, f. de João da Silva Ramos e Luzia de Almeida, naturais do bispado de Mariana e, 2ª, com Maria Simpliciana da Silva, de Cantagalo, f. de Manuel da Silva Ramos e Joana Maria da Conceição, com entre outros, da 1ª esposa (AN, AP, BN, Cr, HB e MP):

2.1 Micaela Arcanja de São José, b. 1802, Cantagalo, cc. Eleutério de Macedo Carvalho, um dos primeiros colonizadores da cidade. Tinha uma situação na Sesmaria de São Joaquim (por herança de Manuel de São José), no lugar do Rio Negro, Euclidelândia, de 1848 até 1864, com pelo menos (AL, AP, HB, Ig, e TC.2.49):

3.1 Bruno de Macedo Carvalho, negociante e cafeicultor, em sua situação na Sapucaia, Euclidelândia, de 1874 até 85, c. aí, com Ana de Macedo Carvalho, brasileira, f. de Joaquim ou Jerônimo Alves de Macedo e Maria José de Magalhães Macedo, com pelo menos (AL e Ig):

4.1 Laura de Macedo Medeiros, n. RJ, cc. Honório José Goulart de Medeiros, n. RJ, negociante, f. de Manuel José Goulart de Medeiros, português, e Úrsula Cândida de Almeida Medeiros, com pelo menos (Ig).

5.1 Cícero, n. 1897, Laranjais, RJ.

5.2 Alda de Macedo Medeiros, n. 1900, Laranjais.

4.2 Aníbal de Macedo Carvalho, n. 1889, Euclidelândia. Declarante: Luciano José da Cunha, sobrinho e vizinho do pai de Aníbal (Ig).

4.3 Algemira de Macedo Carvalho, n. 1892, Euclidelândia.

4.4 Gumercindo Rovaltino de Macedo, n. 1894, Euclidelândia.

4.5 Brasília de Macedo Carvalho, n. 1900, Euclidelândia.

2.2 Antônio, b. 1804, Cantagalo. Padrinhos: o vigário e Maria Angélica de São José, mulher de Antônio Luís Pessoa (HB).

2.3 Manuel, n. 1806, b. 1807, Cantagalo. Padrinhos: Manuel da Silva Ramos e Maria Quitéria de São Francisco, solteira.

1.2 Maria Angélica de São José (ou Maria Angélica da Silva), cc. Antônio Luís Pessoa, f. de Antônio Luís Pessoa, n. do bispado do Porto, e Joana Maria da Silva, com pelo menos (HB).

2.1 Antônio, exposto em suas portas, b. 1805, Cantagalo. Padrinhos: Antônio Luís Pessoa e sua mulher, Maria Angélica de São José.

2.2 João, b. 1806, Cantagalo. Padrinhos: João José da Cunha e sua mulher Floriana Alexandrina de Jesus.

2.3 Floriana, b. 1809, Cantagalo. Padrinhos: Pedro Paulo de Azevedo e Constância Umbelina, solteira, f. de Boaventura Ferreira Pires.

1.3 João José da Cunha, n. Arraial da Espera, Santo Antônio de Itaverava, MG, cc. Floriana Alexandrina de Jesus, de Piranga, MG, f. de Boaventura Ferreira Pires e Joana Maria de São Joaquim, naturais de Minas, com entre outros (HB).

2.1 Maria, b. 1807, Cantagalo. Padrinho: reverendo Tomás de Aquino Fernandes Quintão.

2.2 João, b. 1810, Cantagalo. Padrinhos: José Joaquim de Macedo, solteiro, e Constância Umbelina Rosa.

2.3 Francisco, b. 1811, Cantagalo. Padrinho: Francisco José da Costa Neves, de São Fidélis, por procuração (HB).

2.4 Floriana, b. 1811, gêmea de Francisco. Padrinhos: Francisco José da Cunha, solteiro, e Joana Maria de São Joaquim.

2.5 Felicidade Alexandrina de Jesus, b. 1815, Cantagalo. Padrinhos: Francisco Fernandes de S...... e Joana Maria de São Joaquim.

1.4 Francisco José da Cunha, solteiro em 1811, quando foi padrinho de Floriana, filha de João José da Cunha, acima (HB).

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,      Tiradentes,     Batch Number,     Códigos e Bibliografia