GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado de Minas Gerais - Tiradentes e seus contemporâneos

 

                                                               Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

                                      ALFERES VITORIANO GONÇALVES VELOSO

 

3 - ..., escrava.

2 - 

               ASCENDENTES DELE

1 - Vitoriano Gonçalves Veloso, inconfidente, pardo, casado, n. 1738, São José, f. 1803, Cabaceira Grande, Moçambique, enterrado na Igreja de NS dos Remédios, era alfaiate e Alferes do Regimento de Cavalaria Auxiliar, no distrito de Bichinho ou Gritador, na mesma comarca, comandado pelo Cel. Miguel Ferreira de Carvalho. Foi denunciado por Inácio Correia Pamplona. (A.1.210, Barsa, OJ.126 e livro "A Inconfidência Mineira", de Márcio Jardim, fls. 191 a 200).

               ASCENDENTES DA ESPOSA

2 - 

3 - 

 

Nota nº 1:

Era compadre do inconfidente Francisco Antonio de Oliveira Lopes e de Francisco José de Melo (primo de D. Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, esposa do inconfidente Francisco Antonio), autor do bilhete, para que Vitoriano levasse ao inconfidente Francisco de Paula Freire de Andrade, e a todos os inconfidentes que encontrasse pelo caminho, de que Tiradentes e Joaquim Silvério dos Reis tinham sido presos, e que o levante deveria iniciar-se logo, fosse como fosse, a pedido do mesmo Francisco Antonio. (A.2.187, 194 e 9.436 e livro "A Inconfidência Mineira", de Márcio Jardim, fls. 191 a 200).

Nota nº 2:

Nesta página tivemos ajuda da amiga, genealogista, Jussara Fernandes Carvalho, de Varginha, MG

 

Ir para: Página principal,    Índice Geral,     Região Serrana,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,    Batch Number,     Bibliografia e códigos