GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado de Minas Gerais - Tiradentes e seus contemporâneos

 

                                                               Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

                                        JOSÉ PEREIRA CHAVES

3 - Maria Pereira.

2 - Afonso Pereira.

               ASCENDENTES DELE

1 - José Pereira Chaves, n. 1749, na Freguesia de Santa Maria do Salto, Termo de Monte Alegre, Bragança, Portugal, próspero fazendeiro do Arraial da Laje e negociante de gado e mercadorias entre diversas vilas de Minas e o Rio de Janeiro, sobre o qual não consta ter sido inconfidente, teria desconfiado através de palavras de José de Resende Costa Filho, bem antes da data que este alegou ter sido convidado pelo Padre Toledo para participar da inconfidência, que havia planos para a instauração da Independência do Brasil, quando este lhe disse que não iria mais estudar em Coimbra porque esperava o resultado de uma obra que tinha em mãos.
Perguntando ao sacristão de São João de El-Rei, Joaquim Ferreira dos Santos, o que significavam essas misteriosas palavras, este revelou que sabia, por intermédio do mesmo Resende, sobre o levante em perspectiva. O negociante Chaves correu a contar o caso ao seu comandante de Auxiliares, o Ten. Cel. Inácio Correia Pamplona. ("A Inconfidência Mineira", de Márcio Jardim, fls. 174 a 177, 274 e 275).

               ASCENDENTES DA ESPOSA

2 - 

3 - 

 

Nota nº 1:

Pesquisa da amiga, genealogista, Jussara Fernandes Carvalho, de Varginha, MG..

 

Ir para: Página principal,    Índice Geral,     Região Serrana,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,     Bibliografia e códigos