GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado do Rio de Janeiro, Brasil - A Imigração Árabe (Genealogia, Memória e Homenagens)

Família: ROGÉRIO FARAH

                                Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

          Meu prezado primo, adentrei seu site e espero que ele venha se tornar um brilhante depositário da memória e história de nossos ancestrais.

Por parte de pai tenho os avós imigrados da Síria (cidade Qara); meu avô Miguel Farah Serur não manteve o apelido Serur em sua geração brasileira, mas sim o Farah (este era tão somente o nome de nosso bisavô); assim eu não tenho vínculo com a grande maioria dos Farah's encontrados no Brasil inteiro (inclusive Cantagalo). Quanto aos Serur, não me motivei ainda a estuda-los.

Por parte de mãe tenho avó brasileira (familia Dinamarco, objeto de minhas pesquisas) e avô sírio da cidade de Iabrud (família Arbex, objeto de minhas pesquisas).

Pesquisas no Arquivo Nacional e correlatos tem me permitido levantar a infinidade de ARBEX's que vieram para o Brasil.... meus estudos da língua árabe na UFRJ e na Sociedade Muçulmana, além dos estudos do Islam, abriram muito muito meus horizontes para o entendimento de quem eram nossos ancestrais.

Acho que há muito a apoiar seu projeto que estou atrapalhado por onde começar....há meu trabalho do Congressso de Genealogia do CBG,  reportagem em NOSSA HISTORIA, GLOBO.COM.... bibliografia .... os problemas da transliteração dos nomes do árabe para o português.

Veja se consegue acessar este  meu trabalho no youtube  e se achar compativel com seu projeto pode fazer um link com ele  http://br.youtube.com/watch?v=m_uckq-3Mes

Vou levantar alguma bibliografia, e nomes de logradouros com pessoas da familia e use e abuse deste primo

Shukran!   Rogério

 

Nota nº 1:

O e-mail acima foi gentilmente enviado pelo renomado genealogista e conferencista Rogério Farah, gostamos tanto que preferimos transcrever todo o conteúdo, em homenagem ao remetente, e para não perder substância.

 

Ir para: Página Principal,   Índice Geral,   Região Serrana,   Títulos Perdidos,   Tiradentes,