GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro, Brasil - A Imigração Árabe (Genealogia, Memória e Homenagens)

Assuntos correlatos: Listagem do Consulado Libanês

 

                              Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          O Colégio Brasileiro de Genealogia divulgou o link, abaixo, do importante documento, on-line, do Consulado do Líbano no Rio de Janeiro, no qual se poderá ver a cidede e a data de nascimento dos nossos avós ou bisavós, caso eles tenham confirmado a nacionalidade libanesa, na época:


 

logo1 menor
Colégio Brasileiro de Genealogia
 
 
 
Por indicação da associada Cinara Jorge, integrante da equipe diretora CBG, levamos ao conhecimento dos confrades publicação existente na página do Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro. No link ao fim da mensagem consular encontra-se uma consistente listagem daqueles que, nascidos naquelas terras e residentes no Brasil entre os anos de 1923 e 1937, optaram pela nacionalidade libanesa. Dela se podem extrair dados genealógicos de interesse a quem tem familiares nessa situação.
 
==================================
 
Recuperação da Nacionalidade Libanesa dos antepassados 
 
استعادة الجنسية اللبنانية من خلال اجدادنا
 
 
 
Em conformidade com os artigos 34 e 36 do tratado de Lausanne, assinado em 23 de Julho de 1923 e do acordo Franco-turco, consubstanciado pelas correspondências de 29 de maio de 1937, um bom de número de nossos antepassados - que estavam residindo no Brasil naquele período - optaram pela nacionalidade libanesa, assinando e oficializando essa opção através de uma declaração junto às autoridades oficiais competentes da época. A maioria dessas declarações foi deferida e promulgada no Registro Civil no Líbano.
 
O Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro coloca à disposição dos libaneses e de seus descendentes no Brasil os nomes e dados que posssui daqueles que optaram pela nacionalidade libanesa, a fim de registrarem seus filhos e netos como libaneses junto às autoridades libanesas competentes, logo após a apresentação dos documentos comprobatórios necessários.
 
Esta Missão Diplomática solicita aos interessados que entrem em contato conosco, para que possamos, juntos, coordenar essa ação, no sentido de acompanhar e realizar os procedimentos necessários desse processo.
 
Para verificar a lista dos nomes dos cidadãos que requereram a nacionalidade libanesa à época, favor clicar no link abaixo:
 
 

 

 

Ir para: Página Principal,   Índice Geral,   Região Serrana,   Títulos Perdidos,   Tiradentes,   Batch Number,