GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado de Minas Gerais - Tiradentes e seus contemporâneos

 

                                                               Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

                                SALVADOR DE CARVALHO DO AMARAL GURGEL

 

3 - Domiciliana de Jesus, de Paratí, companheira do pai, com a qual casou após enviuvar da sua mulher, Maria Eulina Gomes Braga, n. Angra dos Reis, RJ.

2 - Cap. Salvador de Carvalho Cunha Amaral Gurgel, de Paratí, n. 1715, onde f. 1814.

               ASCENDENTES DELE

1 - Salvador de Carvalho do Amaral Gurgel, n. 1762, NS dos Remédios de Parati, RJ, inconfidente, Médico ou cirurgião prático recém chegado em Vila Rica, onde morava na casa do Dr. Antônio José soares de Castro, foi procurado por Tiradentes para dar notícias de seu primo, Frei José Mariano da Conceição Veloso, naturalista. Foi degredado para Moçambique, para onde seguiu com Tomás Antonio Gonzaga e José Aires Gomes, casou em Inhambane, onde f. 1813, deixando pelo menos 5 filhos, entre os quais: Aires Joaquim, Felício Gomes e Luís Gomes.
Chegou em Moçambique em 1792, sendo aproveitado como ajudante do Cirurgião-Mor do Regimento de Infantaria, tendo mudado em novembro de 1793, juntamente com Aires Gomes, para Inhambane, onde foi Vereador de 1794 até 1802, Presidente da Câmara em 1803, Almotacé (fiscal de pesos e medidas) em 1804. Retornou para Moçambique em 1807, sendo nomeado Cirurgião-Mor do Regimento de Infantaria.
Tinha um meio-irmão, também Médico, José Antônio Campos do Amaral Gurgel, radicado em Taubaté, SP.
Em 1810 requereu licença para voltar ao Rio de Janeiro, a qual foi negada. (FG.277, "A Inconfidência Mineira", de Márcio Jardim, fls. 177 a 180, este pesquisado pela amiga, genealogista Jussara Fernandes Carvalho, de Varginha, MG).
- Obs.: Veja a sua ascendência até 1565 (quando chegou Taussaint Grugel ao Rio de Janeiro) e descendência no livro "Na Trilha do Passado (Família Gurgel)", de Aldysio Gurgel do Amaral. (FG.268).

               ASCENDENTES DA ESPOSA

2 - 

3 - 

 

Nota nº 1:

Tiradentes lhe pediu também uma carta de apresentação, que se destinava especialmente ao Tenente Francisco Manoel da Silva Melo, do Rio.

 

Ir para: Página principal,    Índice Geral,     Região Serrana,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,    Batch Number,     Bibliografia e códigos