GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado de Minas Gerais - Tiradentes e seus contemporâneos

 

                                                               Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

                                         PADRE MANUEL RODRIGUES DA COSTA

 

5 - Maria Joaquina de Jesus.

4 - Vicente da Costa Oliveira, inventariado em 1853, em Juiz de Fora, MG, provavelmente proprietário de uma Fazenda Pau Grande (não ficou claro se seriam os avós paternos ou maternos).
- Obs.: São os pentavós do amigo, genealogista, Francisco Barros.

3 - Joana Tereza de Jesus, moradora no Registro Velho, Barbacena. (OJ.112). Esta talvez irmã do inconfidente Cap. João Dias da Mota.

2 - Ten. Cel. Manuel Rodrigues da Costa, provavelmente o mesmo Cel. Manuel Rodrigues da Costa, comandante do destacamento de Prados, MG, que em 1784 foi incumbido de medir as terras proíbidas (Zona da Mata mineira e Região Serrana fluminense), juntamente com Tiradentes e com o então Ten. Gal. São Martinho, dos Dragões de Vila Rica, para assentar as famílias mineiras que regressavam dos garimpos, o que resultou na fundação de diversas cidades, entre as quais: Cataguases, MG, e Cantagalo, RJ. (DP.147 e OJ.112). 

               ASCENDENTES DELE

1 - Pe. Manuel Rodrigues da Costa, inconfidente, n. 1754, na Conceição de Ibitipoca (atual Lima Duarte), à época capela filial de Carijós, Conselheiro Lafaiete, MG, f. 1844, Barbacena. Foi degredado mas, liberado da prisão em 1802, provavelmente recolheu-se à clausura em Lisboa por 6 anos, tendo voltado para o Brasil em 1808. (A.2.432, OJ.112 e "A Inconfidência Mineira", de Márcio Jardim, fls. 277 a 290, este pesquisado pela amiga, genealogista, Jussara Fernandes Carvalho, de Varginha, MG).

                                                      IRMÃ:

1 - Maria, b. 1755, São Caetano, MG. (JR.6.1).


Nota nº 1:

O seu pai era compadre de João Rodrigues de Macedo.

Nota nº 2:

Mesma família do Barão de Pouso Alegre e do Conselheiro Lafaiete Rodrigues Pereira (Francisco Barros).

 

Ir para: Página principal,    Índice Geral,     Região Serrana,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,    Batch Number,     Bibliografia e códigos