GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado de Minas Gerais, Brasil - A Imigração Árabe (Genealogia, Memória e Homenagens)

Família TANÚS

                              Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

                        FAMÍLIAS TANÚS DO TRIÂNGULO MINEIRO

 

                                             FAMÍLIA I

          Felício Tanús Simão, n. em Daers-Salum, Líbano, c.c. Marta Abrão, natural de Daers-Salum. Emigrou-se para o Brasil por volta de 1918, vindo morar em Prata, MG, e depois, Barretos, SP. Pais de Simão Felício Tanús, Jorge Simão Tanús e outros.

1.1 Simão Felício Tanús nasceu em Daers-Salum, em 13 de abril de 1903, casou-se em sua terra natal com Ruda Abib e depois emigraram para o Brasil, vindos para o Prata. Tiveram 8 filhos, dentre os quais Samir Tanús, 6° filho.

2.1 Samir Tanús, n. em 30 de dezembro de 1930, em Prata, MG, c.c. Maria Luiza Faissól, filha de Napoleão Faissól Tanús e de Zenaide Faissól, Pais de: Marco Túlio Faissól Tanús, Ruda Maria Faissól Tanús e Napoleão Faissól Tanús, falecido aos 5 meses.
Samir mudou-se para Ituiutaba, MG, onde exerceu os cargos públicos de vereador, vice-prefeito, 1959 a 1963 e prefeito, 1967 a 1971, além de empresário rural. Em Minas Gerais foi deputado estadual por três legislaturas, secretário do Trabalho e Ação Social, 1988 a 1990, deputado federal, 1991 a 1995, continuando com empresário rural. Em 16 de outubro de 2009 recebeu o título de Cidadão Honorário, do legislativo municipal, após 38 anos de concessão.

1.2 Jorge Simão Tanús, n. em Daers-Salum, Líbano.
Também vieram para o Prata, MG: Jacó Jorge Tanús, Manuel Tanús, Calixto Jorge Tanús, Antonio Jorge Tanús.

                                             FAMÍLIA II

          Jacó Jorge Tanús, natural do Líbano, c.c. Alcídia Vieira, n. 1886, filha de Francisco de Paula Siqueira e de Marcolina Vieira de Assis, neta paterna de Joaquim Pereira de Albuquerque e de Antonia de Paula Siqueira, neta materna de Francisco Vieira de Assis e de Maria da Luz Camargos.

                                             FAMÍLIA III

           Manuel Tanús, natural do Líbano, c.c. Elvira Vieira, filha de Francisco José Vieira e de Maria Petrolina Vieira, neta paterna de Francisco Vieira de Assis e de Maria da Luz Camargos. Foram pais de 6 filhos.

                                             FAMÍLIA IV

           Calixto Jorge Tanús, n. em 1890 na Síria, filho de Jorge Abrão e de Efigênia Tanús.  Casou-se em 30 de setembro de 1922 no Prata, MG, com Carolina Mendes de Carvalho, nascida em 1902, filha de Severino Mendes de Carvalho, natural de São Francisco das Chagas de Campo Grande, MG, e de Maria Rosa das Neves, natural de Campo Formoso, atual Campo Florido, MG. Carolina era neta paterna de Francisco Mendes de Carvalho e de Carolina Maria de Jesus e neta materna de Manoel José Botelho e de Maria Rosa Neves.

                                             FAMÍLIA V

           Antonio Jorge Tanús nasceu por volta de 1870 em Daers-Salum, Líbano, filho de José Abrão Tanús e de Maria Cristina Tanús. Casou se no Prata, MG, com Emília Alves, nascida por volta de 1875, filha de João Alves do Nascimento e de Ana Teodora de Jesus, neta paterna de Manoel Aves do Nascimento e de Teresa Tomásia de Jesus, ambos naturais de Sacramento, MG e neta materna de João Dias de Sousa e de Feliciana Cândida de Jesus, ambos de Sacramento, MG.

 

Nota nº 1:

Fontes: Povoadores de Sertão do rio da Prata, Benedito A. Miranda Tiradentes Borges, 1996; Jornal Diário do Pontal, Ituiutaba, MG.
Site: Assembléia Legislativa de Minas Gerais
.

Nota nº 2:

Todas as informações desta página foram gentilmente enviadas pelo amigo, genealogista, João Humberto, de Prata, MG.

 

Ir para: Página Principal,   Índice Geral,   Região Serrana,   Títulos Perdidos,   Tiradentes,