GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado de Minas Gerais - Tiradentes e seus contemporâneos

 

                                                               Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

                                        JOAQUIM PEDRO CALDAS

 

3 - 

2 - 

               ASCENDENTES DELE

1 - Joaquim Pedro Caldas, escrivão da Ouvidoria Geral da Comarca do Rio das Mortes, residia em São João de El-Rei e em sua casa reuniam-se frequentemente os conspiradores Francisco Antônio de Oliveira Lopes, Padre Toledo, Luís Vaz de Toledo Piza, José Aires Gomes e Luiz Ferreira de Araújo e Azevedo (Ouvidor). Apareceu no Processo pela 1ª vez em 08/08/1789, no depoimento de Francisco Antônio de Oliveira Lopes perante o Desembargador Coelho Torres, que viera do Rio de Janeiro para continuar a Devassa em Minas. Francisco Lopes informou as reuniões em casa de Joaquim Caldas, mas disse que este não estava presente. Iria aparecer novamente em denúncia anônima dirigida ao Visconde de Barbacena em 14/09/1789, desta vez citado como partícipe das reuniões. Esse documento de autoria desconhecida não foi juntado pelo Governador ao processo, pois implicava o envolvimento de dezenas de pessoas da Comarca do Rio das Mortes, que ao Visconde de Barbacena, não interessava ouvir, pelo consequente inchamento daquela Devassa que sempre quis minimizar.
Joaquim Pedro Caldas, temeroso, em julho de 1790, fez uma pequena carta-denúncia, dirigida ao escrivão da Devassa, José Caetano César Manitti, apenas para incriminar o Capitão Antônio Gonçalves de Figueiredo (morador de São João e seu inimigo, como se nota pela denuncia anônima citada), atribuindo a ele expressões desairosas sobre os reinóis, em época posterior á abertura do processo contra os inconfidentes. Por este último documento sabe-se que Caldas partira de São João del Rei em 1790 e mudara-se provavelmente para o Rio de Janeiro. ("A Inconfidência Mineira", de Márcio Jardim, fls. 266, pesquisa da amiga, genealogista, Jussara Fernandes Carvalho, de Varginha, MG).

               ASCENDENTES DA ESPOSA

2 - 

3 - 

 

Ir para: Página principal,    Índice Geral,     Região Serrana,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,     Bibliografia e códigos