GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado de Minas Gerais - Tiradentes e seus contemporâneos

 

                                                               Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

                                              CLÁUDIO MANOEL DA COSTA

 

3 - Thereza Ribeira da Luz ou de Alvarenga, n. Piranga, MG, "filha de paulistas", ou de Guarapiranga, SP, prima de Antonio Furquim, e descendente do "Sevilhano". (DV.2.43 e OJ.72).

2 - João Gonçalves da Costa, n. Areias, Braga, Portugal, dono de grandes lavras de mineração, irmão do Frei Francisco Vieira, que foi professor de Cláudio em Mariana, MG. (OJ.72).

               ASCENDENTES DELE

1 - Cláudio Manoel da Costa, inconfidente, n. 1727, em Vargem ou Várzea de Itacolomi (assim como seus irmãos Antônio, José, João, Ana Felícia, Rosa de Volois e Clara Peregrina de Jesus), ou em 1729, em Ribeirão do Carmo, Mariana, MG, f. na prisão, em 1789, Advogado da Ordem 3ª de Vila Rica desde 1771, estudou em Coimbra de 1749 até 1753. Era primo e correspondente do historiador e genealogista Pedro Taques de Almeida Paes Leme. Não casou, mas vivia em regime de concumbinato com Francisca Arcângela Cardoso ou de Souza, que seria "escrava de terceiros", c.ger. e ascendência completa da mãe no título Fernandes. (A.2.124 e OJ.72).


               ASCENDENTES DA ESPOSA

2 - 

3 - 

 

Nota nº 1:

Nesta página tivemos ajuda da amiga, genealogista, Jussara Fernandes Carvalho, de Varginha, MG.

Ir para: Página principal,    Índice Geral,     Região Serrana,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,    Batch Number,     Bibliografia e códigos