GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado de Minas Gerais - Tiradentes e seus contemporâneos

 

                                                                                       Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

                                      CONTRATADOR JOÃO RODRIGUES DE MACEDO

 

3 - 

2 - 

               ASCENDENTES DELE

1 - João Rodrigues de Macedo, português, de Coimbra, contratador em Vila Rica, MG, irmão terceiro do Carmo, abastado negociante em Minas, para onde foi cerca de 1775, com 30 ou 35 anos, e onde era possuidor de lavras auríferas, cujos negócios se estendiam até à corte do Rio de Janeiro, para o qual trabalhavam, direta ou indiretamente, alguns dos inconfidentes, pediu aos seus contatos no Rio para ajudar ao "amigo Xavier" e outros condenados. Alguns autores acham que pode ter sido um dos incentivadores da inconfidência, porque poderia ser grandemente beneficiado com as pretendidas reduções de impostos, já que acabou se tornando um grande devedor da Real Fazenda.
Homem muito generoso, era muito conceituado e benquisto em Vila Rica, entretanto não se conhece o seu estado civil, já que há autores que o dizem solteiro e outros que casou 2 vezes.
Irmão de Bento Rodrigues de Macedo, negociante em Coimbra e primo de Domingos José Gomes, comerciante no Rio, onde tinha negócios com Antônio Ribeiro de Avelar e Antônio Gonçalves Ledo (este pai de Joaquim Gonçalves Ledo, Maçon e republicano, que foi um dos próceres da Independência em 1822, exilado por Pedro I). ("A Inconfidência Mineira", de Márcio Jardim, fls. 165 e 166, e outros autores).

               ASCENDENTES DA ESPOSA

2 - 

3 - 

 

Nota nº 1:

Algumas ligações: era compadre do pai do inconfidente Pe. Manuel Rodrigues da Costa; o inconfidente Vicente Vieira da Mota era seu guarda-livros; o Ten. Antônio Ribeiro de Avelar, testemunha, que deu depoimento a favor de Tiradentes, era seu representante no Rio; José Álvares Maciel, Cap. Mor de Vila Rica, pai do inconfidente do mesmo nome, foi seu conselheiro e José Aires Gomes foi seu compadre e fiador.

Nota nº 1:

Nesta página tivemos ajuda da amiga, genealogista, Jussara Fernandes Carvalho, de Varginha, MG.

 

Ir para: Página principal,    Índice Geral,     Região Serrana,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos,    Batch Number,     Bibliografia e códigos