GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio Grande do Sul, Brasil - A Imigração Árabe (Genealogia, Memória e Homenagens)

Família: ABUCHAIM

                              Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          José Elias Abuchaim, (*07.10.1899, Líbano, †12.11.1970, Pelotas/RS) filho de Elias Abuchaim e Ana, veio para o Brasil com sua mulher Adelia Haical, (*02.02.1901, Rio de Janeiro, †25.04.1987 Pelotas/RS), filha de Jacob Haical, (*1870) e Maria Japur (*1881, Líbano, †1914, Líbano).
Jacob Haical, já morava no Brasil quando sua filha Adélia nasceu. Sua mulher Maria, viajou para o Líbano, levando as duas filhas para visitar a avó. Ela adoeceu e morreu, e as filhas ficaram no Líbano, morando com a avó. Adélia casou no Líbano, vindo para o Brasil com o marido José Elias Abuchaim. Na época ela tinha 19 anos e ele 21. A primeira filha do casal nasceu durante a viagem para o Brasil, recebendo do capitão do navio que era grego, o nome de Sofia. Como o casal queria dar à menina o nome da avó, ela passou a chamar-se Sofia Maria, sendo que a família a chamava de Maria.
José e Adélia foram pais de:

1.1 Sofia Maria Abuchaim (Beschi de casada) nasceu em 09.06.1920 e faleceu em 24.10.1964. Maria casou com Itanir Beschi (*31.05.1920, ainda vivo. Itanir é  pecuarista em Pedro Osorio/RS. Maria e Itanir foram pais de:

2.1 Vera Maria Beschi  (*07.05.1945, Pelotas/RS) Vera, professora, formada em  História, (Universidade Federal de Pelotas). Vera casou com João Luiz Borges (*18.11.1939), professor,  formado em  Ciências Contábeis na UFPEL. Com geração.

 

1.2 Jamil Abuchaem nasceu cerca de 1922, em Pelotas/RS. Formado em medicina na Universidade do Rio Grande do Sul, URGS. Jamil casou com Thilda Cheffe Rahal (*19.05.1922).
Jamil e Thilda foram para Buenos Aires, Argentina, para que ele fizesse o curso de Psicanálise. Lá tornou-se um psicanalista de renome, foi professor em duas Universidades e criador de um curso de pós graduação em psicanálise, na Universidade de Belgrano. Nunca mais voltaram. Jamil faleceu em Buenos Aires. Lá, Thilda formou-se em medicina. Ambos psicanalistas. Eles foram pais de:

2.1 Jamil Rahal Abuchaem (*06.08.1949) nasceu em Pelotas/RS. Formado em Medicina em Buenos Aires, Argentina. É psicanalista. Jamil casou em Buenos Aires, com Estela Noemí Ruiz (*08.08.1953). Com geração.

2.2 José Júlio Rahal Abuchaem nasceu em Pelotas/RS em 31.10.1951.
Formado em Medicina em Buenos Aires, Argentina. É psicanalista. José casou em Buenos Aires com María Mabel Levi (*11.03.1953) natural de Buenos Aires, psicóloga. Com geração.

 

1.3 Pedro Abuchaim – faleceu criança.

 

1.4 Darci Abuchaim, natural de Pelotas, formado em medicina na Universidade do Rio Grande do Sul, URGS. Psiquiatra e psicanalista. Darci casou com Doris Moogem. Ele faleceu em Pelotas
Foram pais de:

2.1 Cláudio Moogem Abuchaim. Cláudio formado em Medicina na Fundação de Ciências Médicas de Porto Alegre em 1982. Cláudio casou com Ana Luiza Galvão. Com geração.

 

1.5 Nilza Abuchaim, natural de Pelotas, terapeuta ocupacional. Nilza casou com Erico Paulo Siegmar Weidle, (natural de Novo Hamburgo/RS) arquiteto, formado na Universidade do Rio Grande do Sul, URGS. Casaram em Pelotas/RS. Eles foram pais de:

2.1 Carlos Abuchaim Weidle, natural de Brasília, arquiteto, formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, em 2001. Casado em Brasilia. Sem geração.

 

1.6 Alberto Abuchaim, formado em medicina na ...Alberto casou em Porto Alegre/RS com Maria Helena Kremer. Eles foram pais de:

2.1 Marta Kremer Abuchaim, natural de Porto Alegre, formada em Informática em Porto Alegre e graduanda em Medicina, no Paraná. Marta casou em Porto Alegre com.... Com geração.

 

1.7 Antonio Abuchaim, natural de Pelotas, formado em medicina na Universidade do Rio Grande do Sul, URGS. Psiquiatra. Antonio casou, em Porto Alegre, com Suzana Oliveira. Eles foram pais de:

2.1 Renato Oliveira Abuchaim, natural de Pelotas, advogado e psicólogo. Casado, com um filho.

2.2 Cristina Oliveira Abuchaim, psicóloga, casada em Porto Alegre, com geração.

2.3 Beatriz Oliveira Abuchaim, psicóloga. Beatriz Abuchaim nasceu em Porto Alegre. É psicóloga, especialista em psicologia nos processos educacionais e mestre em educação (todos os cursos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

 

1.8 Irene Abuchaim, natural de Pelotas, formado em Medicina na solteira.

 

1.9. Doris Maria Abuchaim, natural de Pelotas, formado em Medicina Veterinária na Universidade do Rio Grande do Sul, URGS. solteira.

 

1.10 Sergio Roberto Abuchaim (*12.09.1943, Pelotas/RS, †19.03.1990, Pelotas/RS), formado em  Medicina pela Universidade do Rio Grande do Sul, URGS em 1969, especializou-se em psiquiatria. Sergio casou em 10.04.1971 com Vera Tavares Rheingantz (*02.06.1945, Pelotas/RS), filha de Oscar Luis Osorio Rheingantz e Maria Helena Costa Tavares. Sergio mudou-se para Buenos Aires, Argentina, para fazer especialização em Psicanálise, na Associação Psicanalítica Argentina. Lá foi professor do curso de Psicologia da Universidade de Belgrano e da Universidade Del Salvados. Retornou a Pelotas em dezembro de 1979, onde foi professor da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Católica de Pelotas.

 

Nota nº 1:

Fonte: Todas as informações sobre esta família foram gentilmente enviadas pela Sra. Vera Rheingantz Abuchaim, de Pelotas, RS.

 

Ir para: Página Principal,   Índice Geral,   Região Serrana,   Títulos Perdidos,   Tiradentes,   Batch Number,