GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado de Minas Gerais

 

                                                   Lênio Luiz Richa, n. Cantagalo, RJ, formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense, aposentado do Banco Central do Brasil, membro do Colégio Brasileiro de Genealogia e da Associação Brasileira dos Pesquisadores de História e Genealogia ([email protected]).

 

                                           TIRADENTES E SEUS CONTEMPORÂNEOS

 

 

                                                       DA FINALIDADE

         A finalidade deste trabalho não é propriamente genealógica e, sim, tentar descobrir, usando também a genealogia, as afinidades ou não, entre os próprios inconfidentes e outras personalidades citadas na história, como amizade, parentesco, compadrio, religião, vizinhança, companheirismo de farda, e assim por diante, para entender melhor o que eventualmente os aproximava ou afastava.
         Observação: Esta pesquisa está incompleta, e esteve parada por muitos anos, tendo sido feita antes da chegada da Internet ao Brasil, estou colocando no site para corrigir e completar, juntamente com os amigos genealogistas. Caso você tenha alguma informação para qualquer das páginas e queira enviar, será muito bem vinda.

 

                                                    AGRADECIMENTOS

- Às bibliotecas da cidade de Brasília e seus funcionários, em especial às seguintes:

  - Biblioteca da UNB - Universidade de Brasília;

  - Biblioteca da Câmara dos Deputados;

  - Biblioteca do Ministério da Justiça; e,

  - Biblioteca do Senado Federal.

- Ao Colégio Brasileiro de Genealogia, do Rio de Janeiro.

- À ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia, de São Paulo.

 

Nota nº 1: O genealogista Mauro Andrade Moura, de Itabira, MG, descendente e pesquisador dos sefaraditas, da Península Ibérica, diz que estudando as ascendências dos Inconfidentes, notou que grande parte dos mesmos seriam descendentes desse povo. Sendo que, segundo ele, provavelmente esse seria um elo de ligação entre os Inconfidentes, pela fraternidade ancestral, bem como ficou constatado que a Maçonaria seria outro elo.

 

Ir para: Índice Geral,     Região Serrana,    Imigração árabe,     Títulos Perdidos,    Batch Numbers,     Bibliografia e códigos