GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado de Minas Gerais - Tiradentes e seus contemporâneos

 

                                                               Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

                                   ALFERES JOSÉ JOAQUIM DA SILVA XAVIER

 

3 - Antonia da Encarnação Xavier.

2 - Domingos da Silva Santos.

               ASCENDENTES DELE

1 - Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Alferes do Regimento de Dragões de Vila Rica, b. 1746, SJ de El-Rei, MG, herói maior e mártir da Inconfidência Mineira, tendo como padrinho Sebastião Ferreira Leitão, teve relacionamentos, em Vila Rica, com Antonia Maria do Espírito Santo, f. de Antonio da Silva Paes e Maria Josefa e, depois, com Eugênia Francisca ou Eugênia Joaquina da Silva, que viveu 121 anos (talvez irmã, por parte de mãe, de Antonia Maria), f. de Manoel da Silva e Maria Josefa da Silva. (Maç.104/113, SG.112, TC.183 e VB.115).
- Obs.: Veja toda a sua ascendência e provável descendência no título Oliveiras Leitões.

 

Nota nº 1:

Informa o prezado Valdivino Pereira Ferreira, autor do livro "Genealogia Norte Mineira", que Tiradentes não foi noivo de Ana Clara Freire, f. do Sarg. Mor Plácido da Silva e Oliveira Rolim (irmão do Padre Rolim), a qual era, na verdade, noiva do Cap. José Teodoro de Sá, dono da Fazenda Pé do Morro, em Rio Pardo de Minas, com quem casou. Era apenas um modo de justificar o relacionamento do inconfidente com o pai dela, sem comprometer o Sargento Mor.

 

Ir para: Página principal,    Índice Geral,     Região Serrana,    Imigração árabe,    Títulos Perdidos    Batch Number,     Bibliografia e códigos