GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado de Minas Gerais - Tiradentes e seus contemporâneos

 

                                                               Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

                                               JOSÉ PEREIRA RIBEIRO

 

3 - 

2 - Major Jacinto Pereira Ribeiro, comerciante em Congonhas do Campo, MG. ("A Inconfidência Mineira", de Márcio Jardim, fls. 213/214, pesquisado pela amiga, genealogista, Jussara Fernandes de Carvalho, de Varginha, MG, e Internet).

               ASCENDENTES DELE

1 - Dr. José Pereira Ribeiro, n. 1764, Congonhas do Campo, MG, testemunha e também suspeito da inconfidência, que voltou de Lisboa, em 1788, no mesmo navio em que veio o inconfidente Domingos Vidal de Barbosa Lage, trazendo livros de interesse dos inconfidentes, tio do Dr. Diogo Pereira Ribeiro de Vasconcelos, formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1787.
Foi inquirido duas vezes na Devassa, em 8 e 21 de Julho de 1789:

Na 1ª vez, sobre o conteúdo das declarações de Francisco Antônio de Oliveira Lopes, que revelara o encontro de Thomas Jefferson com José Joaquim da Maia e Domingos Vidal de Barbosa Lage; e,

Na 2ª vez, sobre o caso do embuçado.

Em ambas as ocasiões permaneceu mudo, o que, aliado ao fato de Domingos Vidal não o incluir em sua denúncia, valeu-lhe o esquecimento da Devassa, já apertado por ter de livrar seu sobrinho Diogo Pereira Ribeiro, acima, e abafar a repercussão da morte de Cláudio Manoel da Costa. (A.1.242, 2.92 e "A Inconfidência Mineira", de Márcio Jardim, fls. 272, este pesquisado pela amiga, genealogista, Jussara Fernandes de Carvalho, de Varginha, MG).

               ASCENDENTES DA ESPOSA

2 - 

3 - 

 

Ir para: Página principal,    Índice Geral,     Região Serrana,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,     Bibliografia e códigos