GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado de Minas Gerais - Tiradentes e seus contemporâneos

 

                                                                                   Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

                                           CORONEL JOSÉ AIRES GOMES

 

3 - Clara Maria de Mello, n. Irajá, RJ, f. de Manoel Neto Barreto e Clara Soares de Mello.

2 - João Gomes Martins, n. de São Félix de Gondifelos, Arcebispado de Braga, Portugal, morador nas Marias, Sumidouro, MG, f. de Antonio Gomes e Maria Martins, c. 1725, Rio, RJ, com Clara Maria de Mello. Testemunhas: Salvador Viana da Rocha e sua mulher, Antonia do Amaral, Felipe Soares Louzada, Maria do Amaral, mulher do Cap. André de Souza. (VT.1.134 e registro de casamento, gentilmente enviado pelo Sr. Joaquim dos Santos Neto, de Mogi das Cruzes, SP).

               ASCENDENTES DELE

1 - Ten. Cel. José Aires Gomes, inconfidente, n. 1734, em Assunção do Engenho do Mato ou Chapéu D'Uvas, MG, maior fazendeiro de Minas em extensão de terras, f. 1796, Inhambane, Moçambique, "contraparente dos Vidal Barbosa", cc. Maria Inácia de Oliveira, n. Borda do Campo, meia-irmã do inconfidente Francisco Antonio de Oliveira Lopes, com geração em Velhos Troncos Mineiros", do Cônego R. Trindade, Vol. I, fls. 134. (A.2.399, 432, 5.469, TC.202 e "A Inconfidência Mineira", de Márcio Jardim, fls. 163, este pesquisado pela amiga, genealogista, Jussara Fernandes Carvalho, de Varginha, MG).
- Obs.: Os livros "Uma Cidade à Beira do Caminho Novo", de Oswaldo Castelo Branco, e "História Antiga de Santos Dumont", de Luiz Mauro Andrade da Fonseca, dizem que o Cel. José Aires Gomes nasceu em Santos Dumont, MG, pois nasceu no Arraial de João Gomes (nome dado por causa do nome do pai do inconfidente), que era ligado, antigamente, à Freguesia do Engenho do Mato (Chapéu d'Uvas, Comarca de São João Del Rei), mas que, geograficamente, a antiga fazenda é, hoje, um bairro da cidade de Santos Dumont (Bairro João Gomes Velho). (Informação gentilmente enviada pelo Sr. Newton Hermógenes, Embaixador de Turismo da cidade de Santos Dumont, o que muito agradecemos).

                    Entre os filhos do inconfidente destacamos:

              1.1 Maria Antonia de Oliveira, cc. José Rodrigues de Lima, com pelo menos: (Pesquisa do Sr. Joaquim dos Santos Neto, de Mogi das Cruzes, em documentos primários, que mostram haver engano em alguns autores, que confundem as informações da mãe com as da filha).

             2.1 Constança Emydia Duarte Lima (ou Constança Emídia de Lima), c. 1826, na Capela da Borda do Campo, filial de Barbacena, com o Comendador Alf. Feliciano Coelho de Oliveira Duarte Badaró (e não com José Rodrigues de Lima, pai dela, acima), f. do Cap. Mor José Coelho Duarte e Francisca Maria de São José, com entre outros: (Velhos Troncos Mineiros, e pesquisa do Sr. Joaquim dos Santos Neto).

             3.1 Conselheiro José Rodrigues de Lima Duarte, Visconde de Lima Duarte, f. 1896, Médico, Deputado e Senador do Império, em diversas legislaturas, Ministro da Marinha, casado com Carlota Batista, pais de: (VT.1.138 e Site do Senado).

              4.1 Dr. Feliciano Lima Duarte, f. 1919, Médico, Deputado Federal, cc. Hermínia Queiroga, pais de: (VT.1.138).

              5.1 Maria José Lima Duarte, cc. Antonio José Monteiro da Silva Júnior. (VT.1.138).

             1.2 João Aires Gomes, b. 1777, na Capela de NS da Piedade da Cachoeira, filial da Matriz da Borda do Campo (padrinhos: contratador João Rodrigues de Macedo e D. Hipólita Jacinta, solteira). (Pesquisa do Sr. Joaquim dos Santos Neto).

              1.3 Anna Maria Perpétua de Oliveira, c. 1785, na Capela de NS da Piedade da Borda do Campo, filial de Barbacena, com o Cap. Antonio de Miranda Magro, pais de:
- Testemunhas: Ten. Cel. José Ayres Gomes e Cap. Francisco de Macedo Cruz. (Pesquisa gentilmente enviada pelo Sr. Joaquim dos Santos Neto, de Mogi das Cruzes, SP, inclusive quanto à geração do casal).

              2.1 Francisca de Paula de Miranda, n. Vila Rica, f. 1824, Camanducaia, c. 1802, na Capela de NS da Piedade da Cachoeira de Barbacena, com o Cap. Félix José de Noronha Negreiros (que casou 2ª vez com Maria Custódia Nogueira, f. do Cap. Felisberto José Nogueira e Anna Margarida de Barros, c.ger.), n. e figura histórica desta cidade, b. 1777, na Matriz de NS do Pilar de Vila Rica, f. do Cap. Francisco Xavier Monteiro de Noronha e de Maria Clara de Assis de Castro e Negreiros, np. de Francisco Monteiro de Noronha, n. Santa Maria de Alcáçova, bispado de Lisboa, nm. do Cap. Antonio Alves de Castro, n. e b. São Paulo, Lisboa, e Joana Batista de Negreiros, n. e b. Santa Anna do Sacramento, Bahia, tiveram:
- Padrinhos: Pe. Manuel Inácio de Castro e Margarida Luiza Rosa de Castro Negreiros, moradores em Sumidouro, termo de Mariana. Testemunhas: Bento José de Vasconcellos e José Ayres Gomes (filho).

               3.1 Cândido de Miranda Noronha, b. 1812, no Registro da Campanha, termo da Vila de Bragança (padrinhos: Sarg. Mor Fernando Dias Paes Leme Cintra e Ten. Salvador José Francisco da Paixão, ambos por procuração).

               3.2 Antonio de Noronha Miranda, c. 1833, na Matriz de Camanducaia, com Maria Salomé da Silveira, f. de Theodoro José da Silveira e Anna Francisca Martins. (Testemunhas: Ten. Cel. Antonio Felisberto Nogueira e Cap. João Martins de Carvalho).

               3.3 João Evangelista de Noronha, c. 1833, na Matriz de Camanducaia, com Iria Carolina da Silveira, f. de Theodoro José da Silveira e Anna Francisca Martins. (Testemunhas: Ten. Cel. Antonio Felisberto Nogueira e Cap. João Martins de Carvalho).

               3.4 Félix José de Miranda Noronha, n. Barbacena, c. 1838, na Matriz de Camanducaia, com Constância Maria da Silveira, f. 1850, Camanducaia, com 30 anos, f. de Theodoro José da Silveira e Anna Francisca Martins. (Testemunhas: Batista Caetano e Aureliano Furquim).

               3.5. Maria Clara de Miranda Noronha, citada no batismo de Félix José de Nogueira de Noronha, filho do 2º matrimônio do pai.

 

               ASCENDENTES DA ESPOSA

2 - Cap. Manuel Lopes de Oliveira, n. de Couto de Pedroso, Porto, dono da Fazenda da Borda do Campo, em Minas. (A.2.470, VT.1.134 e "A Inconfidência Mineira", de Márcio Jardim, fls. 163).

3 - Ana Maria dos Santos, n. Sé, do Rio, RJ (2ª esposa). (A.2.470 e VT.1.134).

 

Nota nº 1:

Note que a mãe de José Aires Gomes tem o mesmo nome da mãe da esposa do também inconfidente Francisco Antonio de Oliveira Lopes.

 

Ir para: Página principal,    Índice Geral,     Região Serrana,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,    Batch Number,    Bibliografia e códigos