GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana

Família SOUZA E CASTRO

                                  Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          Dr. Manuel de Souza e Oliveira, b. 1722, Antônio Dias, Estado de Minas Gerais, Brasil (f. do capitão Domingos Francisco de Oliveira e Inácia de Souza), c. 1763, com Joana Perpétua Felícia de Castro, b. 1739, na Vila do Carmo, MG, f. do capitão Antônio Alves Castro, n. de São Paulo, Lisboa, Portugal, e Joana Batista de Negreiros, n. do Estado da Bahia, Brasil, com entre outros (VT.2.73):

1.1 Ana Lucia de Souza e Castro (ou Ana Luísa de Souza e Castro), c. 1802, com o Cap. Manuel Bernardes Varela da Fonseca (viúvo de Pulquéria Jacinta da Fonseca, c.ger. em Moreiras Castilhos), já falecidos em 1846, f. de Remígio Varela da Fonseca, n. São Miguel do Piracicaba, MG, e Maria Clara de França, f. 1766, com pelo menos (HB e VT.2.363):

2.1 Joana Teresa Perpétua de Castro, b. 1803, Sabará, MG, c. 1826, com Felizardo Joaquim da Silva Moraes (VT.2.364).

2.2 Rita de Cássia Cândida de Castro, c. na Capela do Padre Faria, em Antônio Dias, MG, com João Clemente Vieira Souto, n. Candelária, Rio, f. do doutor Lourenço José Vieira Souto, com pelo menos:

3.1 Maria Vieira Souto, n. 1830, Antônio Dias, MG.

2.3 Dr. Bruno Bernardes de Souza e Castro, de Antônio Dias, Ouro Preto, MG, médico, testemunha de casamento em Cantagalo, RJ, em 1842, onde era vereador em 48. Possuia terras em Aparecida, Sapucaia, em 1856.
          C
. 1846, Cantagalo, com Augusta Emília de Miranda Monteiro de Barros, dos Mártires, Lisboa, residente em Cantagalo, f. do doutor Francisco de Paula Monteiro de Barros e Ana Carlota de Miranda Monteiro. Testemunhas do casamento: doutor Miguel Eugênio Monteiro de Barros, José Luís de Souza Breves, doutor Carlos Teixeira da Silva e doutor Luís Francisco da Silva (AL, AP e HB).

2.4 Eleutério Bernardes de Souza (hipótese), fazendeiro em Euclidelândia em 1846 e dono da Fazenda Soledade em Trajano de Morais em 56, nas proximidades do Córrego Santo Antônio das Neves (onde foi vizinho de Maria José Soares Teixeira,  Francisco Figueira da Silva, José Rodrigues Lage, Manuel Teixeira de Souza Júnior e Joaquim Barbosa de Castro).
          Cc. Rosa Maria ou Rosa Teresa de Jesus (Barbosa Pinto), com pelo menos (AL, DBB e Ig):  

3.1 Cristino, b. 1855, Trajano (DBB).

3.2 Francisca Paula Vieira de Souza, b. 1856, Trajano, cc. Francisco Carlos Vieira de Souza, brasileiro, lavrador na Jararaca, Laranjais, RJ, f. de José Gomes Vieira de Souza e Carolina Leopoldina Cândida Vieira, com geração na família Gomes Vieira (DBB e Ig).

2.5 José Bernardes de Souza (hipótese), c. 1867, Cantagalo, com Maria José Rodrigues (DBB). 

2.6 Zeferina Bernardes de Souza (hipótese), já viúva 1898, cc. José Afonso, português, com pelo menos (Ig):

3.1 Domingos Alves Afonso, brasileiro, lavrador, cc. Laura Francisca de Souza, f. de Manuel Ferreira da Silva e Maria do Amparo de Souza, todos brasileiros, com pelo menos:

4.1 Leonina, n. 1898, Laranjais.

2.6 Cosme Bernardes de Souza (hipótese), inventariado em Cantagalo em 1873 (MJ).

2.7 Luís Bernardes de Souza (hipótese), lavrador, já f. 1904, Valão do Barro, Itaocara, c. 1864, Cantagalo, com Firmina Justiniana de Souza, brasileiros, ela em viúva residia em Cantagalo, com pelo menos (DBB e Ig):

3.1 Luísa Linhares de Souza, c. Euclidelândia, com Manuel Machado Linhares, f. de Manuel Machado Linhares e Rosa Linhares dos Santos, com pelo menos (Ig):

4.1 Henrique Machado Linhares, n. 1889, Euclidelândia. 

3.2 Antônio Bernardes de Souza, lavrador, n. Cantagalo, onde cc. Rosa Jacinta da Cunha e Souza, n. Duas Barras, f. de Bernardino Joaquim de Moura, português, lavrador em Cantagalo, e Cândida Maria das Virgens, brasileira, com pelo menos (Ig):  

4.1 Manuel Bernardes de Souza, n. 1900, Cantagalo.

4.2 Luís Bernardes de Souza, n. 1906, em terras da Fazenda Vargem Grande, em Cantagalo.

3.3 Hermógenes Bernardes de Souza, lavrador em Cantagalo, cc. Arminda Furtado de Souza, f. de José Furtado e Maria Barbosa da Silva, todos brasileiros, com pelo menos (Ig):

4.1 Manuel Bernardes de Souza, n. 1904, Cantagalo.

2.8 José Bernardes de Souza (hipótese), cc. Ana Tereza de Jesus, com pelo menos (AP):
- Obs.: Muita dúvida quanto a este ramo, já que suas datas conhecidas são muito anteriores às dos demais, poderiam ser também de outra família com o mesmo sobrenome.

3.1 Manuel Bernardes de Souza, que possuia terras na Enseada de Japuíba, Nossa Senhora da Conceição da Ribeira, Angra dos Reis, em 1857, as quais houve da legítima dos seus pais. Teve pelo menos o filho:

4.1 José Bernardes de Souza, que assinou o registro pelo pai e, também havia feito um registro em 1856, declarando possuir terras no Pontal da Enseada de Japuíba, fazendo testada com o mar, por dote de sua mulher, Maria Isabel da Conceição (terras estas vizinhas à própria doadora Rosária Maria da Conceição).

1.2 Manuel Dias de Souza e Castro (hipótese), relacionado no livro "Terra de Cantagalo", como um dos primeiros povoadores da cidade, em 1787 (TC.1.34). 

2.1 Domitila de Souza e Castro (hipótese), cc. Manuel Procópio de Mendonça, com pelo menos (Ig):

3.1 Fidélis Procópio de Mendonça, n. São Fidélis, lavrador, cc. Rosa Maria da Conceição, f. de Francisco Rodrigues da Costa e Laudelina Maria da Glória, com pelo menos:

4.1 Senhorinha, n. 1889, Nova Friburgo.

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,      Tiradentes,     Batch Number,     Códigos e Bibliografia