GENEALOGIA BRASILEIRA
Estado de São Paulo - Os Títulos Perdidos

 

                                              Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)

 

 

                                                      A D E N D A

 

                                                       ANHAYAS 

     - Paulo de Anaia, n. Porto, provavelmente, filho ou neto do cavalheiro castelhanho, N.... de Anaia, pai de Pedro de Anaia, n. do Porto, que embarcou para as Índias com o seu filho Francisco de Anaia, fundou a fortaleza de Çofala e a defendeu com 30 homens contra o Rei Yçufut, praticando atos de grande heroismo, c. SP, com Maria Coelho, f. de Francisco Vaz Coelho, n. de Portugal, e Isabel de Almeida e Proença, com 6 filhos, n. de SP.
- Obs.: Este é, sem dúvida, o início do Título Anaias, já que a Nobiliarquia manda o Cap. Mor de Itu, João de Anaia de Almeida, filho de Paulo de Anaia, acima, para cá, entretanto, o Título não foi perdido, foi juntado, por algum motivo, ao Título Almeidas Castanhos, do qual descende a esposa Maria Coelho, c.ger. em 1.229 e SL.4.385. (2.208, 3.15 e 271). 

                                                     CASTILHOS 

     - Achamos que era apenas uma forma abreviada de Pedro Taques referir-se aos Moreiras Castilhos. Embora existissem Castilhos em São Paulo, anteriormente aos "Moreiras Castilhos", dos quais estes são provavelmente descendentes, não encontramos evidências de que o autor tenha feito o Título "Castilhos". Note-se que quando se referia ao título Castilhos estava tratando de pessoas que Silva Leme acertadamente colocou entre os Moreiras Castilhos, em SL.5.431 (e que tinham ambos os sobrenomes). (2.242). 

                                               CERQUEIRAS LEMES 

     - O único casal que nos pareceu poder ser o início deste Título seria o mesmo que iniciou o Título Borges Cerqueiras, de SL.3.511. (1.237). 

                                               CERQUEIRAS LIMAS 

     - Não conseguimos confirmação de que Taques tenha feito este Título, embora exista o sobrenome. (1.42 e AS.1.137). 

                                                       GÓES 

     - Taques refere-se aos Araújos Góes, da Bahia, dos quais tratou Frei Jaboatão, c.ger. em IHGB.191.119. (1.42, 2.275 e 3.200/5).
- Obs.: Complementam a genealogia dos Araújos Góes os estudos de Antonio de Araújo de Aragão Bulcão Sobrinho.

                                              MACHADOS TOLEDOS 

     - Não conseguimos evidências de que Pedro Taques tenha feito este Título. Achamos que ele referiu-se, apenas, à familia (da Ilha Terceira, Açores), da qual descendem os Machados Barros, de São Paulo, ou a Título de autor da mesma Ilha. (1.42). 

                                               MORAES DE SOUSA 

     - Encontramos em Silva Leme duas famílias Sousa de Moraes mas, nenhuma Moraes de Sousa, e não conseguimos confirmar se Taques fez este Título. (1.42, SL.7.104, 114 e 203/4).   

                                                    SILVEIRAS

     - Refere-se ao Título Raposos Silveiras. (2.41).

 

Ir para: Página Principal,    Índice Geral,     Região Serrana,    Imigração árabe,     Tiradentes,     Batch Numbers,     Bibliografia e códigos