GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro, Brasil - A Imigração Árabe (Genealogia, Memória e Homenagens)

Família MUSSI FARAH

                              Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          Assen Mussi, cc. Hanna Mussi, libaneses, negociantes em Euclidelândia, Cantagalo, com pelo menos:
- Obs.: Ou Farah Miguel e Sada Mussi, conforme registro da neta Isabel Farah de Castro, adiante.

1.1 Barjuth Assen Mussi Farah, n. 1872 (ou 1878), em El-Knaisse, Líbano, cc. Jorge Farah, com geração no livro "O Sobrado", do Doutor João Nicolau Guzzo, fls. 189 e 224, entre os quais:

2.1 Hanna Farah Nacif, D. Ana, n. 1896, Fahamile ou Kafar-Hammal, Monte Líbano, cc. Assad Miguel Nacif, no Brasil, José Miguel, n. 1891, El-Knaisse, Monte Líbano, veio para Cantagalo, RJ, onde abriu a loja “Casa da Barateza” em 1927 e onde f. 1978, f. de Miguel Nacif e Zahere Jorge Richa Nacif (Zehire, no Brasil), n. por volta de 1865, naturais de Monte Líbano, já falecidos em 1927, que não vieram para o Brasil, com geração na família Mkhayel Nassif.
- Obs.: A Sra. Zehire era prima do Padre Abouna Richa, que deixou grande geração em Knaisse, e seu filho José Miguel que estudou na Escola São Marun, em Knaisse, era primo do Sr. Checri Nacif e também de Farid, que deixou geração na mesma cidade, onde a família Farah é muito grande. (informações gentilmente passadas pela Sra. Marie, residente em Amick, Líbano, cujo pai também era primo do Sr. Checri Nacif, à nossa prima Anete Farah Sabb Figueiredo, pela internet).

2.2. Dr. Nagib Jorge Farah, n. 1915, Santa Rita do Rio Negro (atual Euclidelândia), Cantagalo, f. 1969, Rio de Janeiro, onde residia, foi homenageado com o nome de uma rua em Cantagalo e de um Posto de Saúde, no Rio de Janeiro.
      Fez seus estudos em Santa Rita, com a Professora D. Leonor Barros, completando o primário em Cantagalo, com o ilustre Professor Manoel Vieira Baptista que, reconhecendo a sua capacidade intelectual o incentivou, já lhe prevendo um futuro brilhante.
      Seguiu para Niterói, onde cursou o ginasial e o científico no afamado Colégio Brasil. Para garantir seus estudos, reforçava a ajuda financeira dos pais com um pequeno soldo que recebia na Guarda Noturna do Palácio do Catete, no tempo de Presidente Getúlio Vargas.
      Ingressando na Faculdade Fluminense de Medicina, aí se formou em 1944, com grande mérito e distinção.
      Expandindo sua cultura geral, conseguiu, através da filatelia, raridades nacionais e internacionais.
      Exercendo a medicina humanitária qual discípulo de Hipócrates, granjeou a amizade e o respeito dos contemporâneos, que puderam apreciar os seus dotes singulares; jamais colocara obstáculos ou interesses pessoais acima da sua profissão, atendendo a todos com a mesma solicitude e dedicação, por isso, no Rio de Janeiro há o Posto de Saúde Dr. Nagib Jorge Farah, em sua homenagem.
      Embora renomado Pediatra na cidade do Rio de Janeiro, tinha por tradição gozar suas férias anuais em Cantagalo, atendendo grátis e prazerosamente às crianças que em romaria o procuravam em busca de garantido lenitivo para os mais sérios e variados problemas; eis aí a grande prova de amor pelo torrão natal.
      Seus esforços, entretanto, não foram em vão. Em reconhecimento ao seu grande valor profissional e humano, recebeu vários títulos honoríficos, concedidos por entidades científicas e sociais de Niterói e do Rio de Janeiro. Cantagalo também não olvida o proeminente filho que tanto a amava, por decreto-lei, há uma placa no centro da cidade, onde se lê: Rua Dr. Nagib Jorge Farah.
      Casou com a cearense Naiade Circe, esposa dedicada e incomparável companheira de trabalho, que lhe deu dois filhos:

3.1 Jorge, "praticante da arte de Santos Dumont".

3.2 Antonio Carlos.

1.2 Ibrahim Mussi Farah (no Brasil, Miguel Mussi Farah), n. Beirute, comerciante em Euclidelândia, 3º Distrito de Cantagalo, RJ, c. em Beirute, com Saada Abdala Fadul (depois Rosa Abdala Farah), filha de Abdala Said e Maria Saide, com:

2.1 Chafic Farah, n. 1916, Euclidelândia, f. 2003, comerciante em Cantagalo, cc. Olga Abrahim Sabb (depois Olga Abrahim Farah), n. 1924, na Taquara de Baixo, 1º Distrito de Cantagalo, f. de Felippe Abrahão Sabb e Amélia Abrahão Sabb, com geração.

2.2 Linda Farah Fadul, cc. José Mansur Fadul, com entre outros:

3.1 Elis Farah Fadul, o primogênito.

2.3 José.

2.4 Tufic Farah, comerciante em Cantagalo, cc. Eli Lutterback, f. de Sebastião Lutterbach e Liberalina Lutterbach, com geração.

2.5 Alberto Farah.

2.6 Sadi Farah, comerciante em Cantagalo, cc. Marilda Goulart, f. de Leopoldo Goulart e Hilda Goulart, com geração.

2.7 Isabel Farah de Castro, n. 1928, Euclidelândia, Cantagalo, cc. Almyr Siqueira de Castro, f. de Adauto Malta de Castro e Maria Souza Siqueira, com geração na família Correia da Rocha, da Região Serrana do Estado do Rio.

2.8 Rosel Farah Caldas.

1.3 Jorge Mussi Farah.

 

Nota nº 1:

As informações desta página foram gentilmente enviadas pelo prezado tio Geraldo Abrahão Sabb e pelas queridas primas Anete Farah Sabb Figueiredo e Leila Farah Teixeira. Recebemos também informações gentilmente enviadas pela Sra. Elaine Fernandes Soares, do Rio de Janeiro, em cuja família casou a Sra. Isabel Farah de Castro, o que muito agradecemos.

Nota nº 2:

A prima Anete enviou também a biografia e a descendência do Dr. Nagib Jorge Farah, ambas de autoria da sobrinha do biografado, a Sra. Ruth Farah Nacif Lutterback, o que muito agradecemos.

Nota nº 3:

Veja também reportagem na Revista Visão, 5ª edição, fls. 47.

 

Ir para: Página Principal,   Índice Geral,   Região Serrana,   Títulos Perdidos,   Tiradentes,   Batch Number