GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro - Povoadores da Região Serrana

Família TEIXEIRA DE SOUZA

                                  Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

          

 

         Capitão Manuel Teixeira de Sousa, “Sênior” (vide Nota nº 1, no rodapé), vindo provavelmente do Rio para Cantatalo, RJ, onde era capitão-mor das ordenanças, em 1818, e vizinho da Sesmaria Santa Marta, do Barão de Nova Friburgo, da Fazenda São Clemente, de Francisco Clemente Pinto e da Fazenda Santa Maria, de Joaquim Vieira de Souza, em 1855 e 56, em Euclidelândia.
          Foi dono das seguintes propriedades: Fazenda Jacutinga, em Cantagalo, vizinha de Custódia Angélica de Jesus e filhos, no Córrego do Batatal e das terras denominadas Batatal, na Fazenda Jacutinga (a mesma ou outra), de Venâncio Gomes da Cruz; uma sesmaria vizinha à fazenda, nas cabeceiras do Ribeirão das Areias, de Manuel Teixeira de Souza Júnior e, outra propriedade vizinha ao sítio de João Teixeira Leite, na cachoeira do Ribeirão da Taquara, e das terras de Cândido Pinto Marques, no Córrego de Santa Ana, também na Taquara.
          Cc.
Isabel Maria ou Isabel Vitória de Souza, com pelo menos (AL, AP, HB e TC.1.33):

1.1 Tenente Coronel Manuel Teixeira de Souza Júnior, "da Candelária, Rio de Janeiro", comendador, juiz de paz em 1849, major comandante do Esquadrão de Cavalaria da Guarda Nacional, vereador e presidente da Câmara de Cantagalo em diversas legislaturas.
         Além da Fazenda Retiro, em Cantagalo, foi dono de muitas outras em Cantagalo e em Trajano de Morais, como se pode ver pelos registros a seguir, de 1856:
        
Cantagalo: Possuo a Sesmaria Menino de Deus das Lavrinhas (vizinha ao tenente Antônio Machado Botelho, à Sesmaria da Cidade de Cantagalo, à do Gavião, e a que foi de dona Francisca Guerreiro), além de todas as vertentes que voltam da Fazenda da Batalha, dos herdeiros (órfãos) de João Batista Lapér. Mais as plantas da Sesmaria da Guerreiro, que pertencem aos herdeiros de José Joaquim Soares, por herança do seu tio, o tenente Joaquim José Soares e parte por compras que fiz à mulher do mesmo, Dona Francisca Guerreiro e a Firmino Alves de Oliveira, mais ¼, por compra que fiz ao doutor Carlos Teixeira da Silva e sua mulher (que ela herdou do seu tio, o tenente Joaquim José Soares). Mais a fazenda nas cabeceiras do Ribeirão das Areias, parte comprada de João Antunes Batista, em 1836, e parte de João Antônio Freire de Andrade, em 1840 (vizinha de Henrique José Cortes, José Machado de Toledo, ao Sítio Alegre, de José Alves Nepomuceno, ao sítio, no Ribeirão da Taquara, de Francisco Ansermet e, ainda, com a sesmaria do comendador Manuel Teixeira de Souza).
         Trajano de Morais:
Possuo a Sesmaria Passos e mais o terreno da sesmaria de dona Teodora Maria da Conceição, que verte para a mesma sesmaria. Uma posse comprada há muitos anos ao finado Joaquim José Soares, de quem sou herdeiro e inventariante. A Sesmaria Pedra Branca e outra denominada Soledade ou Capoeira e, ainda, uma posse no Rio Macabu, tudo pertencente ao espólio de José Joaquim Soares, de quem sou depositário e inventariante. Estas terras eram vizinhas às de Eleutério Bernardes de Souza, Joaquim José da Silva Freire, Francisco Luís da Silva Freire, Maria Luísa de Lessa, ao padre Antônio João de Lessa e à Fazenda Samambaia, de Felisberto Antônio de Moraes.
         C. 1839, Cantagalo, com Josefa Leopoldina Soares Teixeira, de Paulo Moreira, São Caetano, MG, lavradora em Cantagalo de 1869 a 94, em suas Fazendas das Lavrinhas e Retiro, com seus filhos, já “viúva Teixeira Júnior”, f. do tenente Joaquim José Soares, de Cantagalo. Testemunhas do Casamento: Manuel de Jesus Valdetaro e José Carlos Pereira de Almeida Torres, este provavelmente o Visconde de Macaé (AL, AP, CE.220, HB, Ig, TC.1.221 e 2.133).
         Tiveram pelo menos:

2.1 Cap. Artur Leão Soares Teixeira (vide Nota nº 2), n. 1843 ou 49, Cantagalo, já f. 1920, lavrador em Bom Jardim em 1885, administrador da Fazenda Santana, em Cantagalo, em 1894, delegado em exercício em 1902.
          C. 1873, Cantagalo, com Francisca Spangemberg Soares Teixeira, conhecida como Fany, já f. em 1913, f. do doutor Frederico Spangemberg, alemão, médico e cafeicultor no Carmo, RJ, em 1854, e Júlia Belden Spangemberg, brasileira, que foram lavradores em São Paulo, já falecidos em 1906, em Macaé, RJ, com pelo menos (AL e Ig):

3.1 Joaquim Luís Soares Teixeira, conhecido como Lulu, n. 1876, RJ, negociante em Cantagalo, c. 1903, Macaé ou Cantagalo, com sua prima Ester Spangemberg Barbosa Teixeira, n. RJ, f. de Arlindo José de Souza Barbosa, já f. 1913, e Ema Spangemberg Barbosa, residente em Macaé, brasileiros, com pelo menos (DBB e Ig):

4.1 Ester Teixeira da Silva, n. RJ, cc. Sebastião Teodoro da Silva, n. RJ, lavrador na Barra de São Francisco, Carmo, RJ, f. de Teodoro Antônio da Silva e Elisa Maria da Conceição, com pelo menos (Ig): 

5.1 Ceci, n. Carmo. 

4.2 Fany Spangemberg Teixeira, n. 1913, à Rua de Santana, Cantagalo.

3.2 Oscar Soares Teixeira, n. 1878, RJ, lavrador em Cantagalo em 1901, c. Sumidouro, com Elvira Ferreira Teixeira, n. RJ, f. de Narciso José Ferreira ou Bonfim, português, e Maria José Bonfim, brasileira, já falecidos em 1914, com (Ig): 

4.1 João Batista Soares Teixeira, cc. Omith Freitas Teixeira, com:

5.1 Eni Freitas Teixeira, f. aos 12 anos. 

5.2 João Freitas Teixeira, Militar.

4.2 Oscar Soares Teixeira Júnior, n. 1914, Cantagalo, faleceu solteiro.

4.3 Aroldo Soares Teixeira, cc. Zuleica Coutinho Teixeira, com:

5.1 Celso Soares Teixeira, Comerciante.

5.2 Célia Soares Teixeira, Pedagoga.

5.3 Celi Soares Teixeira.

4.4 Odette Soares Teixeira, depois Odette Teixeira de Figueiredo, n. Cantagalo, cc. Armando Gomes de Figueiredo, gerente dos negócios do seu pai, Manoel de Figueira Henriques (no Brasil, Manoel Gomes de Figueiredo), n. Funchal, Ilha da Madeira, e Luiza de Oliveira Dias, n. Natividade do Carangola, RJ, com geração na família Gomes de Figueiredo, neste site.

4.5 Pedro Soares Teixeira, cc. Irene Zanon Teixeira, falecidos, com:

5.1 Vera Lúcia soares Teixeira.

5.2 Maria Lúcia Soares Teixeira.

5.3 Maria Auxiliadora Soares Teixeira.

5.4 Leila Soares Teixeira.

5.5 Guilherme Oscar Zanon Teixeira.

4.6 José Soares Teixeira, falecido, cc. Inices Augusta da Costa Teixeira, com:

5.1 Marlene da Costa Teixeira.

5.2 Antônio José Soares Teixeira.

4.7 Fábio Soares Teixeira, falecido, cc. Terezinha de Oliveira Teixeira, com:

5.1 Carlos Frederico de Oliveira Teixeira.

5.2 Luiz Otávio de Oliveira Teixeira.

5.3 Rodrigo de Oliveira Teixeira.

5.4 Gustavo de Oliveira Teixeira.

3.3 Joventina Soares Teixeira Pinheiro, conhecida como Zinha, n. por volta de 1881, Cantagalo, onde c. 1897, com Álvaro Ribeiro de Aquino Pinheiro, n. cerca de 1870, na mesma cidade, onde residiam na Fazenda São Sebastião, f. do Barão e da Baronesa de Aquino, com geração na família Pinheiro. Testemunhas do casamento: tenente coronel Honório de Souza Brandão e esposa (Ig).

3.4 Constança Spangemberg Teixeira, conhecida como Tança, n. 1889, em terras da Fazenda de Santana, Cantagalo, foi testemunha de casamento em 1907, juntamente com Artur Leão e Joaquim Luís Soares Teixeira.

3.5 Cecy Spangenberg Teixeira de Moraes, n. 1890, Cantagalo (onde foi testemunha de casamento em 1907, juntamente com Artur Leão e Joaquim Luís Soares Teixeira), cc. Lourival Nunes de Moraes, f. de Antônio Teixeira de Moraes e Joaquina Cândida Teixeira de Moraes, com (EPC e Ig):

4.1 Maria Isabel.

4.2 Louci.

4.3 Ione.

4.4 Ruth.

4.5 Heloísa.

3.6 Judite Teixeira, n. 1894, Cantagalo.

3.7 Artur Leão Soares Teixeira Júnior, n. 1895, lavrador em Cantagalo, c. Santa Maria Madalena, RJ, com Maria Batista Teixeira, fluminenses, f. de Américo Batista da Costa e Idalina Maria Batista, brasileiros, lavradores no Estado do Espírito Santo, com pelo menos (Ig):

4.1 Jardel Soares Teixeira, n. 1917, à Rua Mão de Luva, Cantagalo.

3.8 José Soares Teixeira, n. 1899, Cantagalo (Ig).

2.2 Cap. Joaquim José Soares Teixeira (hipótese), fazendeiro em Trajano de Morais, em 1864 (AL, TC.1.333 e 2.131).

2.3 Constança Angélica Soares Teixeira (hipótese), "descendente do comendador Manuel Teixeira de Souza", n. por volta de 1843, tinha 59 anos em 1901, solteira, fazendeira, foi testemunha de casamento em Cantagalo, na Fazenda das Lavrinhas, “de propriedade de Constança Teixeira e irmãs”, em 1900, juntamente com Ermelinda Soares Teixeira, Presciliana Soares Teixeira, (...) Teixeira, Artur Leão Soares Teixeira e Francisca Spangemberg Teixeira (Álbum de Cantagalo, Ig e MB.148).

2.4 Ermelinda Soares Teixeira (hipótese), testemunha do mesmo casamento citado no item anterior (Ig).

2.5 Presciliana Soares Teixeira (hipótese), também testemunha do mesmo casamento citado.

2.6 Josefa Leopoldina Soares (hipótese), cc. Manuel Joaquim Pereira, com pelo menos (DBB): 

3.1 Ângela, b. 1892, Trajano. 

1.2 João Teixeira de Souza, "da Corte do Rio de Janeiro” (em 1855 era vizinho do sítio de José Teixeira Mendes, no Córrego São João e, este da Fazenda Bom Fim), c. 1843, Cantagalo, com Isabel Maria de Souza, de Cantagalo, f. de Francisco José de Souza e Maria Joaquina de Jesus Souza. Testemunhas do casamento: Manuel Teixeira de Souza Júnior e Francisco Teixeira de Souza (AP e HB).

1.3 Francisco Teixeira de Souza (hipótese), testemunha do casamento de João Teixeira de Souza, anterior. Talvez seja o do mesmo nome, cc. Paula Vieira de Souza, a qual enviuvando, c. 1864, Itaocara, com José Luís Ferreira, agricultor, f. de José Antônio Ferreira e Teresa Francisca dos Santos (AL, HB e MP).

1.4 Evaristo Teixeira de Souza (hipótese), já f. 1891, fazendeiro em Trajano de Morais (nas proximidades de Francisco Rodrigues Franco), cc. Joana Damiana ou Joana Damasceno da Encarnação, residente em Minas Gerais em 1891 e Cordeiro, RJ, em 95, com pelo menos (DBB, Ig e Int):

2.1 Josefino Teixeira de Souza, n. Queluz, MG, lavrador, em Cordeiro, c. Nova Friburgo, RJ, com Rita Rosa da Encarnação Teixeira de Souza, n. 1898, Nova Friburgo, já viúva em 1922, residiu em Cordeiro e em Monerat, f. de Joaquim de Souza e Antônia de Souza ou da Encarnação, portugueses, residentes em Cordeiro, com pelo menos (Ig): 

3.1 Antenor Teixeira de Souza, n. 1891, Cordeiro.

3.2 Amélio Teixeira de Souza, n. 1895, Cordeiro, onde cc. Noêmia Henriques Teixeira de Souza, n. RJ, f. de Henrique de (...) e Maria Amélia Duarte Henriques, brasileiros, residentes em Cordeiro, com geração.

3.3 Américo, gêmeo do seu irmão Amélio, anterior. 

3.4 Ismael, n. 1897, Cordeiro. 

3.5 Juvenal, n. 1900, Cordeiro.

3.6 Homero, n. 1902, Cordeiro.

3.7 Adelina Teixeira de Souza, n. por volta de 1891, c. 1908, com Ivo ou Ivao de Souza, n. cerca de 1885, f. de Marcelino de Souza e Feliciana Maria da Conceição Souza, residentes em Nova Friburgo, com geração (EPC).

2.2 Militina, b. 1844, Trajano de Morais (DBB).

2.3 Bernardino Teixeira de Souza (hipótese), dono de duas fazendas em Euclidelândia, cc. Maria Carolina dos Santos Gomes, depois Teixeira de Souza, com pelo menos (AL, DBB e Ig): 

3.1 Isabel Vitorina Heiser, b. 1867, Trajano de Morais, c. Itaocara, com Guilherme Frederico Heiser, brasileiro, lavrador, f. de Guilherme Heiser e Catarina Heiser, com pelo menos (DBB e Ig):

4.1 Alfredo Heiser, n. 1890, Itaocara (Ig).

3.2 Bernardino Teixeira de Souza (hipótese), que também pode ser o mesmo acima, c. 1858, Trajano de Morais, com Vitória Leocádia Rodrigues (DBB).

2.4 Joaquim Teixeira de Souza (hipótese), cc. Francisca Antônia Caetana Gomes e Souza, com pelo menos (DBB):

3.1 Maria, b. 1858, Trajano de Morais.

2.5 Teofilo Teixeira de Souza (hipótese), cc. Rita Maria da Conceição Souza, já falecidos em 1927, em Santa Maria do Rio Grande, Trajano de Morais, com pelo menos (Ig): 

3.1 João Teixeira de Souza, lavrador na Pena e depois na Fazenda Recreio, em Cordeiro, cc. Maria Isabel de Souza, n. RJ, f. de José Geraldo de Macedo e Osmídia Alves de Macedo, brasileiros, com geração.

2.6 Vitorino Teixeira de Souza (hipótese), cc. (...) Teixeira de Souza, fluminenses, com pelo menos (Ig): 

3.1 Anália Teixeira de Souza, n. por volta de 1871, residente em Cordeiro, RJ, em 1891.

1.5 João Teixeira de Souza "Viana" (hipótese), que também pode ser neto (ou de outra família), em 1855 tinha terras vizinhas a Antônio Joaquim de Araújo e um sítio vizinho a Manuel Joaquim da Silva Freire e a Balbina Maria da Conceição (obtido por troca com Francisco de Sales Ferreira), cc. Isabel Vitorina Teixeira de Souza, f. do capitão Francisco José de Souza e Maria Joaquina de Jesus Souza, com geração na família Silva (AP e Ig).

 

Nota nº 1:

O livro Terra de Cantagalo, Vol. I, fls. 33, diz que Manuel Teixeira de Souza seria "filho de Minas", o que pode ser engano, pois, apesar das coincidências de nomes e sobrenomes, não encontramos qualquer ligação entre esta família e a dos Teixeira de Souza mineiros, originários de Vila Rica, que está na obra Velhos Troncos Mineiros, Vol. II, fls. 346. Além disso, tanto os parentes quanto alguns cargos citados ali foram de Manuel "Vieira" de Souza, e não deste. Achamos mais provável que ele tenha vindo do Rio, já que seus filhos são referidos nos registros dos seus casamentos respectivamente como "da Candelária, Rio de Janeiro" e "da Corte do Rio de Janeiro".

Nota nº 2:

Para este ramo recebemos muitas informações da querida prima Anete Farah, que lhe foram gentilmente passadas pela Sra. Odette Soares Teixeira, acima.

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,      Tiradentes,     Batch Number,     Códigos e Bibliografia