GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado de Minas Gerais - Tiradentes e seus contemporâneos

 

                                                               Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

                             

                                       ANTONIO PIRES DA SILVA PONTES LEME

 

3 - Mariana Pires de Oliveira Leite ou Leme.

2 - Cap. Mor José da Silva Pontes de Carvalho, professo da ordem de Cristo, n. Sto. Amaro, Guarda Mor das Minas do Inficionado e Catas Altas, MG. (SL.4.353, 8.118 e VT.86).

               ASCENDENTES DELE

1 - O mais provável é que o "talvez inconfidente" deste nome tenha sido o bacharel Antonio Pires da Silva Pontes Leme, n. Mariana, MG, b. 1749, formado em Matemática em  Coimbra, 1776, Cavaleiro Professo de S. Bento de Aviz, Capitão da Real Armada, encarregado de uma Comissão de fronteira em Mato Grosso em 1786, que falava sobre Minas vir a ser a "cabeça de um grande Reino", e não o seu sobrinho abaixo citado.
Foi denunciado por carta do seu ex-colega de Coimbra, José Lacerda e Almeida, de 24.09.1786, ao Ministro Martinho de Melo e Castro, do Ultramar, que entretanto foi arquivada, não sendo incluída na devassa de 1789, tendo ele vindo a ocupar o cargo de Governador da Capitania do Espírito Santo em 1800, e cujas ascendência e descendência estão no título Raposos Bocarros. ("A Inconfidência Mineira", de Márcio Jardim, fls. 253, pesquisado pela amiga, genealogista, Jussara Fernandes Carvalho, de Varginha, MG e Enciclopédia Barsa.7.130).

               ASCENDENTES DA ESPOSA

2 - 

3 - 

 

Nota nº 1:

Antonio Pires da Silva Pontes (omitido em SL), f. do Cap. Mor Manuel José Pereira ou Pires Porto de Espínola e Maria Catarina da Silva Pontes, que estava em Minas em 1788, sobrinho materno do acima, "talvez fosse um dos inconfidentes". "Era Descendente do Cel. Maximiliano de Oliveira Leite e parente do inconfidente José Álvares Maciel". (DD.102 e DV.243).
- Obs.: Veja toda a sua ascendência no título Raposos Bocarros.

 

Ir para: Página principal,    Índice Geral,     Região Serrana,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,    Batch Number,     Bibliografia e códigos